quinta-feira, abril 22, 2010

21.04.10


Bons dias....

Hoje fiquei analisando as possibilidades de apropriação e significado desta data aí de cima neste ano.

O 21 de abril de 2010 tomou vultos e formas distintas.

Para o Brasil é a data em que celebramos o feriado de Tiradentes, mártir do movimento da Inconfidência Mineira que tinha na Revolução Francesa seus ideais e na ideia de independência de Portugal, foi enforcado em 21 de abril de 1792. Portanto é um feriado nacional.

Essa data é escolhida por Juscelino Kubichek para fundar às 9 da manhã do dia 21 de abril de 1960, a nova capital brasileira. Hoje Brasilia está em festa por ter completado 50 anos.

A morte de Tancredo Neves em 21 de abril de 1985 foi anunciada pelo Britto, então acessor do Palacio Tiradentes e causou grande comoção nacional. Pois Tancredo representava a abertura política depois de quase 20 anos de Ditadura Militar. Alguns dizem que sua morte já tinha ocorrido alguns dias antes, mas que só foi anunciada nesta data para que houvesse coincidências. Um dia saberemos melhor desta história.

Mas... a escolha da IURD (Universal) para fazer um mega culto nacional de nome DIA D e causar o caos em algumas cidades brasileiras mostrou um aspecto que as vezes passa desapercebido. A força que Edir Macedo têm no Brasil.

Enfim, estes diversos contextos foram determinantes. Passei o dia inteiro em casa. Lendo, estudando, na internet, me alimentando e dormindo. Não necessariamente nesta ordem.

Agora amigos, boas noites....

Nenhum comentário: