quarta-feira, agosto 25, 2004

Sunday Bloody Sunday




Minha dica de hoje é o exelente filme Bloody Sunday que mostra um dos mais dramáticos momentos da história recente da Irlanda, em 1972, imortalizada pelo grupo U-2.

Acredito que o autor teve a preocupação de usar lentes e filtros que remetem ao espectador ao ambiente e as imagens da década de 70 (meio granulada, muito comuns nos filmes daquela época)

A história é baseada em fatos verídicos e mostra de forma dramática a luta de um congressista irlandês em construir uma caminhada pacífica, a política inglesa de proibir essa caminhada usando para-militares.

A radicalização do IRA, que segundo o filme, insufla os jovens a atirar pedra nos soldados inglêses; contrasta com a extrema força militar usada contra inocentes civis desarmado e o despreparo da força militar inglêsa que acaba matando 13 civis (na maioria menores de idade) prendendo outros jovens e criando alíbis para justificar um dos maiores equívocos.

Evidente que o rock de Bono e sua turma do U-2 não ficaria de fora, um simbolo que faz o contraste com o destino desses militares que não foram punidos. Pelo contrário, foram condecorados pela Rainha.

Se o caro bloggueiro assina TV a cabo (NET ou Sky), não perca! Nesta sexta o filme será reprisado!!! Se liga na programação.

Nenhum comentário: