terça-feira, novembro 15, 2005

Parem tudo! 110 Anos de Glórias


Podem parar tudo neste 15 de novembro de 2005. Não só porque é um feriado, data da Proclamação da República pelo militar Deodoro da Fonseca, sim, evidente, nascia em 1889 a República dos Estados Unidos do Brasil (espelhar-se em quem né?).

Mas vejam os caros leitores bloggueiros, que 6 anos mais tardes, na Zona Sul daquela Bélle Epoque, um grupo de jovens e destemidos remadores fundaria o CLUBE DE REGATAS DO FLAMENGO.

Naquela época, os jovens comprariam a PHERUSA, e se aventurariam na enseada da Praia do Flamengo. O tempo virou e os bravos remadores tiveram que usar a garra para sobreviver a tormenta. Resgatados pela Capitania dos Portos, este episódio marcaria a principal característica do Flamengo. A GARRA!!!

A modalidade não era o futebol, nem conhecíamos este esporte bretão, mas sim as disputas no mar! E o hino ecoa preconizando seus futuros brados heróicos:
"(...)Flamengo, Flamengo
Tua glória é lutar
Flamengo, Flamengo
Campeão de terra e mar(...)"


Hoje o Flamengo é o clube brasileiro com a maior torcida, com uma popularidade gigantesca, com uma história heróica, mas com momentos de dificuldades. Hoje nosso time luta para não ser rebaixado, mas mesmo assim, seus torcedores fazem deste clube o maior patrimonio imaterial existente. A imensa torcida do Flamengo é a base desta Nação. A Nação Rubro Negra que de glórias e lágrimas justificam o hino popular criado pelo genial e "americano" Lamartine Barbo:
"Eu teria
Um desgosto profundo
Se faltasse
O Flamengo no mundo"


PARABÉNS MENGÃO!!!!

Nenhum comentário: