A Festa da Lavadeira 2011 - Resistência
A tradicional festa da lavadeira este ano foi marcada por uma palavra - Resistência. O local de realização da Festa da Lavadeira ocorre tradicionalmente na praia do Paiva, a pelo menos 25 anos.
O local, uma grande reserva de coqueirais que fica no litoral sul e faz fronteira com Jaboatão dos Guararapes, foi vendida a construtora Odebrech que vem sistematicamente loteando e construindo condomínios a valores astonômicos.
Fruto da pareceria Publico-Privado, para se chegar a reserva do Paiva, foi implantado um sistema de pedágio, que dificulta mais ainda os grupos de terem acesso ao local da festa.
O poder econômico da construtora havia tentado, junto a prefeitura do Cabo de Santo Agostinho-PE, promulgar uma lei que proibindo a realização da festa.
Mas os movimentos sociais, as bandas de afoxés se organizaram para tentar realizar a festa.
A maioria dos grupos caminharam cerca de 3 quilômetros carregando instrumentos, estandarte e figurino para poderem reverenciar a imagem que simboliza a festa da Lavadeira (Yemanjá - a Rainha do Mar)
As imagens que se seguem é do numero reduzido de participantes da festa e da ausência dos tradicionais palcos.
Restou 1 trio eletrico que garantiu aos grupos presentes a realização de uma festa bonita, colorida e que faz parte do patrimônio imaterial do Brasil.
Nenhum comentário:
Postar um comentário