quinta-feira, outubro 11, 2012

O Adeus a um Blog


A paixão não se mede, sendo imensurável a unica coisa que podemos fazer é senti-la e vive-la na plenitude que ela merece e que consiga dar sentido ao misterioso verbo que é viver.

Hoje é um marco histórico pois deletei o blog a pedido do Mestre Paulão, que no início desta semana, deixou a agremiação.

A minha entrada no mundo do samba poderia ter sido marcado com meu turbulento retorno ao Rio de Janeiro depois de passar 2002 inteiro morando em Olinda. Um retorno que só não foi mais traumático porque tive as noites de sexta feira como um grande acalanto pois fui aceito pelo Mestre Paulão para tocar na Bateria da GRES Unidos do Anil na ala de Ganzá (ou popularmente falando: chocalho).

No carnaval de 2003 a GRES Renascer de Jacarepaguá foi vice campeã do grupo de Acesso B e como meu padrinho do samba era diretor de harmonia, tive a felicidade de comemorar na antiga quadra do Bloco Bafo do Bode a ascensão da Renascer que a partir daquele ano ficaria a um passo do Grupo Especial. Fui uniformizado com a minha camisa da Unidos do Anil e muito bem recebido pela comunidade da Renascer.

Já pro final de 2003 soube que o Mestre Paulão estaria assumindo a bateria da Renascer de Jacarepaguá. A base da Bateria da Unidos do Anil foi para a Renascer e começamos a somar com os ritmistas da escola do Tanque. Naquele momento já havia passado do Ganzá para a Caixa.

Leo, Leo Chupeta, Walisson, Laci, Daniel, dentre tantos da Unidos do Anil que abraçaram a Renascer de Jacarepaguá. Lá pudemos conhecer a mestre de bateria Renata, Nunes, Flavinho, dentre tantos que nos receberam muito bem. Mas em toda família tem atritos e o Mestre Paulão foi o maestro em fazer um trabalho que congregou diversos ritmistas.

Já em 2004, com o enredo Espelho Espelho Meu, a Renascer ficou em 8º lugar e quase retornou ao grupo de Acesso B. Mas o trabalho que só tinha começado não podia parar.

Em 2005 com o enredo A Divina Comédia Brasileira houve um grande salto de qualidade e ficamos muito bem, iniciou-se as famosas feijoadas, a Bateria Show da Renascer estava consolidada já fazendo diversas apresentações e fizemos parte desta história.

A este ponto conheci outras quadras e toquei em outras escolas: GRES Unidos do Cabral, GRES Difícil é o Nome, GRES Arrastão de Cascadura e GRES União Parque Curicíca.

Participei efetivamente de todos os desfiles de 2006 à 2009 e tive muitas alegrias.

Fizemos muitos shows com a Bateria, casamentos, aniversários, em clubes como o Irajá antes do jogo do Brasil pela copa do mundo, em festas de fim de ano, em festas de elenco da Rede Globo, em Búzios, em festa particular no Scalla, no baile Scalla Gay e Encontro estudantil de Enfermagem na UFRJ, Congresso Nacional de Arquivologia no Arquivo Nacional e no Qualé Calouro na UNIRIO.

Nossa alegria e nossa polidez contagiava o público e aquela bateria simpática, cheia de bossa fazia com que todos caíssem literalmente no samba.

Em 2009 Katia entrou na equipe do Blog e pudemos repaginar o site deixando ele mais colorido e vibrante com a cara do trabalho do Mestre Paulão que utilizou este espaço virtual para convocar, agradecer, cobrar, informar aos ritmistas da escola.

A maior conquista se deu em 2010 quando a GRES Renascer de Jacarepaguá subiu para a elite do carnaval carioca - o grupo especial. Mas este capitulo eu apenas acompanhei daqui de Pernambuco.

Ter deletado o Blog da Bateria blog foi mais que apenas encerrar um ciclo. Pois devo tudo que aprendi no samba ao Mestre Paulão, mas também aprendi a amar e a efetivamente ser GRES Renascer de Jacarepaguá.

Muitas imagens que fiz, de minha efetiva participação na escola estava naquele blog.

A partir de agora a escola irá seguir seu caminho, o mestre Paulão também e meu coração ficará dividido. Sucesso Paulão, Sucesso Renascer de Jacarepaguá. Minha gaveta está cheia de camisas da escola e a desfilo com orgulho aqui em Recife.

Vida que segue!!

Postar um comentário