sexta-feira, setembro 23, 2005

Destino - Sergipe


Pois é meus caros blogueiros, hoje as 23:00 horas, horário de Brasilia parto para o Estado de Sergipe, para participar do XXV Encontro Nacional dos Estudantes de História que irá ocorrer na Universidade Federal de Sergipe.

Minha condição é de palestrante na mesa de abertura e como coordenador do GT sobre Regulamentação. Everaldo, Madureira estarão me acompanhando nesta epopéia da Liga Extraordinariamente Pilantra (LEP) em terras sergipanas.

A jornada será longa, pegar hoje a noite um onibus até Vitória-ES com direito a 7 horas de jornada. Depois será encarar, no onibus da UFES, as 24 horas restantes e initerruptas até o estado de Sergipe, sem antes ter que cruzar todo o estado da Bahia.

Por isso, meus caros, não se espantem se a Babilônia ficar meio calada, porque significa que estou fora. Retorno só na próxima semana, mas se houver possibilidade, posto fotos, imagens e outras curiosidades da cidade aqui neste virtual.

De qualquer forma, muitas histórias parecerão e as lentes da Babilônia não irão perder seu foco na busca de novas crônicas anunciadas pelas minhas retinas.

Histórias, povoamento e colonização de Sergipe
Na segunda metade do século XVI teve início a colonização do estado com a chegada de navios franceses onde os seus tripulantes trocavam objetos diversos por produtos da terra (pau-brasil, algodão, pimenta-da-terra).
Garcia D'Ávila proprietário de terras na região iniciou a conquista do território. Contava com a ajuda dos jesuítas para catequizar os nativos. A conquista deste território e sua colonização facilitariam as comunicações entre Bahia e Pernambuco e impediriam também as invasões francesas.

Originário do povoado de São Cristóvão, a capitania de Sergipe D'El-Rei foi colonizada em 1590 após a destruição de indígenas hostis; tornou-se pólo da criação de gado e cultivo da cana-de-açúcar.

Quando das invasões holandesas, na primeira metade do século XVII a economia ficou prejudicada, vindo a se recuperar em 1645 quando os portugueses retomaram a região. O território juntamente com a Bahia foi responsável em 1723 por um terço da produção de açúcar da Bahia na época.

Uma primeira tentativa em 1820 de conceder autonomia ao território fracassou. Somente em 1823 após várias batalhas a capitania do Sergipe emancipou-se da Bahia. Com a Proclamação da República, passou a ser Estado da Federação tendo sua primeira Constituição promulgada em 1892

Curiosidades
Menor estado da federação em superfície com 22.050,4 km² de área total, abriga 1.779.522 habitantes distribuídos entre as 75 cidades existentes.

Está situado na região Nordeste do Brasil (porção leste), fazendo limites com os Estados de Alagoas (Norte) e Bahia (Sul e Oeste) e com o Oceano Atlântico (Leste).

Dos 75 municípios sergipanos, destacam-se Aracaju, Lagarto, Itabaina, Estância, Propriá, Pirambú, Tobias Barreto e São Cristóvão, onde cai acontecer o encontro.

Em suma, vou, mas volto!!!! Babilônia Irmãos!!!

terça-feira, setembro 20, 2005

Diga Sim à Vida, Eu voto 2




A partir de hoje, como legitimo representante desta babilônia, estou aderindo a ao plebiscito nacional a favor do DESARMAMENTO no Brasil.

A eleição vai ocorrer dia 23 de outubro, escolha o Brasil que voc~e quer viver!

RENATO MOTTA VOTA SIM, assim como ELES

O Eremita

Sim, ando meio a ser eremita, ou pelo menos uma tendencia a sê-lo ao menos em parte. O motivo é bem banal, minha extrema dificuldade em me aptar ao mundo convencional.

De tal modo a me conformar? Não consigo. Tensões nas minhas reflexões, minhas vontades em voar pelos ares.

E o tempo demonstrando em sincopes temporais sobre as minhas divagações, ando a não me reconhecer pelas fotos digitais.

O cotidiano dividido em tarefas, compromissos horários! Hei de enganar o tempo, mas é ele que me engana... vacilo e pronto!!! Estou mais velho.

Tentamos (nós; tolos humanos modernos) cotidianamente esquecer do tempo em longa perspectiva, mas apenas nos compromissos horários.
Mas que droga! Neles ando sempre meio atrasado, um tic tac que implica em ser implacável.

Neste meu desertão ermitão, ando com minha visão deturpada, a claridade me ofusca as perspetivas. Minha noção de ceder e trocar ficam perdida pelos meus deslumbramentos temporais.

O que fazer? Ando a ficar refletindo. Ando parado, estático, um sedentário ermitão moderno? Quantas questões neste inicio de madrugada!

E me espanto! Não me reconheço nas fotos digitais. Que babilônia esquisita!!! Me faltam os poemas, me facultam os poemas, penso que andam fugindo de mim!
Preciso viajar! Preciso parar de brigar, só não sei ao certo com quem!
Preciso ceder! Preciso viver!

Palavras que jogo aos mares virtuais, como aquela garrafa com a mensagem dentro. Um tesouro meio escondido. Quem sabe pare em alguma areia, de uma ilha deserta e tenha algum significado. Deveria ter conhecido Italo Calvino! Seria um grande blogueiro!

segunda-feira, setembro 19, 2005

Aula Grátis



Minha amiga jornalista e portoalegrense Bela do blog Falsa Baiana, colocou está pérola em seu messenger:

Aula grátis de Caymmi: "Quando você requebrar, caia por cima de mim"

Tenho que concordar!! Adorei!!! Babilônia completa tchê!!!

sábado, setembro 17, 2005

Brinde Amargo


O Brinde nesta semana foi amargo, primeiro veio com uma satisfação geral, felizmente rei posto, rei morto, Roberto Jefferson que representa o pior em termos de homem público, finalmente foi caçado.

Proveniente da direita, Jefferson esteve no cenário político de forma notória, quando em 92 foi um dos poucos congressistas a votar contra o Impeachment de Collor.

Neste ano, foi pivô da desestruturação do governo, apontando e denuciando prática de suborno e corrupção com o esquema do mensalão.

De fato, o encadeamento da crise política tomou grandes proporções e atingiu em cheio a política do governo Lula.

Passado quase 3 meses de CPI,s e denuncias - nesta semana Jefferson foi caçado e só poderá se reeleger daqui a 10 anos.

Comemoração, brinde feito pela SOCABA lá no Seu Ernani. Mas hoje a noitcia amarga. De que o ex-obeso e ex-deputado irá se aposentar como congressista pelos 14 anos de mandato e pra piorar, o valor é de 9.000 reais que nós, povo brasileiro, iremos arcar.

Depois de aproveitar tantas mamatas, ele não irá preso, pelo contrário, será premiado com essa bela aposentadoria. Tem coisas que só acontecem no Brasil!

PS: Ainda teremos que aturar aqui no Rio de Janeiro o clã Jefferson com sua filha!

sexta-feira, setembro 16, 2005

Programa de Hoje



A dica pra esta sexta-feira é comparecer a quadra do GRES Renascer de Jacarepaguá no Tanque!


Show com o grupo Swing e Simpatia e o vibrante corte de 4 sambas com a participação da Bateria da Escola. A temperatura promete subir, e muito.

Olho Vivo


O Rio de Janeiro é assim mesmo, uma cidade que tem por vocação histórica o hábito de receber pessoas de diversas nacionalidades de praticamente todos os continentes.

Pois bem meu caro blogueiro, essa história ocorreu com um angolano, de estatura mediana, mas com um grande espírito carioca de se divertir pelas noites da cidade e aparecer no seu espaço de trabalho com aquela olheira típica de quem finalizou a noitada poucas horas de bater o ponto no batente.

Um belo dia, a figura aparece na sala, com um rotundo Olho Roxo... As pessoas curiosas mas constragidas. Nenhum questionamento mais profundo...

Diante do silêncio, ele começa a se explicar com aquele típico sotaque africano:
- Pô Juventude, dei o “maior” (sic) azar ontem...

E seu colega, um pouco aquela típica ousadia carioca toma coragem, e pergunta:
- O que houve Negão???? Que porra de Olho é esse??

Todos da repartição param ao mesmo tempo o ofício matutino e focam, ao mesmo tempo, olhares curiosos para o protagonista da conversa, que automaticamente responde:

- Sabe “quié” Man ... Ontem fui tomar uma “Cérveja” (sic) no Manolo, aquele barzinho em frente ao Espaço Unibanco ... De repente saí uma Porradaria ... Várias garrafas de “Cérveja” voando pra tudo q eh lado ... Aí uma veio, com o fundo direto no meu olho ... Dei a Maior sorte q não quebrou ... Poderia estar Cego!!

Diante de um relato tão dramático, quase todas as pessoas olham com compaixão para o herói da noite, que realmente havia dado uam sorte tremenda e...

De Repente... Uma gargalhada sonora rompe o silêncio rotundo da sala!!!

- Kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

As Pessoas olham espantadas para Marquinhos, que não para de rir, quase rompendo o silencio velado pelo clima dramático da história; e Bia, a beira da indignação pergunta:
- O que é isso Marquinho? Tá ficando Maluco?

E Ele responde ainda rindo muito:
- Não ... Eh que fui nesse bar na última Sexta, e Lá só vende Chop !!! Kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk...

E o herói constrangido, diz à todos:
- É Man... BABÔ !!!!!!!!


Texto adaptado da história de Neto sobre um grande amigo nosso! Os floriamentos são meus!

segunda-feira, setembro 12, 2005

Fim de Semana e o Samba!

Foi intenso.
  • Sexta - Samba na Renascer
  • Sabado - Bar do Luis e rodizio de pizza
  • Domingo - Praia da Barra e Samba na Renascer.

    Não tem post que dê conta!! Me cabe agora publicar as fotos da Renascer, que bombou na sexta e foi intenso no domingão! E haja folêgo para acompanhar os 28 sambas!!!
    Vejam:


    A nova quadra do GRES Renascer de Jacarepaguá


    Os diretores e ritmistas da Renascer de Jacarepaguá em festa!


    Uma parada para molhar a garganta com Guaraná Tobi!
    Diretor, Fernando Zuma e Renato Motta


    A bateria da Reanscer é uma família
    Ademir, Renato Motta e Junior, grandes amigos!
  • sexta-feira, setembro 09, 2005

    Divina Comédia Brasileira


    Tem início hoje a abertura oficial do Carnaval 2006 do Grêmio Recreativo Escola de Samba Renascer de Jacarepaguá, que neste ano terá como enredo A Divina Comédia Brasileira.

    Não é só isso, a quadra da agremiação está sendo reinaugurada, ampliada, preparada para receber os convidados de outras escolas de samba. Não é a toa que os ritmistas estão ensaiando desde junho, sob o comando do Mestre Paulão, para que nossa apresentação seja de gala.


    HINO DA RENASCER DE JACAREPAGUÁ

    RENASCER A GRANDEZA DO SEU PAVILHÃO
    ME DÁ EMOÇÃO, E ME FAZ SONHAR
    A PAZ DO TEU BRAZÃO
    QUE A POMBA TRAZ
    ME DÁ A CERTEZA
    DE SEMPRE TE AMAR
    AO SOM DA SUA BATERIA
    COMPLETA HARMONIA
    ME FAZ DELIRAR
    RENASCER MINHA ESCOLA
    ORGULHO DO MEU JACAREPAGUÁ
    RENASCER MINHA ESCOLA
    ORGULHO DO MEU JACAREPAGUÁ

    A Renascer é só alegria!!! Vamos cair na folia
    Estão todos convidados para esta grande festa.
    O endereço é Av Nelson Cardoso, 82 - Largo do Tanque - Jacarepaguá - Rio de Janeiro/RJ

    quinta-feira, setembro 08, 2005

    Vai Pedro!!




    Pois assim que El Rey D. João VI, em sua famosa frase aconselhando seu filho:
    “- Pedro, algum dia o Brasil se separará de Portugal. Se assim for, põe a coroa sobre tua cabeça, antes que algum aventureiro lance mão dela”.

    Que bela demostração de tática política! E depois de uma série de acontecimentos, Pedro convocando a Assembleia Constituinte e no final acaba dissolvendo para incluir o poder moderador (oriundo do absulutismo), dando poderes absolutos ao Imperador.

    Mas, até o dia 7 de setembro de 1822, até o grito de Independência ou Morte, o Brasil conseguiu ser o último país da América a se tornar independente.

    Negocio da China... quer dizer... da Inglaterra... Vejam:

    1) Brasil precisa pagar a dívida de Independencia com Portugal.
    2) Brasil pede emprestado a Inglaterra para pagar a dívida!
    3) Portugal recebe o montante e mas deve a Inglaterra pela proteção que os ingleses deram à corte portuguesa.
    4) Portugal paga a Inglaterra suas dívidas com o dinheiro do Brasil.
    5) Inglaterra recebe a dívida da Inglaterra com o dinheiro emprestado ao Brasil com alguns juros.
    6) Brasil tem que pagar a dívida feita com a Inglaterra, que recebe 2 vezes!
    Uh, uh uh! Que beleza!!!

    Bom, tirando todas essas pilantragens, temos um belo hino para cantar no dia 7 de setembro.

    HINO DA INDEPENDÊNCIA
    Letra: Evaristo da Veiga
    Música: D. Pedro I


    "Já podeis da Pátria filhos,
    Ver contente a mãe gentil;
    Já raiou a liberdade
    No horizonte do Brasil
    Já raiou a liberdade,
    Já raiou a liberdade,
    No horizonte do Brasil.

    Brava gente brasileira!
    Longe vá temor servil
    Ou ficar a Pátria livre
    Ou morrer pelo Brasil;
    Ou ficar a Pátria livre,
    Ou morrer pelo Brasil.

    Os grilhões que nos forjava
    Da perfídia astuto ardil...
    Houve mão mais poderosa...
    Zombou deles o Brasil;
    Houve mão mais poderosa
    Houve mão mais poderosa
    Zombou deles o Brasil.

    Brava gente brasileira!
    Longe vá temor servil
    Ou ficar a Pátria livre
    Ou morrer pelo Brasil;
    Ou ficar a Pátria livre,
    Ou morrer pelo Brasil.

    Não temeis ímpias falanges
    Que apresentam face hostil;
    Vossos peitos, vossos braços
    São muralhas do Brasil;
    Vossos peitos, vossos braços
    Vossos peitos, vossos braços
    São muralhas do Brasil.

    Brava gente brasileira!
    Longe vá temor servil
    Ou ficar a Pátria livre
    Ou morrer pelo Brasil;
    Ou ficar a Pátria livre,
    Ou morrer pelo Brasil.

    Parabéns, ó! brasileiros!
    Já, com garbo varonil,
    Do universo entre as nações
    Resplandece a do Brasil
    Do universo entre as nações
    Do universo entre as nações
    Resplandece a do Brasil.

    Brava gente brasileira!
    Longe vá temor servil
    Ou ficar a Pátria livre
    Ou morrer pelo Brasil;
    Ou ficar a Pátria livre,
    Ou morrer pelo Brasil.

    segunda-feira, setembro 05, 2005

    Rumo à Alemanha



    Foi a maior injustiça com o nosso futebol, único pentacampeão, único a participar de todas as Copas do Mundo.

    Blatter, dirigente mór da FIFA, numa decisão polêmica, probiu que o último campeão da Copa do Mundo fosse credenciado para a próxima. Atingiu em cheio o Brasil, atingiu em cheio a América Latina.

    Não quero concluir que haja uma certa má vontade dos ingleses frente a nossa América futebolística! Mas que nossa pré classificação abririra uma vaga a mais para um de "nuestros hermanos", a isso sim!

    Vá lá, paremos de especulações e vamos ao fato: mais uma vez O Brasil, único pentacampeão e único a participar de todas as Copas do Mundo vai para a COPA DO MUNDO DE 2006 NA ALEMANHA depois de massacrar golear o Chile em 5 X 0.

    Respondam uma pergunta!!! Existe alguma seleção mais talentosa quanto a do Brasil?
    Que jogo meus amigos, que jogo!

    Até agora está confirmada a presença da Alemanha, Brasil, Ucrânia, Argentina,
    Estados Unidos, Arábia Saudita, Coréia do Sul, Irã, Japão e Gana!

    Não sei como andam as chaves da Europa, mas ja estou torcendo contra os Ingleses se classificarem!

    domingo, setembro 04, 2005

    Pintando a Cara - 13 anos depois


    "Capa de revista
    Foto de jornal
    Somos Afroregaae
    De Vigário Geral"

    Musica do CD Nova Cara do grupo Afroregaae


    RIO DE JANEIRO - Pois é, não sou celebridade, mas tive meus 15 minutos de fama.

    Se o caro bloggueiro tiver a persistência, basta procurar a edição de hoje do JORNAL O GLOBO daqui do Rio de janeiro, que vais encontrar este escriba com a foto estampada (logo abaixo da coluna do Élio Gaspari).

    A matéria da jornalista Letícia Helena foi no sentido de buscar encontrar os caras pintadas de 1992 e perguntar o que eles estão achando hoje dos esquemas e as acusações de corrupção do governo.

    Como fui um deles, acabei sendo entrevistado sobre a atual conjuntura e numa análise do diferente contexto daquela época.

    De fato, achei bem fiel a entrevista e recomendo. Alô conterrâneos de Recife, basta ir na seção de períodicos da Biblioteca Estadual Paulo Freire na terça feira, que voces poderão ver a dita reportagem.

    Caras-pintadas mudam o tom 13 anos depois


    Eles já pintaram o rosto de verde, azul, amarelo e branco. Hoje, talvez, preferissem o vermelho. De vergonha ou indignação: 13 anos depois de tomarem as ruas do país, ajudando a fortalecer o movimento pelo impeachment do então presidente Fernando Collor de Mello, os caras-pintadas de 1992 se mostram perplexos com as denúncias de corrupção no governo Lula. Mais ainda porque atingem justamente um partido, o PT, e autoridades que, lá atrás, também engrossavam as fileiras da ética na política.

    — Em 1992, o movimento estudantil teve papel importante no desfecho da crise. O contexto hoje é diferente. É muito mais difícil ir às ruas contra Lula do que foi contra Collor. A UNE e a UBES não são institucionalmente contra o presidente e os caras-pintadas de hoje não têm a mesma força. Além disso, há pessoas que, como eu, ainda acreditam em Lula — afirma Renato.

    Fonte: O GLOBO