terça-feira, junho 07, 2005

Pedala Robinho!


Pentacampeão Tenho escutado esta frase dezenas de vezes, desde o jogo de ontem! Nova onda do Brasileiro? Talvez... Permitam-me então fazer um breve comentário sobre a peleja de domingo contra o Paraguay.

Que show de bola que a seleção Brasileira ofereceu aos milhares de gaúchos que lotaram o Estadio Beira Rio em Porto Alegre. Kaká, Roberto Carlos, Ronaldinho Gaúcho, Robinho, Juan, todos eles mostraram que esta gente bronzeada tem o seu valor.

Durante o decorrer da goleada de 4 X 1 da seleção brasileira, fiquei calado, refletindo sobre a tal Liga dos Campeões e o periodo colonial. Associação que creio ser muito possível.

Segundo uma tese de minha professora da UNI-RIO, se durante a idade média, a Europa estava praticamente desaparecendo por causa de Peste Negra que assolou o velho continente, foi a descoberta da América - com a batata, com a cana de açucar, com o ouro que Portugal, Espanha, França, Inglaterra sobreviveram.

Nosso revés foram as doenças e a dizimação de milhares de índios, de negros para garantir a sobrevivência do europeu. (creio que isso ainda acontece hoje de forma mais sutil).

Já no futebol, com exeção da Italia e da Alemanha, a decadência futebolística da Europa era suplantada pela América do Sul - em destaque Brasil, Argentina numa hegemônia de craques e bom futebol.

A partir de 1994, depois que a Italia perde a copa pro Brasil, surge o tal grupo de times notáveis, cheios de $$$ pra comprar os nossos talentos e fortalecer a Liga dos Campeões.

Lá se foram pelo mundo, em debandada geral quase todos os nossos jogadores de seleção. E se hoje assisto Real Madrid, Barcelona, Milan, Internacionale, Porto não é por causa da história destes clubes, mas é pra confeir o futebol arte que os melhores jogadores do mundo oferecem, incluido o Brasil.

Seleções formadas, compradas, tudo isso com o discurso do profissionalismo e nossos talentos indo embora, inclusive Robinho que em breve estará pedalando em campos espanhois. Lembro do filme Pelé, onde aparece uma cena em que recusa jogar na Eurpoa, preferindo sempre atuar pelo Santos Futebol Clube.

Mas tudo bem, minha vingança é que logo, logo a Copa vai começar e aí sim nossos jogadores estarão vestidos de verde, amarelo e azul!!!! Com todos os nossos notáveis talentos rumo ao Hexa!!!

Nenhum comentário: