quinta-feira, abril 22, 2004

Jetir Xenupre Xukuru em Brasilia e Olinda



A violencia dos brancos aos povos indigenas continuam pontualmente ocupando as paginas obscuras da historia do Brasil. Neste seculo XXI, no extremo norte, os corpos dos garimpeiros de diamante reflete a luta desses povos contra invasão da terra indígena, e a miséria da desigualdade social do povo.

Gostei de ver o Espírito Xukuru de Ororubá de Chicão, no Cacique Marcos Xukuru, um amigo distante que entre os dias 19 e 20 apareceu em fotografias dos principais jornais do Rio de Janeiro (JB e O GLOBO) e no Jornal Nacional da TV Globo ao lado do ministro da defesa. Vê-lo, me deu a tranqulidade de que o espirito guerreiro desse povo, se destacando dentre os outros povos. Senti um grande orgulho de ter conhecido esses meus amigos.

A luta pela homologação da terra está se concretizando lentamente, mas é um compromisso do governo Lula. E isso é uma grande vitória dos povos indigenas do Brasil.

O Jetir Xenupre Xukuru de Ororubá ocupou a cadeira do Congresso Nacional e e mostrou ao Brasil que ele não se cala, está plantado no Olho d'agua da Serra de Ororubá.

PS: Ontem, dia 21 de abril às 18h30, nos Jardins do Centro de Cultura Luis Freire (CCLF) houve o lançamento do livro: O MEU POVO CONTA com narrativas dos povos indigenas de Pernambuco e que participei da gestação dessa idéia no Projeto Escola de ìndios.

A programação de ontem, contou com a exibição do vídeo: As Mulheres da Força Encantada do povo Pankararu por Sara Caroline Dailey, O Lançamento do livro O MEU POVO CONTA, A Declamação de poemas por Angelo Bueno, uma atividade de Colhedores de Palavras: Educadoras indigenas e finalizou com um Toré pelas Educadoras indigenas e quilombolas.

Se estivesse em Olinda com certeza estaria participando ativamente dessa atividade coordenada por Silvana Menezes.

Daqui do Rio de Janeiro, fixo meu olhar na foto de Marcos Xukuru e me recordo do povo Xukuru inteiro gritando em coro depois de um Toré:
- VIVA TUPÃ
- VIVA MINHA MÃE TAMAIN
- VIVA O CACIQUE XICÃO
- VIVA O CACIQUE MAQUINHOS
- VIVA!!!!!!

Nenhum comentário: