segunda-feira, janeiro 05, 2009

Chá no Saara


Ontem o acaso de ter uma visita de Minas Gerais em casa me levou a visitar, num domingo cinzento, o Caixa Cultural do Rio de Janeiro no Centro.

Buscando a exposição sobre o Barroco no Brasil, na galeria 2, acabamos encontrando a colorida e vibrante exposição Chá no Saara que fica no primeiro andar do centro cultural.

Naquele pequeno espaço, me deparei com joias raras da história e da memória coletiva do Rio de Janeiro.

Um oásis que está muito mais para uma Babel do que propriamente a imagem do deserto que nos remete o nome Saara. Mas com uma diferença pontual da Babilônia. Alí todas as culturas dialogam, se misturam e se abraçam formando uma só familia.

Fotos, artes, filme, história, os objetos se fundem, tudo se mistura se tornando algo ímpar... único. Imperdível!

O tema da exposição é o maior shopping aberto da América Latina, o Centro do Rio de Janeiro, e expõe as diversas faces dessa zona comercial onde diferentes etnias e culturas convivem pacificamente.

A proposta da exposição é levar os visitantes em uma viagem no espaço e no tempo, apresentando a era das especiarias até chegar às imigrações e a sua contribuição com a formação do comércio no Brasil e no Centro do Rio.

Além disso, é exibido também as formas que esses produtos e culturas chegaram até a Sociedade dos Amigos e Adjacências da Rua da Alfândega, mais conhecida como Saara.

Dinâmica e interativa, a mostra expõe as diversas faces dessa zona comercial do Centro do Rio, onde diferentes etnias e culturas convivem pacificamente.

Uma Babilônia completa!!!
Portanto, se o bloggueiro estiver no Rio de Janeiro não perca a oportunidade de ver esta exposição.

Endereço:
Galeira 1 do Caixa Cultural
Avenida Almirante Barroso - 25
Centro
Rio de Janeiro-RJ
Ter a sáb, 10h às 22h
Dom, 10h às 21h.
Entrada franca
Fone: 2544-4080


IMPORTANTE: A mostra vai até o dia 25 de janeiro.

3 comentários:

Anônimo disse...

como um dos realizadores do Chá no Saara fiquei lisonjeado com seus comentários a respeito da exposição e muito satisfeito pelo seu entendimento a respeito da obra. Em breve teremos a conclusão do filme que eu gostaria de convidá-los para pré-estréia.
Desculpe se a ortografia ainda não está atualizada pois confesso vou demorar um pouco ainda para assimilar, mas fica aqui o meu abraço
Marcelo Serra
coordenador da exposição e diretor do filme em produção
serramarcelo@hotmail.com

Renato Motta disse...

Oi Marcelo
Parabens pelo trabaho, gostei muito.

Obrigado pelas palavras e pela visita ao blog da Babilônia.
Seja sempre bem vindo!
Um grande abraço

Anônimo disse...

Ei meu amigo Renato,

Anteriormente me perguntaram se eu conhecia a SAARA e eu disse q não... me responderam.. aaaaaaa vc devia conhecer.... e antes q se passassem 24 hs dessa pergunta o acaso me levou a um pedaçinho mto expressivo dessa realidade que nos consome de tanta informação, peculiaridade e história.
Foi um prazer visitar a exposição, ou melhor andar pelo centro com vcs é sempre mto bom.. pois é ter a história do Rio de Janeiro narrada por um Verdadeiro Carioca poeta...
Obrigada pelos Passeios...

Marcela - BH ( a visita mineira q te levou ao saara.. procurando o barroco.. rsrs)
Abraços