sexta-feira, agosto 31, 2007

Os Cem Mil



Foto da Passeata dos 100.000 no Rio de Janeiro.

No dia 26 de junho de 1968, cerca de cem mil pessoas ocuparam as ruas do centro do Rio de Janeiro e realizaram o mais importante protesto contra a ditadura militar até então.

A manifestação, iniciada a partir de um ato político na Cinelândia, pretendia cobrar uma postura do governo frente aos problemas estudantis e, ao mesmo tempo, refletia o descontentamento crescente com o governo; dela participaram também intelectuais, artistas, padres e grande número de mães.

Fazendo um paralelo minimo, o Blog da Babilônia finalmente alcançou a marca de 100.000 visitas.

Avaliando que este blog teve sua pedra monumental virtual lançada em novembro de 2001 tivemos aproximadamente 5 anos e 9 meses para chegarmos a esta bela marca.

O que daria aproximadamente 17.391 por ano. Em cada visita, cada link não proposital, está a Babilônia nesta sobrevida de postagens variando das mais sisudas as mais leves e cômicas, na tentativa de enquadrar um retrato virtual em palvras, imagens e sons da Babilônia que vivemos.

obrigado e pra cada um deste 100.000 -
BABILOOOOOOOOOOOONIAAAAA IRMÃÃÃÃÃÃÃOOOOOOSSSSSS!!!

sábado, agosto 25, 2007

Foto no PAN Americano



Galera da Renascer de Jacarepaguá no elenco da abertura do PAN

quarta-feira, agosto 22, 2007

E-Memória



Minha memória do tempo presente, contemporânea, foi acionada abruptamente, sem perceber.

Voltemos aos idos de 1995 – nada mais que uma referencia com certa carência de uma precisão mensal. Foi lá que me deparei com o universo da @. Obtive meu primeiro correio eletrônico graças a uma parceria da UFRJ (cursei história) com a IBM.

Fiquei alucinado com essa ágil e brilhante forma de comunicação: Me comunicar com qualquer criatura deste planeta que tivesse um endereço eletrônico. Evidente que o caro babilônico vai entender que locução adverbial causal desta frase era na época um substantivo superlativo. Que seja!!! Vivia um mundo mágico, encantado!!!

Lembro que utilizávamos o Pegasus Mail em todos os computadores do laboratório do IFCS e eu adorava aquele Cavalo Alado danado que só!!!

Me trazia algumas noticias de alguns poucos amigos mesmo assim adorava ficar mandando mensagens pra lá e pra cá.
Depois era acessar o Irc e conversar em diversos canais! Adorava o Mirc abria diversas janelas: #brasil, ou #usa, #rio, #france, etc. Mas estava sempre sob o horário de funcionamento do laboratório do IFCS. O tempo era limitadíssimo.

Incomparável foi em 1997, quando tivemos, de fato nosso primeiro computador e logo em seguida, após um up grade pudemos ter Internet em casa através de um provedor, o IIS (Inside), que nos oferecia um plano básico de 30 horas por mês por apenas 40 reais.

Não podíamos passar, porque se não, a conta vinha alta... e não é que teve um mês que ela veio? Faltou a casa cair, então tínhamos sempre que verificar o contador de tempo.

CONECTAR-SE era um verbo equivalente a uma barra de ouro. Antes de utilizar literalmente este verbo, tínhamos que navegar com um plano de rota bem definido e assim que a página chegasse, corríamos com o mouse para desconectar o computador e poder ler o texto da www com calma.

Ahhhhhhh!!! Usar o Correio Eletrônico em casa! Este era um ritual digno de nossos antepassados da pré história. Farei a etimologia deste ritual!

Usávamos o Eudora versão 3.11 (com muita resistência pois queria meu Pegasus) e fui me condicionando a usar... e foi aí que eu descobri!!!

Eudora Feliz e não Sabia!!

A primeira etapa era definir meu destinatário pela agenda, que a cada ano aumentava. Abria-se como mágica uma caixa de diálogo e eu ia preenchendo abarrotando de caracteres do alfabeto inundados de emoção. Ao termino, era somente clicar no “send” e... receber a mensagem informando que não era possível entregar meu email.
Passava para o segundo destinatário e lá ia até apertar send e mais uma vez a ladainha de que não dava pra enviar... e assim continuava com o terceiro, quarto, quinto, amigo e pronto. Era chegado o momento impar e esperado!!! CONECTAR!!!

Bbzzzzzzzzzzzzzzzzzzzz! Wwwnnnnnnnnnnnnnnnnniiiii, toin, toin toin! E lá estava conectado! Clicava no Send e lá iam minhas mensagens e de repente começavam a chegar as mensagens até aparecer o recado: “New Message” e um sonzinho maravilhoso. Agora era só desconectar e sorver cada mensagem como se fosse uma carta recém aberta. E o melhor, dava pra responder naquele momento, naquela hora....
Mas pêra lá jacaré!!! Conectar e enviar era só para amanhã!!

Eudora Feliz e não Sabia!!

Hoje as coisas não são mais assim, tudo mudado, não tenho mais “dial up”, devo ter recebido umas 50 mensagens enquanto escrevia essa crônica.

60% devem ter caído no meu anti-span. Outras mais são de grupos e listas que faço parte.

Outras devem estar me pedindo pra que eu entre em alguma comunidade do Orkut que não me interessa. De certo que haverão mensagens me avisando que algum amigo meu deixou uma mensagem dentro do meu perfil do Orkut.

Creio que uma ao certo, ou duas três, serão de fato importantes.
De resto perco meu tempo a reforçar nesta frase de duplo sentido: Eudora Feliz e não Sabia!!

domingo, agosto 19, 2007

ENEH - 1997 Teresina-PI


Acabei de ver emocionado, o video feito por Rogério Alvarenga do Blog Tempo Perdido de nossas idas aos Encontro de História.

Esse é o do Piauí, sempre lembramos da briga que teve e o Everaldo entrando pra apartar, e a nossa amiga Isis do Maranhão dizendo:
- Everaldo, tiraa os óculos!!!!

sexta-feira, agosto 17, 2007

Império do Samba





Volto a este nobre espaço para divulgar minha mais nova empreitada. Na verdade, é até uma coisa natural pra quem conhece minha relação com o mundo do samba. Pois é: tomei coragem e resolvi disputar um samba-enredo. A escola escolhida foi a Império da Tijuca, que terá como enredo para 2008 "De Iguassu à Iguaçu, o Império na Baixada", de autoria do carnavalesco Sandro Gomes. A disputa começa no domingo agora, dia 19. Abaixo, o áudio e a letra do samba:

Áudio: Clique aqui


G.R.E.S.E. IMPÉRIO DA TIJUCA - CARNAVAL 2008
PRESIDENTE: ANTÔNIO MARCOS TELLES
ENREDO: DE IGUASSÚ A IGUAÇU, O IMPÉRIO DA TIJUCA NA BAIXADA
CARNAVALESCO: SANDRO GOMES
AUTORES: CÁSSIA NOVELLI, PROF. PEIXOTO E ZÉ PAULO

TIJUCA É O “IMPÉRIO” DO SAMBA A CANTAR
A RIQUEZA DE UM LUGAR
QUE À MARGEM DAS ÁGUAS FEZ MORADA
O “PILAR” DA EVOLUÇÃO VEJO EM CADA ESTAÇÃO
TRAJETÓRIA COROADA
SÓLO FÉRTIL, TEU CHÃO FOI CELEIRO
DA CIDADE DE SÃO SEBASTIÃO
EM SEUS CAMINHOS, OURO E CAFÉ
IMPULSIONARAM A REGIÃO
INHOMIRIM, MAXAMBOMBA,CONCEIÇÃO
E A NOVA IGUAÇU SE FEZ NAÇÃO

POMAR DE BELEZA, DOCE SABOR
TEU CAMPO EXALAVA O PERFUME DA FLOR
O TEMPO PASSOU, FICOU PRA TRÁS
NA LEMBRANÇA EXTENSOS LARANJAIS


BRAÇOS DADOS, PASSO MARCADO
EM NOITE DE SÃO JOÃO
NO TAMBOR DO CANDOMBLÉ
GRIOT, CAPOEIRA E AFOXÉ
TÊM CACHOEIRAS, LINDAS MATAS
NATUREZA, ESPLENDOR
ONDE UM VULCÃO ADORMECEU
O TURISMO DESPERTOU

O TEU POVO VEM SAMBAR
E NA “ESCOLA” A VITÓRIA CONQUISTAR
VERDE E BRANCA MINHA FANTASIA
PRA TE CONSAGRAR NESTA FOLIA

sábado, agosto 11, 2007



Uma grande descoberta no cenário de roteiros culturais na cidade do Rio de Janeiro, o beco do rato apresenta entre quinta e domingo um programa muito interessante culturamente. Rodas de samba, choro e esporadicamente um cineclube.

O Beco do Rato acabou sendo transformado e lembra muito a Rua da Moeda de Recife pelo clima das pessoas e do local. E o Centro do Rio vai se tornando uma opção super interessante de divertimento.

E o programa nem é tão absurdamente caro. Cinema, choro, céu, estrela, petiscos e cerveja gelada - R$ 2,50 ao longo da sessão e R$ 3,enquanto o choro rola solto. Isso tudo na Lapa!!! Programa imperdível!!!!

História

A Rua Morais e Vale foi uma das primeiras do Rio, fundada em 1773, quando se fez famosa por sua Folia de Reis e sua festa anual do Divino.

Rota e parada obrigatória de Mestre Valentim, Chiquinha Gonzaga, Ernesto Nazaré, Sinhô, Villa Lobos, Portinari, João do Rio, João Gilberto, Vinícius de Moraes, Noel Rosa, Aracy de Almeida, Manuel Bandeira e Madame Satã.

Centro que foi da boemia carioca, coração da Lapa, onde Di Cavalcanti e Jayme Ovalle, em 1916, deram início à "Era Boêmia".

Ir no Beco do Rato é ter certeza que encontrará alguém conhecido. Uma babilônia Completa.

sexta-feira, agosto 10, 2007

Gatos numa loja de CD



Gatos escutando Havy Metal


Gato escutando Steavie Wonder


Gato escutando Musica House


Gato Escutando Hip Hop


Gato escutando musica Techno (sob efeitos de Extase/GHB)

domingo, agosto 05, 2007

Bloco Incha Rola - Anil - Rio de Janeiro


O belo sabado ensolarado no Rio de Janeiro foi completo pela abertura de um pagode do Bloco Incha Rola.

Um encontro com meus irmãos: Tom, Ricardo, Jonas, Pêlo.

E um pagode familia do GRES Unidos do Anil: Fatinha, Chipoco, Preto do Banjo, Chupeta dentre outros.

Pagode do Incha Rola I


Pagode do Incha Rola II - Ricardo perde o seu Camarão

quarta-feira, agosto 01, 2007

Pavor no 241 Praça Mauá - Taquara


Aquela volta pra casa não seria a mesma, saindo do Centro do Rio em direção a Jacarepaguá parecia que tudo seria tranquilo em mais uma noite gelada deste inverno no Rio de Janeiro.

Acabei dormindo no percurso que deveria ser cumprido em uma hora, acordo repentinamente com os gritos dos passageniros.

Lentamente vou me situando, estamos parado na subida da Serra Grajaú-Jacarepaguá, carros vindo na contramão, fazendo o retorno de volta pro Grajaú, pessoas correndo descendo a serra a pé.

Tento visualizar o que está acontecendo, mas do ponto em que o 241 parou, não via nada. As pessoas nervosas pedindo pro motorista voltar e ele avançando buscando um retorno ideal.

Quando o onibus atravessa a pista buscando o retorno em direção ao Grajau, ouço um esatmpido, um morador atinge com uma pedra o vidro do onibus lateral que se estraçalha em pedaços.

Todos estão bem e ninguem está ferido com a pedra. Passageiros nervosos começam a protestar com o motorista, que para e embarca uma passageira que descia a pé. Ela explica que os moradores do morro estão colocando fogo em ônibus e um 268 estaria incendiado.



Até então não conseguia ver esta imagem que o jornal on line O DIA publicou em seu site, porque estavamos antes de uma curva a cerca de 400 metros deste ponto da foto.

Com meu celular consegui fazer duas imagens.

Estamos neste momento já descendo a serra e os carros em foco estão descendo na contramão.


Esta segunda imagem que fiz foi a quantidade enorme de carros parados no posto de gasolina que fica na subida da Serra. Quando desciamos , vi policiais bolqueando a subida da serra.

Os motoristas optaram por segir pela Linha Amarela pegando a Rua Barão de Bom Retiro o que cusou um engarrafamento enorme a partir do Méier até a subida da Linha Amarela.

Nosso motorista erra o caminho e continuamos por Piedade. Em Agua Santa o motorista pede informações e depois de andar pelas ruas daquele bairro conseguimos entrar na Linha Amarela.

Do nosso lado parou um Frescão com pelo menos três janelas destruidas pelas pedras jogadas pelos moradores da serra.

A revolta dos moradores deve ter sido muito grande, ou seriam traficantes que fizeram isso. O fato é que o pavor que os moradores causaram nos passageiros dos ônibus que iam para Jacarepaguá era parecido.

Um certo medo misturado a uma revolta que sempre resulta numa quimica extremamente perigosa. O endurecimento frente a injustiças, ou seja uma certa vontade que os responsaveis por esse terror paguem por terem causado medo, pavor e revolta nos homens de bem.

E o PAN Americano fica como um suspiro de paz dentre o ventaval de violência que vivemos.