domingo, fevereiro 09, 2003

Xucuru



As últimas notícias sobre o Xukuru mostram que a situação continua muito tensa. Segundo o Diário de Pernambuco, uma facção, liderada por Expedito Alves (Biá) está sendo acusada do atentado contra o cacique do Povo Xukuru do Ororubá, Marcos Xukuru.

ELE É UM GRANDE AMIGO MEU, ESTÃO TENTANDO MATA-LO, A PERSEGUIÇÃO AOS INDIOS É REAL, QUINENTISTA, E PRINCIPALMENTE AO POVO XUCURU, GUERREIROS DA PAZ.

O atentado deixou o cacique com ferimentos e ocasionou a morte de dois índios, Josenildo José dos Santos, de 24 anos, e José Adeílson Barbosa da Silva, 19. Dentre as quatro pessoas que se encontravam no carro, uma é a criança Diogo Araújo, de apenas 12 anos, sobrinho do cacique.

A emboscada impeliu os Xukurú do Ororubá a vingarem as mortes, provocando novos conflitos. O conflito interno que resultou no faccionalismo dos Xukuru é incitado por fazendeiros espoliadores da Terra do Povo Xukuru

Várias entidades encaminharam-se ao local, tais como Cimi,Centro de Cultura Luiz Freire,GT ndígena/Seampo/UFPB. Amanhã chegam a Pesqueira o Secretário Nacional dos Direitos Humanos, Nilmário Miranda, a Procuradora Federal dos Direitos do Cidadão, Raquel Dodge, o Presidente da Funai, Eduardo Almeida e o Assessor do Ministério da Justiça para assuntos indígenas, Cláudio Luiz
Beirão.

A BABILONIA ESTA DE LUTO PELAS MORTES DESTES MEUS AMIGOS, MEUS COMPANHEIROS XUKURU DE ORORUBÁ
Postar um comentário