sexta-feira, maio 12, 2006

Roda Mundo, Gira Mundo


Pois bem caros Babilônicos, estou de volta nesta saga em escrever e tecer alguns comentários sobre esta agitada semana englobando America Latina, Brasil e Rio de Janeiro.
Coloquemos então nosso papo em dia??!!!!

América Latina e a crise do Petróleo
Creio que adentramos numa discussão nebulosa sobre os ultimos acontecimentos envolvendo a crise do gás entre Bolívia e Brasil. A questão é bem complexa e envolve alguns dados que tentaremos apontar por esta Babilônia.

A Bolivia nacionalizou suas reservas de gás e atingiu em cheio os investimentos da Petrobrás naquele país. Este decreto foi tomado e as imagens de tropas do exercito em frente a sede da Petrobrás na Bolívia causa um impacto forte nos brasileiros, como bem disse o mistro Celso Amorim, é uma empresa defendida pelos Brasileiros como a seleção Brasileira. A Oposição ao governo Lula, a direita Brasileira de um modo geral está pressionando o Governo a uma postura forte e que em certos casos passa um tom de invasão bélica do Brasil contra a Bolívia.

Por outro lado, para a esquerda de um modo geral, é legitimo o que Evo Morales têm feito, não vejo como praticas populistas, mas sim na defesa das reservas naturais daquele país. Segundo consta, Getulio Vargas fez isso em 30 e criou a Petrobrás.

A Bolívia é um país muito pobre, com um numero enorme de excluidos, clandestinos bolivianos vão para São Paulo trabalhar em sub-empregos, e por isso Evo Morales representa a possibilidade de desenvolvimento, de basta a esta nação marginalizada.

Creio que o governo brasileiro terá uma missão muito dificil, mudar a conjuntura negativa que estes fatos repercutem a nossa diplomacia. Mas Morales, creio que em momentos de emoção, está com uma visão deturpada sobre a convenção de Petropolis que envolve o estado brasileiro do Acre.

De fato, Lula terá que ter diplomacia e resolver essas questões externas, mas o que incomoda mesmo foi o deputado Federal do PFL do Rio Grande do Norte, dando a entender o avanço de tropas a La Paz. Minha sugestão é que esta fileira seja formada pelos militantes, deputados e senadores do PFL, PSDB, PP e a parte dos garotinhos do PMDB.

Brincadeiras a parte, lembro-me de um trecho da música de Renato Russo - "O senhor da guerra, não gosta de crianças"



Brasil
Não quero falar de conjuntura brasileira, mas sim dos confrontos futebolísticos na Copa do Brasil, com a presença de 3 times do Rio de Janeiro e 1 de Minas Gerais.

De fato, falando especificamente sobre o Mengão, acredito que o time está, de fato, melhorando a cada jogo. E que tudo indica que o Classico dos Milhoões do Rio de Janeiro acontecerá. O problema será enorme se a CBF marcar este jogo para depois da Copa do Mundo. A nossa frustração será enorme. E que venha o Fortaleza, nosso pensamento é Copa do Brasil.



Rio de Janeiro

O tumultuado capitulo do fim da greve de fome do Sr. Antony Garotinho foi marcado por agressão de "militantes"(??) do PMDB contra jornalistas do O Globo e CBN. Peraí??? O nome do Partido não é Democrático? Isso é Democracia? Agredir jornalistas? A familia Garotinho está passando dos limites! Corre na Internet uma frase muito bacana:

Greve de fome é para gente Gandhi. Não é coisa para qualquer Garotinho." (Anônimo)



Encontro de Blogues

Em tempo: ontem ocorreu um encontro de blogues jornalisticos que discutiu a revolução que o uso cada vez mais popularizado de blogs por jornalistas está provocando nas relações entre a imprensa e seus leitores.


Mediado por Cora Rónai, o encontro reuniu Ricardo Noblat, responsável pelo Blog do Noblat, Juca Kfouri, titular do Blog do Juca, Pedro Dória, e Jorge Bastos Moreno, titular do blog de maior audiência do Globo Online, sobre os bastidores da política nacional www.oglobo.com.br/online/blogs/moreno.

Além deles, o dono de um dos blogs de maior audiência do Brasil graças à explosiva mistura de jornalismo com humor que imprime ao seu popular Kibe Loco www.kibeloco.blogspot.com.

Droga, perdi este encontro porque tive que fazer uma prova na UNI-RIO!!!
Foto copiada do Blog InternEtc de Cora Ronaí!

Nenhum comentário: