sexta-feira, novembro 28, 2003

Terça tem Trem do Samba



Finalmente, está chegando o Dia Nacional do Samba, dia 2 tem trem.

A SuperVia vai realizar, em parceria com a BR Petrobrás, a Embratel e a Prefeitura do Rio de Janeiro, mais uma edição do Trem do Samba, na terça-feira, dia 2 de dezembro, na Central do Brasil, com concentração a partir das 17 horas.

Este evento, fundado por Paulo da Portela, na década de 20, e relançado, em 1990, pelo compositor Marquinhos de Oswaldo Cruz, já faz parte do calendário oficial da cidade.

No palco, montado na Central do Brasil, Marquinhos de Oswaldo Cruz e a Velha Guarda da Portela vão receber seus convidados, entre eles, as Velhas Guardas do Salgueiro e do Império Serrano, além dos sambistas Nelson Sargento, Walter Alfaiate, Renatinho Partideiro, Wilson Moreira, Xangô e Tantinho da Mangueira, entre outros.

Após o "aquecimento" quatro trens da SuperVia, entre eles o trem com ar condicionado, "Geladão" , e o trem "Tupi e Nativa", partirão às 19 horas, com destino a Oswaldo Cruz.

Uma novidade é o batismo dos trens com nomes de sambistas consagrados: Silas de Oliveira, Paulo da Portela, Geraldo Babão e Cartola.

As primeiras duas composições, terão seus vagões ocupados por rodas de samba de grupos tradicionais do Rio de Janeiro: Samba na Veia, Partideiros do Cacique, Pagode do Helinho de Guadalupe, Pagode da Tia Doca, Pagode do Pau Ferro, Bip Bip, entre outros.

O 3º trem será ocupado pelas velhas guardas da Portela, do Império Serrano, e do Salgueiro. O último trem será ocupado pela bateria da Portela que, ao chegar em Oswaldo Cruz, promoverá um 'arrastão' dos sambistas para a antiga sede da Portela, conhecida como Portelinha.

Durante o percurso, os dois últimos trens farão uma parada na estação da Mangueira (onde será recebida a Velha Guarda da Mangueira).

Em Oswaldo Cruz, serão realizadas, simultaneamente, várias rodas de samba e de partido alto ao longo das ruas do bairro.

O evento só faz comprovar a célebre composição de Paulo da Portela "para que havemos de mentir, o subúrbio está é bom, venha ver não é história, se por acaso estou errado dou a mão à palmatória".

Esse que vos fala, estará lá, com meu manto azul e branco da Unidos do Anil e esbaldando nessa bandalha no meio da semana, na terça feira...
NOTA: Para particpar, basta comprar um simples bilhete do trem que custa R$=1,20
BABILÔNIAAAAAAAA!!!!!
A SOCABA VAI ESTAR PRESENTE.

Nenhum comentário: