terça-feira, setembro 15, 2009

IBEIJADA, MANGUE BEAT, TOADAS E SHOW DE RAP


Hoje tem comemoração no Patio de São Pedro, O IBEJI da Terça Negra.

É o Projeto Terça Negra que acontece todas as terças no centro do Recife anitigo e que este mês comemora o orixá das crianças – Ibegi, representado por duas divindades gêmeas, que na Igreja Católica são representadas pelos Santos Cosme e Damião.

ATRAÇÕES
O grupo de mangue beat Paranha Buca, que reúne vários estudantes da UFPE, fará sua apresentação às 20h no palco do Pátio.

As 21h, se apresenta o grupo regional do Cabo de Santo Agostinho. O show de encerramento será do MC Tiger (Alto José do Pinho), mas a esta hora ja estarei em casa.

A LENDA
Iansã e Xangô tiveram dois filhos gêmeos. Só que, quando eles ainda eram pequenos, houve uma epidemia que matou muitas crianças do povo, e um dos gêmeos morreu.

Os pais ficaram desesperados e Iansã, como é amiga dos Eguns, resolveu pedir sua ajuda. Esculpiu um boneco de madeira igual ao filho que havia morrido, vestiu-o e enfeitou-o como se fosse para uma festa e colocou-o no lugar de honra da casa.

Todos os dias ela colocava uma oferenda aos pés da imagem e conversava com ela como se fosse seu filho vivo. Comovidos com seu amor pela criança, os Orixás fizeram a estátua viver e Iansã voltou a ter seus dois filhos.

Nenhum comentário: