segunda-feira, junho 15, 2009

São João em Recife


O Balão vai subindo
Vem vindo a garoa
O Céu é tão lindo
E a Noite é tão boa
São João, São João
Acende a fogueira do meu coração


São João ou festa junina (chamada inicialmente de joanina, de São João), porque acontece no mês de junho.

A festa de São João brasileira típica da Região Nordeste, por ser uma região árida, o Nordeste agradece anualmente a São João, mas também a São Pedro, pelas chuvas caídas nas lavouras.

Em razão da época propícia para a colheita do milho, as comidas feitas de milho integram a tradição, como a canjica e a pamonha - Daí sua fartura.

Quando se pensa em festa junina, os tele jornais focam nas cidades de Caruaru em Pernambuco e Campina Grande na Paraíba.

Mas o Recife não fica pra trás, e já mostrou neste fim de semana que irá fazer um São João dos mais animados e grandes.

De 06 a 29 de junho, seis arraiais aniam a cidade: o Sítio Trindade, a Praça do Arsenal da Marinha, o Pátio de São Pedro, a Rua Tomazina, o Nascedouro de Peixinhos e a Colônia Z1 de Pescadores do Pina.

Os palcos receberão 300 artistas e mais de 500 apresentações com cantores, grupos e poetas que declamam entre as apresentações.

Por sorte, na ultima sexta vi Chico Pedrosa da Paraíba declamando alguns poemas. Arte, cultura e poesia.

Este São João, patrocínada pela Cachaça 51 me rendeu um chapeuzinho côco nordestino só que não era de couro e sim de EVA.

A festa que começou foi bem animada e ignoramos a chuva. Na sexta vi o show do Patio São Pedro e dançamos quadrilha e forró no palco do Arsenal no sábado.

Dentre a programação indico os shows de: Cascabulho, Coco Raizes de Arcoverde, Chá de Zabumba, 15 Anos, Maciel Melo, Selma do Coco, etc...
Veja aqui toda a programação

O site do São João de Recife está muito bom e vale a pena dar uma conferida:
http://www.recife.pe.gov.br/saojoao/

São João babilônico. É imperdivel!!!
OXI!!! Simbora pra Recife mainha e painho!!!!
Postar um comentário