quarta-feira, setembro 22, 2010

Dia Mundial Sem Carro

Hoje é o Dia Mundial Sem Carro e soube através da reportagem de Claudio Motta do Jornal O Globo e do Blog Borboletas Que Beijam.
 
Não vi uma linha sequer sobre este dia nos municipios da Grande Recife, mas o Diario de Pernambuco no ultimo domingo fez uma reportagem bem bacana comparando a quilometragem das linhas de bonde de Pernambuco da década de 60 com a atual malha férrea de passageiro do trem metropolitano (Metro Rec).
 
Infelizmente ainda há um privilégio de investimento no modal rodoviário enquanto que o modal ferroviario é bastante limitado.
 
Aliado a isso temos um crescimento do setor imobiliario e auto-motivo (muito bom para a economia) mas os governos pouco investem no planejamento e engenharia de transportes.
 
Os impactos na cidade do Rio de Janeiro, por exemplo, foram diagnosticadas pela nossa equipe no projeto de extensão "Repensando a Ferrovia" desenvolvida pelo curso de história da UFRJ com parceria do Sindicato dos Trabalhadores Ferroviários da Central do Brasil tendo como orientador o Prof. Dr. Francisco Carlos Teixeira da Silva.
 
PS1: Hoje teve engarrafamento de carros em Piedade, Estr. da Batalha, Av. Recife e BR 101.
 
PS2: Ja estou adepto do O Dia Mundial Sem Carro a anos.... Afinal de contas não tenho carro.

Nenhum comentário: