terça-feira, setembro 11, 2007

Recine - Jornalismo em Foco



Ontem começou o Recine no Arquivo Nacional. Estive presente na abertura e valeu a pena. Vi filmes que abordaram a Ditadura militar, Carlitos Reporter, Histórico do Recine e uma bela e inquietante entrevista no documentário Pasolini Nosso Próximo (Pasolini Prossimo Nostro), de Giuseppe Bertolucci

Com o objetivo de oferecer ao público imagens raras e debater as dificuldades no trabalho de guarda e preservação dos registros filmográficos, tornar os acervos depositados nas instituições de arquivo mais acessíveis aos pesquisadores, realizadores e cinéfilos em geral, e ainda, estimular a reutilização destas imagens para a realização de novas obras audiovisuais, surgiu o RECINE - Festival de Cinema de Arquivo.

O RECINE é mais do que a realização de um festival de cinema anual, sua proposta é rever, refazer, reinventar, renovar, redescobrir, reunir, reconstruir, reeditar, realizar.

As projeções e debates acontecem no Arquivo Nacional do Brasil localizado na cidade do Rio de Janeiro, num grande evento cinematográfico, com exibição de filmes ao ar livre, nos jardins internos e auditórios do prédio em estilo neo-clássico, Patrimônio Cultural e Artístico Brasileiro.

O RECINE contará também com um Fórum de Debates, Palestras sobre o tema abordado, Exposição Fotográfica, o lançamento do terceiro número da revista RECINE, uma Oficina de Vídeos de Arquivo e uma Mostra Competitiva para filmes e vídeos brasileiros realizados a partir de imagens provenientes de arquivos.

Veja aqui a programação:
http://www.recine.com.br
E O MELHOR: É DE GRAÇA
Postar um comentário