quinta-feira, novembro 19, 2009

Salve lindo!!



"Salve, lindo pendão da esperança,
Salve símbolo augusto da paz!
Tua nobre presença à lembrança
A grandeza da Pátria nos traz

Recebe o afeto que se encerra,
Em nosso peito juvenil,
Querido símbolo da terra
Da amada terra do Brasil!"


Quem me conhece sabe que sou fascinado por..... BANDEIRAS.
Nada como fazer uma bela homenagem no dia 19 de novembro, o Dia da Bandeira do Brasil.

Em teu seio formoso retratas
Este céu de puríssimo azul
A verdura sem par destas matas,
E o esplendor do Cruzeiro do Sul

Recebe o afeto que se encerra,
Em nosso peito juvenil,
Querido símbolo da terra
Da amada terra do Brasil!"


Sinto saudades de quando cantávamos o hino da Bandeira na E.M. Republica da Colombia no Condomínio Riviera dei Fiori na Barra da Tijuca, era pelo menos uma vez por bimestre que formávamos no pátio da escola e cantávamos o Hino feito pelo poeta Olavo Bilac e depois o Hino Nacional.

Contemplando o teu vulto sagrado,
Compreendemos o nosso dever,
E o Brasil por seus filhos amados,
poderoso e feliz há de ser

Recebe o afeto que se encerra,
Em nosso peito juvenil,
Querido símbolo da terra
Da amada terra do Brasil!"


Acredito que deveria ser barra pesada para alguns de meus professores que tinham que cumprir esse nefasto ritual, pois no final da década de 70, inicio da de 80 o Brasil ainda convivia com o aparelho de repressão da ditadura militar, onde as conquistas básicas de democracia como votar para presidente, não existiam.

Sobre a imensa Nação Brasileira,
Nos momentos de festa ou de dor,
Paira sempre sagrada bandeira
Pavilhão da justiça e do amor.

Recebe o afeto que se encerra,
Em nosso peito juvenil,
Querido símbolo da terra
Da amada terra do Brasil!"


Eu particularmente, com o olhar de criança, gostava de cantar o Hino da Bandeira e adorava as partes melódicas do tal estrebilho. Mas nada superava a introdução do Hino da Independência. As palavras começavam a formar alguns sentidos em minha mente infantil.

E a grande polêmica que me confundia. Eu deveria cantar "(...)Em nosso peito juvenil(...)" ou então "(...)Em nosso peito varonil(...)"?????
E confesso que ainda hoje, não tenho tanta certeza em que PEITO devo ter ou cantar.
Babilônia Pouca é bobagem!!!

Escute o Hino clicando na bandeira:


Meus mimos chegaram
Esta semana chegou meus dois novos mimos encomendado no mundo das bandeiras. Duas bandeirinhas de mesa para que coloque na minha mesa de trabalho. Adorei. Lindinhas.

Um comentário:

Cynthia Lopes disse...

Desculpa meu amigo, por não compartilhar desta tua lembrança, memória de criança que eu acho bem legal. Mas uma bandeira que tem por moto "ordem e progresso" fio, reflete mesmo um país que não vai prá frente. bjins