quinta-feira, maio 17, 2007

Hércules 56


Depois de um fim de semana intenso em gripe, ontem pude retornar as salas de cinema e assiti um maravilhoso documentário - Hércules 56 do diretor Sílvio Da-Rin.

Sabendo que a pelicula vai abordar a história do seqüestro do embaixador americano e sua posterior troca por 15 presos políticos (enviados no México a bordo do tal avião Hércules 56).

Achei o documentário maravilhoso pelos seguintes aspectos:

1) Está longe de ser aquela versão deturpada e esteriotipada do filme "O que é isso companheiro?"

2) Traz um lado jocoso, sério, político e de reflexão sobre o que a conversa entre os que idealizaram o ato e os personagens que são trocados pelo embaixador.

3) Esse desenrolar da história, os fios e ligações com a situação atual, as possibilidades de diversas leituras.

4) O filme tem imagens do periodo, imagens dos prisioneiros políticos sendo levados no Hércules, histórias sobre a foto, o desenrolar no México, as incertezas, as inseguranças nos ambientando no clima do final de 1969 e da extrema violência da ditadura militar.

5) Os depoimentos dos presos politicos emocionam a todo momento. Neste caso o que mais me chamou a atenção foi o caso contado por 2 presos.
- Seu F.D.P. Vocês acham que desta forma vocês vão nos vencer? Já desarticulamos o grupo Brigada Vermelha do PCB - Sobre a divisão da esquerda falada por um militar durante uma seção de tortura.

Sem dúvida um ótimo filme muito além do: Que isso companheiro? Mas mostrando o que realmente era aquilo... companheiros.


Nome:HÉRCULES 56
Original: Idem
País: Brasil
Direção: Silvio Da-Rim
Elenco: Documentário
Duração: 94 min.
Estréia: 11/05/2007
Ano: 2007

Nenhum comentário: