quinta-feira, outubro 23, 2003

Som


Se o som viesse da terra, o que surgiria?
Se batesse do coração, como seria?
Se o verso brotasse da alma, como viria?
Côco Calixto, eu responderia!!!


Está simplesmente fantástico, o CD GODÊ PAVÃO do Grupo Samba de Côco Raízes de Arcoverde. Fiquei muito impressionado com a força das novas linhas melódicas deste novo disco.

Sabe aquele Brasil, simples, bonito, que a gente sente saudade mesmo sem ter pisado ou conhecido? Pois tenho essa sensação quando ouço este CD que começa na música BARRA DA SAIA.

Olha o samba de coco
menina venha pisar
cuidado na sua saia
que o trupe vai começar
pise o coco com carinho
cuidado pra não errar


Ou quando Assis Calixto brinca com as palavras e com a sonoridade na linda música ABELHA ARIPUÁ nestes singelos versos.

Subi no olho da arueira
para tirar uma abelha
que se chama aripuá

ela não ferroa
só enrola no cabelo
com aquele zuadeiro
fazendo “chuá” “chuá”


E a brincadeira da família Calixto continua com a MENINA RICA que lembra aquele amor por aquela menina num São João de nossa infância:

menina de brinco
sapato de lã
eu te quero tanto
flor de hortelã

menina de brinco
vestido de chita
te quero tanto
pois tu é bonita


Agora o que me chamou a atenção foi a linha melódica da música ROSEIRA, OH ROSÁ que tem uma sonoridade que impressiona no refrão e que mistura brincadeira, som e coro.

balança a rede do menino, para fazer tururu...
balança a rede do menino, para fazer tarara.....
é do moleque de maçu, para fazer tururu...
é do moleque de maçu, para fazer tarara...


FICOU COM CURIOSIDADE, VAI NO SITE DELES:
www.cocoraizes.com.br



Caro bloguenáuta, há de se considerar que morei alguns meses em Pernambuco e, assim como Manuel Bandeira, meus sentimentos, laços afetivos e saudades correm no meu sangue como corre o Capibaribe e o Beberibe ao encontro do mar.

Arcoverde me traz boas e belas lembranças assim como o Côco Raízes também. Pois vejam a audácia de meu velho pai que me identificou na canção O Amor de Bacurau. Depois de tantos apelidos, agora ele me vem com essa?!


O Amor de Bacurau
Assis Calixto

bacurau durante o dia
ele não quer trabalhar
mais quando é a noitinha
ele sai pra namorar

aonde mora o bacurau?
é no oco do pau
aonde mora o bacurau?
é no oco do pau

o olho do bacurau
só parece uma lanterna
ele passa o dia todo
só fazendo sentinela

como é que o bacurau
quer casar sem ter emprego?
ele é muito preguiçoso
só quer viver no maneiro

bacurau durante o dia
ele pensa em namorar
namorando o ano todo
mas não pensa em se casar

Nenhum comentário: