segunda-feira, fevereiro 09, 2004

Forró in Caxias



Sei que pode parecer loucura, sair do Anil (bem pertinho do mar) e se jogar no ônibus da Vera Cruz (linha 561 Freguesia-Caxias) para chegar na princesinha da baixada: a cidade de Duque de Caxias-RJ num domingo ensolarado, durante uma hora e meia. Vou explicar caros bloggueiros!!!

É que ali em Caxias, corre solto um dos melhores bailes de forró popular do Estado do Rio de Janeiro, NA FEIRA DE CAXIAS.

Bom, a Feira de Caxias, tem uma concentração de tudo, um pouco, e algo mais. Ali é possível comer um bom churrasquinho com aipim, farofa e molho. Ontem, encarei um delicioso e temperado Sarapatéu.

Além disso, tem a principal atividade cultural, a apresentação de uma autêntica banda pé-de-serra, com zabumba, triangulo e sanfona, além do baixo e uma vocalista arretada. O repertório vai de Jackson do Pandeiro e Luiz Gonzaga até as bandas de forró estilizadas do Nordeste como Mastruz com Leite e Mel com Limão. O programa, na praça é gratuito.

Temos prestígio na feira, porque quando o apresentador nos avista, já identifica de prontidão pelo microfone do palco principal, ecoando pelos quatro cantos da praça:
- E o pessoal da SOCABA já está aí!!! - nos deixando com um misto de orgulho e honra, fazemos parte daquele evento cultural fluminense.

O clima é tipicamente nordestino e com a companhia dos meus grandes amigos - Benito e Everaldo - me diverti como nunca, dancei muito forró e acabei ganhando o concurso de melhor dançarino. (e olha que muitos conterrâneos do Nordeste frequentam semanalmente a feira).

Resumindo, esse é um programa que não está no roteiro da cidade, mas que vale a pena, pela sua autenticidade e pelo clima tranquilo. E Duque de Caxias, antes conhecida pelo alto grau de violência, é um lugar tranquilo, para se dançar um bom forró, comer um prato típico e recordar dos cantos e encantos do Nordeste. Recomendo.
Inclusive, capaz de você me encontrar por lá, "visse"??!!!
Postar um comentário