quarta-feira, outubro 26, 2016

Moscouzinha dos Guararapes

Lá pelos idos de 1940 Jaboatão dos Guararapes ficou conhecida por Moscouzinho por ter elegido Manoel Calheiros, sendo o primeiro prefeito comunista da história do Brasil pelo Partido Comunista Brasileiro - PCB.

Esta história está breve e ilustradamente registrada, no portal Curiosamente do Diário de Pernambuco. Acredito que existem estudos mais aprofundados sobre o tema, principalmente na historiografia.

A característica do município de Jaboatão dos Guararapes engloba a presença de uma consistente classe operária, principalmente dos ferroviários como força política da da região.

Mas a aliança do PCB foi com o PSD, legenda histórica da oligarquia brasileira com os donos de engenho e políticos conservadores e com uma presença evidente em Jaboatão.

O contexto da Guerra Fria foi determinante para que o governador do Estado de Pernambuco, diminuísse os repasses de verba à Jaboatão, comprometendo a governabilidade do município na época.

A imprensa também teve papel determinante no sentido de desqualificar o governo de Calheiros. Aliás este tem sido um papel histórico da mídia (jornais de grande circulação), criminalizando e estigmatizando Jaboatão como a Moscouzinha. Imaginem o impacto de que comunistas governavam um município de Pernambuco.

E logo Pernambuco?!!! Estado no qual a Estrutura do Sistema Colonial Mercantilista prosperou através da escravidão, dos os Engenhos de Cana de Açúcar e da formação da elite aristocrata colonial.

A aliança entre a classe trabalhadora e o patronato, consolidada por Manoel Calheiros, ficou comprometida e Jaboatão voltou a ser cenário de políticos conservadores, fisiologistas e usurpadores.

Alias, qualquer semelhança não é mera coincidência do contexto que estamos vivendo hoje.

Jaboatão terá no próximo domingo, seu segundo turno para o cargo de prefeito. Temos duas candidaturas que estão longe da Moscouzinha de outrora.

Ambos candidatos são ruins, um está comprometido com o golpe ao nível Federal e o outro tem um histórico fisiológico e de desvios de verbas.

E a pobre Jaboatão dos Guararapes, sentirá o peso de 4 anos mal geridos. Moscouzinha ficará na memória como um sopro da tentativa de uma justiça social.

Fonte: http://curiosamente.diariodepernambuco.com.br/project/o-primeiro-prefeito-comunista-do-brasil-foi-eleito-em-jaboatao/

Postar um comentário