domingo, setembro 21, 2003

A Redescoberta

O encontro com Ruy Castro no Salão do Livro foi por acaso. Começou quando, exausto, sentei num puff verde que faz parte da decoração da Biblioteca Jovem enquanto folheava um livro de Alice no País das Maravilhas.

Eis que chega o momento e ele pega o microfone iniciando uma conversa informal com o modesto público que se formou, sobre a magia de quem consegue ler. Ver um conjunto de sinais e compreender seu significado.

Lá pelas tantas uma pessoa do público pede para que ele fala do seu novo livro, Carnaval do Fogo - crônica de uma cidade excitante demais pela Editora Companhia Das Letras. Ele mostra que faz uma comparação entre o passado e o presente.

O Rio de Janeiro teve duas tentativas de ser invadido pelos franceses. Muito se fala hoje da violência a partir das balas perdidas, mas nestas épocas de profunda guerra de reconquista dos portugueses, haviam balas perdidas, e o pior, eram balas perdidas de canhões, que por suposto, causava um estrago bem maior. Nesse caso a violência sempre foi uma constante entre nosso povo. E Ruy continuou falando, falando, falando....

Achei tão genial e interessante que não me contive e comprei o livro em tempo recorde e voltei correndo para pedir uma dedicatória, assim como fazem as adolescentes fãs do KLB.

Li a dedicatória: "Renato, Re-descubra o Rio" - Ruy Castro.
Ora bolas...
Como é a sensibilidade deste escritor ou... uma feliz coincidência. Mas vejam meus caros Bloggueiros, depois de tanto tempo morando em Olinda, Pernambuco, de me ter enraizado na Marim dos Caetés e depois ser transplantado de novo ao Rio.

Meio que perdido mas voltando a frequentar e perambular pela minha cidade natal (não a do Rio Grande do Norte) mas a de Janeiro, a dedicatória de Ruy me sensibilizou de uma forma mais profunda, do que imaginava Castro, além do jogo de palavras com o RE de Redescoberta e de Renato.

"Renato, Re-descubra o Rio"
Pode deixar Ruy, o livro, neste sentido também é um complemento e instrumento de minhas descobertas dos tesouros da minha cidade.
Tô redescobrindo Ruy...
Tô redescobrindo sim, muito obrigado por me ajudar nessa tarefa de fazer parte deste Carnaval de Fogo.

Nenhum comentário: