segunda-feira, outubro 27, 2003

Você já foi ao Tokelau?


De cara, meu caro blogueiro, você deverá me perguntar que raio de Tokelau é esse?! Pois vamos a minha explicação geográfica (meio capenga), sobre esse misterioso lugar. Misterioso lugar porque, para encontrar num simples mapa é necessário paciência e perseverança. Tokelau é um complexo insular que fica no hemisfério sul oriental, no continente da Oceania.

Contando com uma área de 10 Km² (isso mesmo, menor que a Barra da Tijuca) tem uma população de 1.600 habitantes (o ultimo jogo do América do Rio, no campeonato brasileiro da Série C, teve mais gente que a população inteira do Tokelau).
É por isso que Tokelau é um território ultramarino da Nova Zelândia (Commonwealth).

Se pudéssemos replicar a posição geográfica do Tokelau para o nosso Brasil, diríamos que Tokelau ficaria exatamente dentro do Estado de Alagoas (um pouco acima da cidade de Maceió). Ou seja, Tokelau é quente pra caramba.

Mas o caso deste post não é falar das dionisíacas praias de Tokelau (até porque nunca vi uma foto de Tokelau para saber se suas praias são realmente dionisíacas), mas sim, quero constatar mais uma história internética. Descobri o Tokelau por acaso. Meu problema era o site da SOCABA.

Resolvi hospedar minha querida criação no espaço cedido pelo meu provedor (A INSIDE) no espaço que tínhamos de direito. http://www.iis.com.br/~mereca . Só o tempo que eu gastava dizendo esse endereço, as pessoas já desistiam de visitar a home page da SOCABA e ainda por cima, em termos de propaganda e marketing, não era nada prático.

Foi quando soube pelo Leonardo do Espírito Santo, que ele tinha resolvido o problema de seu site sobre a cidade de Vitória (www.vitoria.tk) hospedando no Tokelau.
Um “paraíso fiscal da Internet” de hospedagem grátis, que funciona redirecionando um eventual endereço que você tenha.

Corri para o Tokelau sem precisar de passaporte (somente um inglês capenga) e pronto, dois endereços no Tokelau:
www.socaba.tk e www.htreventos.tk (esse segundo tava hospedado no HPG e com o fim da gratuidadade, foi para o espaço)

O sucesso foi tanto que comentei dentro do CEACA e Leandro (responsável pela Escola de Informática Comunitária do Morro do Macaco) e que acabamos criando juntos o www.ceaca.tk para o informativo do EIC.

Dia desses o próprio Leandro me disse:
- Renato, lembra do Tokelau, que você me disse. Pois agora em diante o registro esta custando 9,90 Dólares. Demos a maior sorte de ter registrado antes.

Pois então pensei, é mesmo, a Internet é como futebol, uma caixinha de surpresa, o que você pensa que vai ser gratuito, logo passa a ser um comércio virtual, ou da mesma série, tudo que é de graça não dura para sempre.
E vamos, pra frente....

Nenhum comentário: