quarta-feira, outubro 13, 2004

Dinâmica da Lingüística

Sim, cheguei a uma conclusão sobre a Dinâmica da Lingüística.

Os pensamentos são como relógios fluidos de Salvador Dali, escorrendo ou transbordando pelo cume instável do celebro, saturado de informações e reflexões.

Particularmente inexistente, até engessarmos em algum meio ou mídia, seja num tosco papel de pão até a requintada interface gélida deste Bolgger.com

"Voilat", as palavras surgem dando significado a dinâmica lingüística - está aqui, neste momento, onde o caríssimo blogueiro iniciou a alguns instantes e que pacientemente me atura até o ponto final deste parágrafo.

Cabe a mim, finalizar este rodeio introdutório e partir para os "finalmentes" (como diria o personagem de Odorico Paraguassu no "O Bem Amado" de Dias Gomes).


Ando impressionado com a iniciativa da TV Cultura - de incentivar a literatura de forma inteligente no programa Contos da Meia Noite

A fórmula é simples:
Um ator interpreta um fragmento de uma obra. Nada de gestos largos ou jogo cênico, apenas closes que vão se sobrepondo ou confundindo, dando velocidade ao texto em questão.

A edição valoriza a obra. A impressão é de um mar de palavras inundando nossos pensamentos, dando a exata noção do dinamismo literário de forma ampla e confesso, despertando meu profundo interesse sobre a obra em questão e pelo texto original.

A qualidade também reside na escolha dos atores que interpretam estas obras, no primeiro que vi foi Matheus Nachtergaele brincando com o timbre de voz, e ontem tive a oportunidade de ver a interpretação de Walmor Chagas para o conto "O Indigente" de Adalgisa Nery do livro: "Contos da angústia'', revela sua sede de justiça social.

Sobre a série
Contos da Meia-Noite faz uma leitura de obras de autores consagrados da literatura nacional. Com exibição de segunda a sexta, a série inédita é uma parceria entre a TV Cultura e a Imprensa Oficial. No total, mais de 100 contos integrarão a série com programas de até 10 minutos.

Parabéns para a TV Cultura - que pela qualidade dos textos e pela excelente realização na valorização da literatura brasileira com as cores de Língua Portuguesa.

Nenhum comentário: