segunda-feira, junho 07, 2004

Babilônicas de Sábado e a Lógica do Medo


- Tem um monte de "cana" se juntando na subida do morro – disse um adolescente pro meu aluno.
- É mesmo cara? O “bagulho” ta sinistro? – Respondeu Fabiano preocupado.
- E o pior é que to sem nenhum documento.
- Eu também. É o poder mano.
- Porque você não dá a volta pela Assis?
- É pode ser, quando passei os canas ficaram me encarando, tem pra lá de uns 15 carros. Se voltar eles vão me parar.

Dito e feito, quinze minutos depois começou a sinfonia polifônica da violência, onde me sentia perto da Guerra do Iraque ou só vista no cinema ou tv.

Me coloquei estrategicamente numa posição segura, nenhuma bala do Morro do Macaco no Grajaú me acertaria porque estava protegido por um muro, mas continuei na Rua Visconde de Santa Isabel para observar a reação das pessoas.

O comandante da operação teve a preocupação de interditar a rua o que começou a causar um engarrafamento. Mais tarde uma adolescente corria em minha direção apavorada. Os carros começaram a dar meia volta para o retorno mais perto. Um senhor saiu do carro começou a informar a todos os motoristas do tiroteio o que causou um pavor contagiante.

Outros motoristas e passageiros me olhavam apavorados pedindo esclarecimento. Senti um certo prazer em informar do perigo e ver a reação das pessoas. Vivemos um clima de pavor e pude constatar a lógica do medo das pessoas.

Meu arrependimento foi ter esquecido de usar a câmera digital pra registrar esse momento.


Babilônicas



  • O domingo estava lindo. A cidade do Rio é privilegiada por sua diversidade de ambiental, a foto em questão é da serra Grajaú-Jacarepaguá.

  • O mestrando em História da UERJ, Everaldo Frade é o mais novo Babilônico da equipe, seja bem vindo!!! A Babilônia ficará mais rica.

  • Gostei muito da reflexão que o Blog do Inagaki - Pensar Enlouquece descreve no seu post “Ato de Blogar”. Vale a pena conferir caro Bloggueiro, creio compartilhar da mesma opinião, mas faço um Mea Culpa. De que varias vezes colei e publiquei. Vale a pena conferir.

  • Morreu Ronald "Duck" Reagan. Pra mim o princípio, a origem do caos causada pelos Norte Americanos.
  • Nenhum comentário: