quarta-feira, fevereiro 23, 2005

O bagulho tá doido

O caro blogueiro pode não saber (e se sabe já deve estar meio saturado desta repetição), mas tenho freqüentado quase que diariamente uma grande favela do Rio de Janeiro denominada Complexo do Morro do Macaco – que fica exatamente na Zona Norte da cidade, bem perto do bairro de Vila Isabel.

Não sou lingüista, muito menos um profissional que visa registrar os vocábulos da Língua Portuguesa, mas confesso ter ficado estarrecido com certas expressões comuns que a “galera” do morro usa como a que reproduzo no título deste texto: O bagulho ta doido.

Para traduzir ao português claro, O BAGULHO TÁ DOIDO significa a mesma coisa que, a situação ta preta, o bicho ta pegando, a coisa ta medonha, o negócio ta sinistro, desespero, caos, desordem, confusão, inversão de coisas, corra, perigo, perigo. É....... eu acho que é tudo isso aí que podemos traduzir desta peculiar expressão informal, bem longe da norma culta.

Mas pensando bem na conjuntura global, nacional e local, tenho que concordar com eles já que os últimos acontecimentos provam, de forma factual, de que todas as esferas estão assim. Vejam meus caros blogueiros:

  • Bush está se reaproximando da Europa visando aumentar o apoio as suas ações de guerra pelo mundo.
  • No Brasil a freira americana foi assassinada e o Fantástico mostrou que desde 1971 apenas 3 pessoas ligadas a morte e violência no campo foram processados das centenas de mortes que ocorreram naquela região.
  • Severino Cavalcanti, Presidente da Câmera, vai aumentar o salário dos Deputados Federais e já encontra eco no Judiciário – o pior é que ele tem uma cara de ratazana !!!! Daquelas bem gordas, do esgoto mesmo!!!
  • César Maia, prefeito do Rio de Janeiro está praticamente falindo a cidade num plano eleitoreiro que visa agora ser candidato a Presidente da República e cortando todos os apoios municipais ás instituições federais.
  • Dois ex-alunos meus foram mortos por causa do tráfico de drogas.

    É...... depois deste quadro desolador só tenho duas coisas a dizer... A situação ta sinistra; O bagulho tá doido mano!!!
  • Nenhum comentário: