sábado, março 22, 2003

A Mensagem Fotográfica


Ainda o Picadinho. Antes de começar a guerra, o Ivson levantou um comentário sobre as "fotos inspiradoras" dos soldados partindo para o Iraque, publicadas nos jornais.

Estudos sobre as mensagens que uma fotografia pode enviar a um variado número de receptores já vêm sendo feitos há muitos anos, como por exemplo os escritos de Roland Barthes. De acordo com determinados códigos culturais a imagem pode sim, se transformar nos mais variados subtextos. Se a foto estiver inserida em uma reportagem, então, o caminho é certo. Mesmo sem legenda.

Não precisa nem manipular no Photoshop. Experimente. Tire a foto de um "amigo" seu. Em seguida escreva um texto sobre o "modo de vida dos homossexuais brasileiros" e inclua a foto na matéria. O que aconteceria se este artigo fosse publicado em um periódico com alguma circulação?

O uso da imagem na comunicação social, sem dúvida alguma, é um poderoso instrumento. Só devemos atinar para como ele é utilizado.

Nenhum comentário: