domingo, fevereiro 11, 2007

Cacildis, que polêmiquiz!!! - Bloco de Jacarepaguá cancelado



Ontem recebi um telefonema as 21 horas do Mestre Paulão (GRES Renascer de Jacarepaguá) me informando que neste domingo não haverá o Bloco Elas & Elas

O Bloco surgiu na região no final da década de 70 e se chamava Banda Urusamba, e que com o seu natural crescimento se transformou no tradicional Bloco das Piranhas. Afinal de contas, homem vestido de mulher virava piranha.

Por morar na reião, o bloco foi adotado pelo trapalhão Mussum, que virou simbolo e referencia da irreverencia de Jacarepaguá e que começou à 23 anos atrás.

Segundo Flavio Oliveira, atual presidente do Bloco em entrevista à reporter Juliana Rangel do jornal O GLOBO disse que:
- No início, o bloco se chamava Urussamba. Mas aí, um dia, numa conversa de bar, o Mussum disse que aquele nome estava muito comportado. Resolvemos, então, mudar para As Piranhas de Jacarepaguá e o Mussum era a madrinha do bloco - lembra Oliveira.

O grupo que mantinha o bloco, sob liderança do Sales resolveram trocar o nome menos
"pejorativo", mas também com muita poêmica. Afinal de contas, o Bloco das Piranhas era uma referência ao saudoso Mussum.

- Trocamos o nome, então, para Elas & Elas. E ele se mantém até hoje - conta Flavio.

O bloco que geralmente arrasta cerca de 15 mil foliões pelas ruas de Jacarepaguá e conta com uma comunidade no Orkut com 4.752 membros, foi proibido por determinação de um juiz.

Ontem resolvi confirmar com os diretores do GRES Unidos do Anil que lamentavam o fim do bloco:
- Comprei 20 caixas de cerveja pra vender no bloco amanhã (hoje)! Que prejuízo!

A maior polêmica em torno do bloco aconteceu em 2004 quando um folião acabou sendo baleado em frente ao condomíno Eldorado. A partir daquele ano o bloco começou a fazer percursos diferentes para evitar que arruaceiros estragassem a festa.

Pude conversar também com o promotor de festas Jonas Godim, que neste ano levará 95 foliões todos vistidos de Rebeldes:
- Renato, entrou na parada um desembargador que autorizou a saída do bloco. Independente de juiz ou desembargador, as Rebeledes estarão em frente ao Bartequim.

De fato a polêmica é grande. Já nesta manhã detectei a presença de um carro da Policia Militar e daqui da janela avisto algumas "piranhas" devidamente fantasiadas.

É... o dia hoje promete ser quente pelas ruas do Largo do Moutela e Anil.
Agora é confirmar se o bloco sai ou não. Piranha na rua é o que não falta. Babilônia Irmãos!!!

EXTRA, EXTRA IMAGENS AO VIVO DA AGLOMERAÇÃO NO LARGO DO MOUTELA; 12:30 PM
Tive que deixar a esquina da Rua Ituverava pois a PM jogou gás pimenta para liberar o transito na Estrada de Jacarepaguá.
Vejam as imagens que fiz:

Concentração de pessoas na Estrada de Jacarepaguá.


A Estrada Uruçanga tomada por um batalhão de pessoas.


O inicio da Rua Ituverava, ao fundo a Estrada de Jacarepaguá.
Postar um comentário