quinta-feira, agosto 13, 2009

A CULTURA É NOSSA ARMA


Quando recebi de presente de natal do meu irmão - Claudio Motta - o referido livro, gostei muito, pois fui voluntário do AfroReggae quando atuava no projeto GeraAção - do grupo de jovens do Ação e Cidadania do Betinho que aproximava jovens da comunidade de Vigário Geral com adolescentes da Zona Sul carioca de gremios e colégios tradicionais do Rio de Janeiro.

Mas eu não imaginava que encontraria no livro de Damian Platt e Patrick Neate uma narrativa tão visceral, cativante, com nuances de ação, de drama, de aprendizagem, de analise social e antropológica dos problemas reais. Nas perspectivas sociais e históricos daquela cidade.

Assisteir uma apresentação do AfroReggae constata o quanto é apaixonante o som, o ritmo, a dança, a musica, o teatro, a arte. Mas existe um outro lado, que nem todos conhecem. E é isso que o livro explora.

A publicação nasceu do interesse desses dois ingleses em acompanhar as ações do AfroReggae no final de 2005, período no qual entrevistaram integrantes do grupo, pessoas “comuns” e profissionais das áreas de segurança, mídia e política. No evento, Damian Platt participa de debate sobre o processo de pesquisa e produção do livro, acompanhado de Jorge Luiz Passos Mendes - JB -, integrante do AfroReggae.

Enfim, fiquei apaixonado pelo livro Cultura é a Nossa Arma: AfroReggae nas Favelas do Rio, de Damian Platt e Patrick Neate. É para ser lido, devorado por nossa sociedade, pois o olhar estrangeiro consegue nos mostrar as diversas perepectivas da violência urbana do Rio de Janeiro, como devemos encarar de outra forma, não de forma preconceituosa, mas

E os proprios autores pontuam que o livro:
"Trata-se, sem dúvida, de um livro sobre uma ONG cultural. É também um livro a repeito dessa guerra estranha, ignorada e - francamente - horrível que está travada nessa bela cidade do Rio de Janeiro. Nenhum de nós é acadêmico e este, portanto, NÃO É UM TRABALHO ACADÊMICO. [...] O AfroReggae é uma organização totalmente fora do comum, que tem muito a ensinar a todos nós. Se você não tirar nenhum proveito dessa leitura, esperamos que compreenda ao menos isso". ( Damian Platt e Patrick Neate)

Enfim, o livro é imperdivel, muito bom e recomendo.
Valeu prlo presente manino!!! Babilônia pouca é bobagem!!!!

Ao babilônico com divisas e reservas uma dica: encontrei o livro na Internet entre 28,00 a 23,50 Reais

2 comentários:

Cynthia Lopes disse...

Beleza, Renato! Adorei a dica, vc sabe da última? Aqui na Babilônica carioca estão discutindo nos jornais que a polícia precisaria de 340 milhões para ocupar todas as favelas no Rio, grande política se num acha não? Ninguém sabe o que fala aqui no país dos cérebros de mexilhões! bjs

Cláudio Motta disse...

Valeu!!!!

Beijos