segunda-feira, janeiro 05, 2009

Chá no Saara


Ontem o acaso de ter uma visita de Minas Gerais em casa me levou a visitar, num domingo cinzento, o Caixa Cultural do Rio de Janeiro no Centro.

Buscando a exposição sobre o Barroco no Brasil, na galeria 2, acabamos encontrando a colorida e vibrante exposição Chá no Saara que fica no primeiro andar do centro cultural.

Naquele pequeno espaço, me deparei com joias raras da história e da memória coletiva do Rio de Janeiro.

Um oásis que está muito mais para uma Babel do que propriamente a imagem do deserto que nos remete o nome Saara. Mas com uma diferença pontual da Babilônia. Alí todas as culturas dialogam, se misturam e se abraçam formando uma só familia.

Fotos, artes, filme, história, os objetos se fundem, tudo se mistura se tornando algo ímpar... único. Imperdível!

O tema da exposição é o maior shopping aberto da América Latina, o Centro do Rio de Janeiro, e expõe as diversas faces dessa zona comercial onde diferentes etnias e culturas convivem pacificamente.

A proposta da exposição é levar os visitantes em uma viagem no espaço e no tempo, apresentando a era das especiarias até chegar às imigrações e a sua contribuição com a formação do comércio no Brasil e no Centro do Rio.

Além disso, é exibido também as formas que esses produtos e culturas chegaram até a Sociedade dos Amigos e Adjacências da Rua da Alfândega, mais conhecida como Saara.

Dinâmica e interativa, a mostra expõe as diversas faces dessa zona comercial do Centro do Rio, onde diferentes etnias e culturas convivem pacificamente.

Uma Babilônia completa!!!
Portanto, se o bloggueiro estiver no Rio de Janeiro não perca a oportunidade de ver esta exposição.

Endereço:
Galeira 1 do Caixa Cultural
Avenida Almirante Barroso - 25
Centro
Rio de Janeiro-RJ
Ter a sáb, 10h às 22h
Dom, 10h às 21h.
Entrada franca
Fone: 2544-4080


IMPORTANTE: A mostra vai até o dia 25 de janeiro.
Postar um comentário