quinta-feira, junho 10, 2004

70 Anos do Donald?



70 anos do Duck Donald em Paris? Comemorado fora dos EUA, e logo na França? Que estranha essa política Americana!!!! Pois é, caro bloggueiro. Então minha dica é para a leitura livro que gerou polêmica na industria Walt Disney:

Para leer al Pato Donald publicado em 1972 pelos escritores Ariel Dorfman e Armand Mattelart (na foto), fruto de uma pesquisa de dois chilenos sobre o famoso personagem.

Nele, os autores vão mostrando a propaganda ideológica da visão do governo americano frente ao mundo, (o que não inclui a justificada Liberdade)
O livro começa desvendando a árvore genealógica onde os tios, sobrinhos, etc... O que já é uma confusão total.
Depois, vai mostrando o perfil de avareza, capitalista, egoista do Tio Patinhas, que constantemente humilha o seu sobrinho (a relação familiar entre Donald e Patinhas é doente).

Mas o capítulo que achei mais grave é o ideológico. Donald aparece em uma tira nazista, depois num desenho animado visitando México e Brasil - num ajuste de contas para que os dois paises se alinhem aos EUA. Mas numa outra tira, a família Disney não tem problema em discriminar os Mexicanos e latinos.
Caro se gostas do gênero Disney, minha sugestão é uma leitura desta obra. No mais, me parece que está programada uma vinda do pato ao Brasil numa versão nova. E o tal Zé Carioca vai ser resgatado.
Como será o novo visual do meu conterrâneo animado???

Nenhum comentário: