quarta-feira, maio 17, 2006

Referencia de clubes. É a seleção de onde mesmo??

Ontem discutia com amigos da SOCABA Master sobre a convocação da Seleção Brasileira.

Lembro nitidamente da seleção de 1982, aquela com Junior, Zico, Falcão, Sócrates, dentre outros jogadores que predominantemente eram de clubes do Brasil. Flamengo, Santos, Corinthians, Gremio, Vasco enfim, eram vitrines.

As crianças daquela época sonhavam em ser estes jogadores e naturalmente associavam ao clube de origem do jogador. Jogar no Flamengo era o máximo para estes jogadores. Estas crianças que optaram pela carreira de futebol, acabaram indo pra estes clubes.

Mas hoje, quando a seleção é composta por jogadores do Real Madrid, do Milan, do Arsenal, do Bayer, do Barcelona a referencia para as futuras gerações é de que, para ser convocado, precisa estar jogando na Europa.

E a sangria de pequenos jogadores para a Europa é reforçada, junto com a Lei Pelé que não garante aos clubes, todo o investimento feito durante as divisões de base.

O último episodio no Fluminense ilustra isso, dois gemeos de 15 anos foram vendidos ao Manchester. A super valorização dos empresários de futebol atesta isso no ultimo jogo entre Flamengo e Atletico-MG pela Copa do Brasil onde o epresario dentro de campo negociava o goleiro do galo mineiro.

Entramos na era em que a mediocridade futebolistca de nosso campeonato vai contrastar com os brilhantes jogadores brasieliros na Europa e o Grupo dos 14 clubes mais ricos do mundo por de trás deste cenário.

Estamos bem perto do fim da nossa epoca de ouro no futebol.

PS: Analizemos esta seleção pela formação? Quais os clubes que os revelaram:

Flamengo (4 jogadores) - Julio Cesar, Juan, Gilberto e Adriano
São Paulo (4 jogadores) Rogerio Ceni, Cafu, Edmilson e Kaká
Cruzeiro (2 jogadores) Luisão e Ronaldo
América-MG (2 jogadores) Gilberto Silva e Fred
Gremio (2 jogadores) Emerson e Ronaldinho Gaucho
Vitoria-BA (1 jogador) Dida
Atletico-MG (1 jogador) Cicinho
União São João (1 jogador) Roberto Carlos
Internacional (1 jogador) Lucio
Sport (1 jogador) Juninho Pernambucano
Corinthians (1 jogador) Cris
Portuguesa-SP (1 jogador) Zé Roberto
Paraná (1 jogador) Ricardinho
Santos (1 jogador) Robinho

Nenhum comentário: