sexta-feira, dezembro 10, 2004

O Desconhecimento Cultural

Pense o caro blogueiro, estar passando por um país distante, em outro continente. Em um balcão de informação, avistar uma bela foto de uma passista da Mangueira, em plena Marques de Sapucaí e ver o guia explicar que aquela é uma moça da Argentina dançando tango!!!
Me diga caro blogueiro, qual seria a sua sensação? O que você faria?

Pois a situação que passei ontem, foi mais ou menos assim:
Acompanhando o Cacique Xukuru em uma visita ao Corcovado vimos uma foto de um índio no estande de uma famosa joalheria que sistematicamente orienta os turistas no Rio de Janeiro.

O Cacique me cutuca e avisa:
- Olha Renato, aquele índio é Xukuru.!!!
- Serio?
- É sim! Eu conheço a família toda.


Resolvo testar o conhecimento da moça:
- Você sabe de onde é aquele índio?
- É da Amazônia
- Não é! Esse índio é do Povo Indígena Xukuru que fica em Pernambuco.
- Ué?? Pernambuco tem índios?
- Tem 10 povos indígenas e é o estado que tem a quarta maior população indígena no Brasil.
– Afirma o Cacique com toda sua sabedoria e conhecimento.
- Poxa, eu não sabia!!! Afirma, admirada, a moça.

Esse pequeno episódio mostra como o brasileiro desconhece a própria história e cultura, que aqui é vasta vasta. É um reflexo de que continua relegando os índios a uma exclusão social.

A atendente teve a sensibilidade de anotar os dados passados pelo Cacique Marcos Xukuru, para que os próximos turistas possam ter a informação correta.

Me comprometi em entregar um pequeno folder com informações sobre Xukuru e de todos os povos de Pernambuco. Desta forma retribuir, aqui no Rio de Janeiro, toda a hospitalidade que tive.

Mas sem sombra de dúvida, isso ainda é muito pouco frente a uma nação que ainda não descobriu todas as cores culturais do Brasil. Ou seja, sua própria cor e diversidade cultural.
Postar um comentário