quinta-feira, fevereiro 16, 2006

Que país é esse?


Foi com muita perpexidade que acordamos com a notícia do Tribunal de Justiça de São Paulo que anulou na quarta-feira (15/02) a sentença de 632 anos de prisão do coronel da reserva da Polícia Militar Ubiratan Guimarães por chefiar a invasão da Casa de Detenção do Carandiru que resultou em 111 mortes, em 1992.

"Vamos aguardar a publicação do acórdão e interpor um recurso especial no Supremo Tribunal de Justiça [STJ]", disse nesta quinta-feira o promotor Carlos Cardoso, assessor de direitos humanos da Procuradoria Geral de Justiça.

Foram vinte desembargadores anularam a pena, determinada pelo 2º Tribunal do Júri em 2001, e inocentaram o coronel por considerar que houve contradição entre as respostas dos jurados e a condenação dele.

Guimarães que havia sido condenado à prisão por co-autoria na morte de 102 dos presos e por cinco tentativas de homicídio. Porém, nunca esteve preso. Como ele é réu primário, recorreu da sentença em liberdade.

Em 2002, ao se eleger deputado estadual, passou a ter foro privilegiado. Nenhum outro policial envolvido na ação foi julgado ainda.

A Casa de Detenção Carandiru foi desativada em setembro de 2002. Em dezembro daquele ano, três pavilhões foram implodidos, inclusive o 9.

São nestes momentos que a Babilônia recorda, com revolta, a letra do genial Renato Russo do Legião Urbana que profetizou na musica Que país é este nossa indgnação frente a injustiça que acontece nesta nação chamada Brasil. Nada mais apropriado do que publicar esta música:

Que País é Este?
Legião Urbana
Composição: Renato Russo


"Nas favelas, no senado
Sujeira pra todo lado
Ninguém respeita a Constituição
Mas todos acreditam no futuro da nação
Que país é este
Que país é este
Que país é este
No Amazonas, no Araguaia iá, iá,
Na Baixada Fluminense
Mato Grosso, nas Gerais e no
Nordeste tudo em paz
Na morte eu descanso, mas o
sangue anda solto
Manchando papéis, documentos fiéis
Ao descanso do patrão
Que país é este
Que país é este
Que país é este
Que país é este
Terceiro mundo, se for
Piada no exterior
Mas o Brasil vai ficar rico
Vamos faturar um milhão
Quando vendemos todas as almas
Dos nossos índios em um leilão
Que país é este
Que país é este
Que país é este"

Nenhum comentário: