domingo, janeiro 29, 2006

América Latina


Tenho o costume de visitar os blogues favoritos que pus no canto esquerdo (boa posição) e dia destes fiz uma visita relampago ao blog de Portugal oBIToque e lá deparei-me com um empolgante texto sobre a Emancipação da América Latina.

De fato, após os FSM (Forum Social) e o WEF (Forum Global) e com os colunistas do Jornal O Globo de domingo, fica uma questão profunda.

Acho muito interessante essa nova conjuntura na América Latina, com os presidentes eleitos da Bolivia - Evo Morales, a Presidente sociolga do Chile, Hugo Chavez na Venezuela, alem de Cuba com Castro demostra que a AL vem optando por governos populares que buscam a verdadeira ruptura e emancipação desde a colonização (como o texto de Dolores Ibárruri argumenta.

Mas neste ponto, toca justamente no interessa da nação mais nociva para a América Latina que são os EUA, que ja tem demosntrado preocupação (essas preocupações sempre vem com ameaças economicas até a possibilidade armamentista) - que o diga a base avaçada dos americanos no Paraguay e as ditaduras militares que foram "sugeridas" pelos americanos.

Um colunista do Jornal O Globo que esteve no Forum Economico de Davos apontava que os principais paises termometro são México e Brasil. Neste caso, tudo aponta ao retorno à governos de centro-direita no primeiro e na manutenção do modelo do governo Lula e que considero lamentavel.

Ou seja, o otimismo do O Bitoque lá de nossos patricios contrasta com minhas preocupação aqui no Brasil e que pude constatar nas colunas jornalisticas de domingo.

A esquerda anda dilacerada por aqui, não acredito no fenomeno PSOL frente ao PSDB, PFL e PMDB.

É sr Renato Motta, terás que cantar a música "Vai Passar" de Chico Buarque pra que cheguemos as eleições com um governo de esquerda no Brasil.

Mas não para por aí! É que isso acontecendo, não tenhamos marines desembarcando em Fortaleza, Natal, Recife, Salvador, Rio, Santos e Florianopolis. E seja o que o PT quiser!!!!

Nenhum comentário: