segunda-feira, maio 13, 2013

Histórias que o Santa Cruz não conta

Postagem atualizada em 05/05/2018 com informações do Perfil @Flamengo Retrô

Em 2002, visitando o solar onde morou Manuel Bandeira, descobri uma livraria ao fundo da casa do poeta, que fica na Rua da Aurora em Recife.

Dentre as obras, estava uma pérola que encontrei por acaso, um livro intitulado: História do Futebol Pernambucano - Livanildo Alvez - Editora Bagaço - Recife/PE

No site do time coral podemos perceber que foi apagada da sua memória o real motivo para que o Santinha escolhesse as suas cores. O registro apenas indica a sua fundação: http://www.santacruzpe.com.br

"Aos três de fevereiro de mil novecentos e quatorze a rua da mangueira no. 02, distrito da Boa Vista, pelas 19 horas, reuniram-se os srs. Quintino Manda Paes Barreto, José Luiz Vieira, José Glycerio Bonfim, Abelardo Costa, Augusto Franklin Ramos, Orlando Elias dos Santos, Alexandre Carvalho, Oswaldo dos Santos Ramos, Luiz de Gonzaga Barbalho Uchoa e Augusto Dornelas Câmara, para a fundação de uma sociedade de “foot-ball”. Proclamado presidente o Sr. Augusto Ramos é pelo mesmo aceito tendo convidado o Sr. Luiz Barbalho para secretariar a mesma."

Mas o livro, documento irrefutável escrito por um estudioso do futebol pernambucano, registra o depoimento do primeiro goleiro do time Ilo Just:

"Quando houve a criação da liga, surgiu o problema, do Flamengo-PE que, tinha as mesmas cores nossas: preto e branco. Os dois não podiam ficar e o Flamengo terminou permanecendo como alvinegro.

Ainda estávamos em dúvida com respeito as cores, quando passou por aqui o Flamengo do Rio, que ia excursionar em Belém do Pará. Sua camisa era vermelha preta e branca. Resolvemos nosso problema, acrescentando o vermelho às nossas cores." Ilo Just - publicado também no fasciculo 2 - Conheça o Santa Cruz 55 anos de glória -

De fato, a passagem do clube carioca pelo Recife, naquela época aconteceu conforme registros de antigos jornais de Pernambuco como a matéria do Jornal do Commercio: "Viaja no paquete Rio de Janeiro com destino ao Pará, onde vai a convite da liga paraense jogar diversos matches de foot-ball, por ocasião das festas do tricentenário de Belém, o poderoso team do Flamengo do Rio." Registrava o Diário de Pernambuco em 19 de dezembro de 1915.

Naquele ano, o uniforme do Flamengo era Cobra Coral. Uniforme esse que posteriormente seria substituído pelo modelo Rubro negro listrado, pois a camisa anterior era similar a bandeira da Alemanha na primeira guerra.

Nesse sentido, o livro deixa claro de que o Santa Cruz em 1916 vai fazer a sua estréia com a camisa cobra coral.
Nessa logica , em cada camisa do Santa Cruz que vejo aqui em Pernambuco, está a antiga camisa do Clube de Regatas do Flamengo.

O livro registra que o primeiro clube pernambucano a ganhar o titulo de campeão foi o Sport Club Flamengo - de Pernambuco - fundado em 20 de abril de 1914 - uniforme - Calção branco, camisa preta - O nome resultou da simpatia de seus torcedores pelo Flamengo do Rio de Janeiro.

sexta-feira, maio 10, 2013

Sede Lex Dura Lex

SENTENÇA JUDICIAL DATADA DE 1833 - PROVÍNCIA DE SERGIPE

O adjunto de promotor público, representando contra o cabra Manoel Duda, porque no dia 11 do mês de Nossa Senhora Sant'Ana quando a mulher do Xico Bento ia para a fonte, já perto dela, o supracitado cabra que estava de em uma moita de mato, sahiu della de supetão e fez proposta a dita mulher, por quem queria para coisa que não se pode trazer a lume, e como ella se recuzasse, o dito cabra abrafolou-se dela, deitou-a no chão, deixando a sencomendas della de fora e ao Deus dará. Elle não conseguiu matrimonio porque ella gritou e veio em amparo della Nocreto Correia e Norberto Barbosa, que prenderam o cujo em flagrante. Dizem as leises que duas testemunhas que assistam a qualquer naufrágio do sucesso faz prova.

CONSIDERO:
QUE o cabra Manoel Duda agrediu a mulher de Xico Bento para conxambrar com ela e fazer chumbregâncias, coisas que só marido della competia conxambrar, porque casados pelo regime da Santa Igreja Cathólica Romana;

QUE o cabra Manoel Duda é um suplicante deboxado que nunca soube respeitar as famílias de suas vizinhas, tanto que quiz também fazer conxambranas com a Quitéria e Clarinha, moças donzellas;

QUE Manoel Duda é um sujeito perigoso e que não tiver uma cousa que atenue a perigança dele, amanhan está metendo medo até nos homens.

CONDENO:
O cabra Manoel Duda, pelo malifício que fez à mulher do Xico Bento, a ser CAPADO, capadura que deverá ser feita a MACETE. A execução desta peça deverá ser feita na cadeia desta Villa. Nomeio carrasco o carcereiro.
Cumpra-se e apregue-se editais nos lugares públicos.

Manoel Fernandes dos Santos
Juiz de Direito da Vila de Porto da Folha Sergipe, 15 de Outubro de 1833.

Fonte: Instituto Histórico de Alagoas
Imagem do blog http://artigosdehistoria.blogspot.com.br Publicado em julho de 2010.

quarta-feira, maio 08, 2013

Boa Reza

Hoje indo para o trabalho escutei esta música. Boas vibrações para o inicio do dia. Conexões entre Rio de Janeiro e Recife.

terça-feira, maio 07, 2013

Lisboa com sotaque francês

Cheira bem!!!

Para maiores informações da cantora sugiro o site http://www.wendynazare.com/

Um Rato Ignóbil

Por Renato Motta Rodrigues da Silva

- "Um Rato Ignóbil!!"

Logo que escutei a frase verbalizada de forma "inconforme", no instante fragmento do tempo em que passei pela estação do rádio, senti o calafrio de ser golpeado pela afiada peixeira da língua.

Língua que mingua, portuguesa, ferina e voraz, devorando em termos e frases ocultas o superlativo adjetivo da ira que não se aplaca pelo tempo.

Que se alimenta pelas entranhas do sistema e que se desdobra nos eixos de clamores pelo sangue, pela aniquilação, pelo espetáculo do Coliseu Romano.

Seja aqui, ali, seja alá... será?

Não há distinção deste mundo em ebulição aonde cada vez mais micros e macros se confundem, se comprimem ou se dilatam.

E o maniqueísmo do branco no preto, do preto no branco, do certo e do errado, da vida e da morte. Eles não permitem o cinza, o diferente, inviabilizando um possível não imaginado, A distensão da tensão humana é desintegrada por nossos formigueiros de intolerância e desprezo.

Quem são estes ratos ignóbeis se não todos os que estão no esgoto da contra cultura, nos apartamentos que apartam, destoam. Clamando pelo desfibramento da alma em postas fritas para o grande banquete.

E no limiar do desespero imposto pelos donos das vozes nas redes pelos nós do grande sistema.

O isolamento da sociedade esquece da máxima conhecida pelos ditos populares e trava língua:

"O rato roeu a roupa do rei de Roma!"

Texto inspirado pela proposta temática do blog UMA ESTRANHA NO LIVRO de Nina Marie

segunda-feira, maio 06, 2013

Samba Vida & Poesia

O Samba estará em Festa no dia 17 de maio de 2013. Vale a pena a pena conferir.

quarta-feira, abril 17, 2013

PREFEITURA DO RECIFE AUTORIZA A FESTA DA LAVADEIRA

Ontem o Blog FESTA DA LAVADEIRA publicou este banner ai de cima. Entendam porque a Festa da Lavadeira não será mais no Marco 0 e no Bairro do Recife.

Histórico

"Tradicionalmente realizada na Praia do Paiva, Litoral Sul de Pernambuco, a festa foi retirada do local devido à construção de um empreendimento privado em 2012. Nesse ano o evento acabou sendo transferido para o Marco Zero, o que não será mais repetido em 2013.

O local, no bairro do Recife, passou a fazer parte de um projeto de revitalização e mobilidade com a nova gestão municipal, o que impede a realização da festa no local segundo a PCR. Veja abaixo a nota completa da da assessoria de comunicação da Semoc:

"A Secretaria de Mobilidade e Controle Urbano (Semoc) informa que não autorizou os responsáveis pela Festa da Lavadeira realizar o evento no Marco Zero. A pasta aguarda que os responsáveis pela festa solicitem um outro local para o evento. No ano passado, 17 eventos de grande porte ocorreram no local. Entre montagem e desmontagem das estruturas e realização dos eventos, estima-se que em mais da metade do ano o Marco Zero ficou ocupado por algum tipo de equipamento. De acordo com o secretário João Braga, o Bairro do Recife tem sido redescoberto pela família recifense e a tendência é que o Marco Zero receba um número bem menor de shows e festividades a partir deste ano."

Após ser deslocada para o Recife devido a construção de um empreendimento privado no local de origem - Praia do Paiva, no Litoral Sul de Pernambuco -, a tradicional Festa da Lavadeira foi proibida de ser realizada no Marco Zero, local que abrigou a última edição em 2012. De acordo com o produtor da festa, Eduardo Melo, no último dia 3 de abril um integrante do Conselho Gestor da Prefeitura do Recife (PCR) informou que o evento não poderia mais ocupar o espaço. A decisão teria sido anunciada por conta da implantação do projeto de mobilidade e revitalização do Recife Antigo. Nesta terça-feira (16), por volta das 10h, Eduardo Melo terá uma reunião com o chefe de gabinete de João Braga, secretário de Mobilidade e Controle Urbano do Recife, para decidir o destino da 27ª Festa da Lavadeira - 1° de maio.

"Estava tudo certo para a nossa festa acontecer no Marco Zero, mas a PCR afirmou que não será possível. Sugerimos, então, fazer no Cais da Alfândega, onde acontece o Rec-Beat no Carnaval. Não deu certo. Em seguida tivemos a ideia de fazer a Lavadeira no Bairro de São José, mas a informação que temos até agora é de que não poderá ser lá também", lamenta Eduardo Melo. O organizador complementou dizendo que a ideia era aproveitar o espaço da Praça do Diário, do Pátio de São Pedro ou do Pátio do Carmo, por exemplo, onde anualmente já acontecem festas de grande porte. "Nesses locais seria mais ou menos o mesmo clima, seria legal. A Dircon e a CTTU autorizaram, mas ainda não obtivemos retorno positivo da Prefeitura".

Segundo Eduardo Melo, a justificativa dada foi de que o evento é muito grande para administração da PCR. "É como se a festa fosse dar trabalho demais", exclamou o organizador. O produtor adianta que a reunião desta terça-feira será importante para esclarecer se ocorreu um mal entendido ou se é uma decisão definitiva da Prefeitura não realizar a festa no Bairro de São José. A Prefeitura sugeriu fazer a festa no Parque de Exposições do Cordeiro, na Avenida Caxangá, Zona Oeste do Recife. "Sugeriram o Parque do Cordeiro, mas essa sugestão é para quem não conhece a Festa da Lavadeira. As pessoas têm que entender que aquela estrutura não comporta o evento" destacou Eduardo. Ele pontuou, ainda, porque discorda da realização da festa no local. "Primeiro que é uma área fechada e que a Lavadeira não tem esse perfil. A área não comporta o volume da festa. A gente tem três palcos e um cortejo, o local só tem espaço para um palco. Fora que não oferece a segurança que a festa precisa. Não podemos jogar as pessoas em qualquer lugar. Em 26 anos de festa, nunca houve um incidente na Festa da Lavadeira", frisou.

A Festa da Lavadeira virou um Patrimônio Cultural e Imaterial de Pernambuco no ano de 2009, por meio da Lei nº 13.042, decretada pela Assembleia Legislativa do Estado. A ementa da lei diz que “a Festa da Lavadeira contribui para a manutenção de um número significativo de grupos de expressão da cultura popular existentes em recantos simples e distantes dos grandes centros urbanos”. Na edição de 2013, é esperado um público próximo a 100 mil pessoas. O evento será realizado por meio de recursos da Prefeitura do Recife, que deve repassar uma verba de R$ 300 mil; do Governo do Estado, com verba de R$ 200 mil; e de uma emenda parlamentar do deputado Pedro Serafim, que destina R$ 250 mil para a festa.

Para este ano, cerca de 50 grupos da cultura popular de Pernambuco estão confirmados para se apresentar no evento, entre eles Lia de Itamaracá, Maracatu Estrela de Ouro, Galo Preto e bonecos de Olinda. A grande novidade é o show do grupo pernambucano Combo X, formado por músicos renomados como Gilmar Bolla 8, Negro Nido, Nilo Baj, Bruno Quem Queira, Carlos Pérez, Dehlê Moura, Rinaldo Karimbó, André Negão e Zymba. A programação oficial será divulgada em breve.!"

(FONTE PORTAL NE10)

QUE VENHA A FESTA DA LAVADEIRA DE 2013.

quinta-feira, janeiro 31, 2013

Obrigado Oráculo!!

Renato Motta

Decerto que o nobre o caro babilônico já devia estar pensando que este modesto minifúndio virtual já havia entrado em extinção e agonizado dentre os milhares ou milhões de blogs do Blogger que efetivamente entraram em concordata e fecharam a porta.

Não é fácil descobrir este falecimento em massa dos blogues mais modestos frente: aos grandes meios de comunicação que possibilitam a certos blogues o calhau (termo jornalístico de promoção de meios de comunicação vinculados ao mesmo grupo ou empresa).

Mas a febre de novos meios de comunicação, em redes mais dinâmicas de interação. Este sim talvez tenha sido o fator preponderante para que muitos blogs fossem esquecidos pelos seus próprios criadores e seus corpos (sítios) que não são deletados do universo virtual são como massas moribundas sem um enterro digno na blogsfera.

Cito por exemplo o Twitter, um micro blog que permite ao usuário, através de poucos caracteres, condensar sua vivência ou opinião sobre diversos assuntos, criando ancoras com outros micro blogs, selecionando quem seguir para que a informação possa transitar de forma criteriosa entre os usuários. Alias esta mídia foi incorporada plenamente pelas grandes corporações, grupos sociais, etc...

E como não falar do Facebook que conseguiu articular a concepção do Orkut de redes sociais pessoais com as funs pages que vão mais além de uma relação passiva como os tradicionais blogues. Se antigamente tínhamos que acessar o blog para obter a informação, no FB o usuário conectado recebe as informações das suas páginas prediletas a ponto de algumas pessoas se comunicarem exclusivamente dentro da Network de Mark Zuckerberg.

Soma-se a questões pessoais de trabalho, do lançamento do primeiro livro de poesia, de ensaios por Olinda, de visitas aqui em Recife, etc, etc, etc...

Diante do exposto achei que o Blog da Babilônia havia falecido mesmo, que ele “escafedeu-se” sem deixar vestígio de visitantes. Se até o autor (neste caso eu) pensa isso, é que nossa rotina estava mal.

Mas eis que hoje percebi meu ledo engano e a grande surpresa de que até a presente data tive 244 mil 183 visitantes. Ou seja, dividindo pelos 12 anos de existência do blog temos uma média de 20.348 visitas anuais.

Isso tudo foi principalmente ao grande Oráculo da internet de nome GOOGLE que nas zilhões de equações de busca por palavras chave, indexou o Blog da Babilônia de forma primorosa a ponto de conseguir este fato histórico de cerca de 1.000 acessos mensais nestes últimos 12 meses.

Obrigado oh Oráculo da pós modernidade na contemporaneidade da sociedade da informação.

A Babilônia não morreu!!!

SOCABA in Olinda

Atenção Babilônicos!!! Esta é a programação do Pré-Carnaval para o próximo fim de semana!!!

DIA 02/02 (SÁBADO)
ENSAIO E ARRASTÃO PELAS LADEIRAS DE OLINDA
TRAJE: CAMISA DO GRUPO AZUL OU BRANCA
CONCENTRAÇÃO: PRAÇA DO CARMO EM FRENTE A FOCCA.
HORÁRIO: 15:30
Os integrantes do Maracatu Badia estarão unidos ao Maracatu Batuques de Pernambuco para ensaiar nossa apresentação conjunta do dia 04/01/13.

DIA 03/02 (DOMINGO)
APRESENTAÇÃO NO IPUTINGA
TRAJE: FIGURINO NOVO COMPLETO
HORÁRIO DE SAÍDA DO ÔNIBUS: ÀS 11H, EM FRENTE DO HOSPITAL TRICENTENÁRIO.
APRESENTAÇÃO PREVISTA PARA 12H

IMPORTANTE: NO DOMINGO NÃO HAVERÁ ENSAIO E ARRASTÃO EM OLINDA EM FUNÇÃO DO BLOCO VIRGENS DE OLINDA.


DIA 04/02 (SEGUNDA FEIRA)
NOITE DOS TAMBORES SILENCIOSOS DE OLINDA
TRAJE: ROUPA TODA BRANCA
HORÁRIO DE CONCENTRAÇÃO: 18 HORAS

Várias nações de maracatus se encontrarão neste dia, em Olinda, para louvar a Virgem do Rosário, padroeira dos negros, e reverenciar os ancestrais africanos, que sofreram durante a escravidão no Brasil.

A cerimônia da Noite dos Silenciosos começa às 19h, nos Quatro Cantos, seguindo em cortejo até o Largo do Rosário, em frente à Igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Homens Pretos. Durante o percurso, cânticos, tambores e danças afro-brasileiras.

À meia-noite, uma onda de silêncio tomará conta das ladeiras. Neste momento, os maracatus pedem proteção aos seus ancestrais para o Carnaval. Logo após, as escadarias da igreja são banhadas com perfume. A cerimônia contará com a participação dos maracatus Leão Coroado, Nação Badia, Camaleão, Axé da Lua, Nação de Luanda, Maracambuco, Nação Pernambuco e Estrela de Olinda. Como convidados, o Porto Rico e o Estrela Brilhante.

HISTÓRIA - Durante a escravidão, as Igrejas de Nossa Senhora do Rosário foram o único espaço reconhecido institucionalmente como dos negros e eram nelas que eles formalmente se expressavam. Vieram depois os maracatus, nascidos em Casas de Matriz Africana e os laços e a mística permaneceram, mantendo a fé e o respeito por um espaço de expressão.

quarta-feira, janeiro 30, 2013

Carnaval 2013 - SOCABA in Vila Isabel

Amigos e amigas da ala 30 da GRES Unidos de Vila Isabel.

Hoje (quarta) teremos ensaio técnico na 28 de setembro e o ponto de encontro será a esquina do Petisco da Vila às 20:30 no Bairro de Vila Isabel, Rio de Janeiro.

De acordo com o coordenador da Ala, quem não aparecer hoje, já pode se considerar automaticamente cortado da ala e não desfilará no carnaval 2013.

Carnaval do Grupo Especial é coisa séria, pois está em jogo um campeonato ou um eventual descenço da agremiação.

terça-feira, janeiro 29, 2013

SAMBA: VIDA E POESIA DE WILSON MOREIRA


Para o Babilônico Socabense que gosta de samba e bom sujeito é, fica a dica para um maravilhoso show que acontecerá no dia 01 de fevereiro de 2013 em Copacabana.

sexta-feira, janeiro 25, 2013

Agenda do Carnaval 2013 - Batuques de Pernambuco

DIA 26/01 (SÁBADO)
APRESENTAÇÃO NA APCEF

TRAJE: CAMISA DO GRUPO AZUL/BRANCA
HORÁRIO DE SAÍDA ÔNIBUS: 11H
LOCAL DA SAÍDA: PRAÇA DO CARMO-OLINDA.
JANGA - PERNAMBUCO

ENSAIO NA PRAÇA DO CARMO EM OLINDA
TRAJE: CAMISA DO GRUPO AZUL OU BRANCA
HORÁRIO: 15:30
PRAÇA DO CARMO/OLINDA



DIA 27/01 (DOMINGO)
IMPORTANTE: NÃO HAVERÁ ENSAIO.

DIA 02/02 (SÁBADO)
ENSAIO E ARRASTÃO PELAS LADEIRAS DE OLINDA

TRAJE: CAMISA DO GRUPO AZUL OU BRANCA
HORÁRIO: 15:30
PRAÇA DO CARMO/OLINDA

DIA 03/02 (DOMINGO)
APRESENTAÇÃO NO IPUTINGA

TRAJE: FIGURINO NOVO COMPLETO
HORÁRIO DE SAÍDA DO ÔNIBUS: ÀS 11H, EM FRENTE DO HOSPITAL TRICENTENÁRIO.
APRESENTAÇÃO PREVISTA PARA 12H

IMPORTANTE: NÃO HAVERÁ ENSAIO E ARRASTÃO EM OLINDA.



DIA 08/02 (SEXTA-FEIRA)
APRESENTAÇÃO MERCADO EUFRÁSIO BARBOSA

TRAJE: FIGURINO NOVO COMPLETO
HORÁRIO: 16H
LOCAL: VARADOURO/OLINDA

ABERTURA DO CARNAVAL 2013 NO RECIFE ANTIGO
HORÁRIO: 19H
CONCENTRAÇÃO: RUA DA MOEDA - DO LADO DO POSTO BR



10/02 (DOMINGO)
ARRASTÃO PELAS LADEIRAS DE OLINDA

TRAJE: FIGURINO NOVO COMPLETO
SAÍDA: 9H DA PRAÇA DO CARMO-OLINDA

12/02 (TERÇA-FEIRA)
ARRASTÃO PELAS LADEIRAS DE OLINDA

TRAJE: FIGURINO NOVO COMPLETO
SAÍDA: 9H DA PRAÇA DO CARMO-OLINDA

VAMOS FAZER BONITO NESTE CARNAVAL!!!
CONTAMOS MAIS UMA VEZ, COM O ENTUSIASMO E ALEGRIA DE TODOS OS BATUQUEIROS!!!