segunda-feira, outubro 20, 2003

15 minutos...


Ao longo dos anos 50, principalmente nos Estados Unidos vários pensadores europeus fugidos da guerra criaram um movimento, chamado de neo-dadaísmo, utilizando vários elementos do dadaísmo original, no entanto, pouco a pouco, foi sendo absorvido pelos interesses capitalistas.

Esta tendência acabaria por se transformar na chamada Pop Art, onde a arte buscaria apropriar-se de elementos da sociedade para expressar e explicar o acelerado processo de desenvolvimento industrial e o crescimento da sociedade de consumo.

Andy Warhol foi o pai da arte pop, inundou o mundo nos anos sessenta com suas imagens, alcançando grande celebridade ao transformar uma lata de sopa em obra de arte. Em pouco tempo sobressaiu-se pelo seu peculiar estilo e conceito de arte gráfica. Foi quando decidiu reduzir seu nome a Andy.

Nos anos setenta fez-se célebre com seus quadros que reproduziam imagens cotidianas, sendo os mais famosos os das latas de sopa e as fotomontagens de Marilyn Monroe e Elvis Presley.

Em 1969 fundou a famosa revista "Interview", onde as celebridades da época gostavam de aparecer. Ao próprio Andy deve-se a expressão de que a fama transformou-se em um fenômeno efêmero, "onde cada um poderia aspirar a gozá-la por 15 minutos".

Quero anunciar que tive meus 15 minutos de fama, quando descobri que a Babilônia foi publicada na coluna de Blogs de Luiz Gravatá do Jornal O GLOBO.

Mas ando abusado, em fevereiro do ano passado, o mesmo Gravatá me honrou quando publicou um post que fiz para o BATICUM do meu irmão, sobre a passagem da Mangueira em Recife. Alias, meu irmão me mandou por carta o recorte da coluna de Gravatá.

Para incrementar, o Blog Bola passou alguns dias no Top 10 do Blogger.Com.Br, que pode ser somado com as citações de Joana (essa já está na equipe babilônica) e o Par Elis.

Nesse caso, fazendo a aritmética destes capítulos, saio da história com um saldo positivo de 45 minutos de fama internáutica blogueira no melhor estilo Andy.

Concluo que no primeiro tempo, terminei com chave de ouro. Falta o segundo. Se derrubar.... é penalty.

Nenhum comentário: