segunda-feira, maio 28, 2007

Quase uma semana

Fico imaginando a frustração do caro e nobre babilônico quando entra aqui neste modesto mini-fundio virtual e encontra um post da semana passada.

Ta certo que tem meses que este escriba insiste em ficar postar quase que diariamente. Eis que nesta semana tenho que confessar, passei longe do teclado bloguistico e se deixasse amanhã estaria completando uma semana sem escrever.

Poderia dizer que é o frio que assola esta cidade maravilhosa do Rio de Janeiro - o que nos faz optar em planejar uma degustação de queijos e vinhos. Não é a toa que tomei um cabernet "Cancha e Toro" um bom vinho chileno acompanhado por pedaços de queijos e uma bela pasta de salaminho - criação do meu velho pai.

Deixando de disse-me-disse vamos aos fatos relevantes. Fui assistir o aracnídeo no sabado a noite. Alias quase 70% das salas de cinema carioca estão ocupadas pelo Homem-Aranha 3 e pelo Piratas do Caribe. Vi e gostei muito. 3 vilões se revando em bater no Aranha, uma relção mais densa com a M.J. e um Peter mais agressivo quando está sob o dominio de Venon.

Assisti no Via Parque Shopping - na Barra da Tijuca e pude verificar que estava acontecendo o Campeonato Brasileiro de Futebol - em Video game. Identifiquei que alguns concorrentes "desportivos" vinham de outros estados como o Rio Grande do Sul, Pernambuco, São Paulo, dentre outros estados. Achei interessante e entediante. Esse é o cúmulo do contraditório.

Eis que andando mais um pouco encontrei algo mais interessante. Um estande expunha duas motocicletas - scutter (sei lá se escreve assim). As motonetas fazem parte da promoção do Via Parque dos dias do namorados. A regra é clara: Basta se cadastrar e escrever uma história inusitada sobre namoro. Aproveitei pra colocar minha fertil imaginação e escrever. Agora é torcer pela "motinho".

De resto, a semana foi estudar, trabalhar e trabalhar... ahhh se por um acaso pegares o 267 Linha Amarela e encontrares minha identidade, CPF, Cartões de banco, Carteira da UNIRIO, Carteira de Identificação da Renascer de Jacarepaguá. Favor avisar a este escriba.

E como diria Caetano Veloso: "Caminhando Contra o Vento, sem lenço e sem documento...." EU VOOOOOOUUUUUU

PS: Sabado foi a final do Soletrando no Caldeirão do Huck - Pelo que tenho escrito aqui, de fato estaria eliminado na 3 fase. Por que 3 fase? Me indagaria o leitor babilônico - sei lá... intuição cabalística. Nunca fui bom com números!!!

terça-feira, maio 22, 2007

José Junior do AfroReaggae


Eu sabia por ter lido na coluna do Goes do Joral O Globo que o presidente do grupo cultural AfroReggae José Júnior estaria no Roda Viva de ontem.

Assim que cheguei em casa, pude assistir o final da bela entrevista que Junior nos possibilitou.

Conheci o AfroReggae no ano de 1995 quando fazia o curso de história da UFRJ. Acebei entrando para o gupo GeraAÇÃO - de jovens ligados a ONG Ação da Cidadania Contra a Miséria do sociologo Hebert de Souza - O Betinho.

O GerAÇÃO tinha como principal objetivo integrar jovens da zona sul carioca com jovens de comunidades e nosso maior parceiro era o AfroReggae. Como tinha a participação do CA de História da UFRJ, os meninos do AfroReggae deram um show de percussão no salão nobre do IFCS.

Foi o mote para me apaixonar pelo grupo e ir a Vigário Geral sempre que me dava na telha. Acabei fazendo amizade com Plácido, Moredson, José Junior, Altair, Michele, Paulo Negeba dentre outros.

Histórico do AfroReaggae
O projeto começou com o jornal Afroreggae Notícias, distribuído nas favelas cariocas, e depois cresceu com o objetivo de oferecer atividades que consigam atrair jovens e retirá-los ou evitar que entrem para o tráfico de drogas, além de resgatar cidadania nas favelas, quebrar barreiras sociais e negociar a paz entre comunidades rivais.

O grupo AfroReggae ganhou destaque depois da chacina de Vigário Geral, em 1993, quando policiais invadiram a favela e assassinaram 21 moradores inocentes para vingar a morte de 4 policiais. Em uma situação onde apenas falava-se de crime na favela, José Júnior conseguiu colocar a comunidade em destaque nos jornais fora das páginas policiais ao mostrar a cultura dos moradores.

O AfroReggae tem oficinas culturais com aulas em diversas áreas e tornou-se conhecido internacionalmente pelos projetos musicais.

Dentre os entrevistadores estavam: Rappin Hood, rapper colaborador do programa Metrópolis da TV Cultura; Bruno Paes Manso, repórter do jornal O Estado de S. Paulo; Jorge Antonio Barros, editor adjunto da editoria Rio do jornal O Globo e autor do blog Repórter de Crime - http://oglobo.globo.com/rio/ancelmo/reporterdecrime/; Âmbar de Barros, jornalista, fundadora da ANDI - gência de Notícias dos Direitos da Infância; Mario Cesar Carvalho, repórter especial do jornal Folha de S. Paulo; Paulo Lins, escritor, professor de literatura e roteirista de cinema. Apresentação: Paulo Markun.

O programa ontem lavou a alma de quem trabalha e conhece a realidade dos conflitos e Morros Cariocas como o que tenho desenvolvido no CEACA-Vila.
Parabéns Junior!!!!

PS: José Junior escreve como colunista no portal http://www.vivafavela.com.br

quinta-feira, maio 17, 2007

Hércules 56


Depois de um fim de semana intenso em gripe, ontem pude retornar as salas de cinema e assiti um maravilhoso documentário - Hércules 56 do diretor Sílvio Da-Rin.

Sabendo que a pelicula vai abordar a história do seqüestro do embaixador americano e sua posterior troca por 15 presos políticos (enviados no México a bordo do tal avião Hércules 56).

Achei o documentário maravilhoso pelos seguintes aspectos:

1) Está longe de ser aquela versão deturpada e esteriotipada do filme "O que é isso companheiro?"

2) Traz um lado jocoso, sério, político e de reflexão sobre o que a conversa entre os que idealizaram o ato e os personagens que são trocados pelo embaixador.

3) Esse desenrolar da história, os fios e ligações com a situação atual, as possibilidades de diversas leituras.

4) O filme tem imagens do periodo, imagens dos prisioneiros políticos sendo levados no Hércules, histórias sobre a foto, o desenrolar no México, as incertezas, as inseguranças nos ambientando no clima do final de 1969 e da extrema violência da ditadura militar.

5) Os depoimentos dos presos politicos emocionam a todo momento. Neste caso o que mais me chamou a atenção foi o caso contado por 2 presos.
- Seu F.D.P. Vocês acham que desta forma vocês vão nos vencer? Já desarticulamos o grupo Brigada Vermelha do PCB - Sobre a divisão da esquerda falada por um militar durante uma seção de tortura.

Sem dúvida um ótimo filme muito além do: Que isso companheiro? Mas mostrando o que realmente era aquilo... companheiros.


Nome:HÉRCULES 56
Original: Idem
País: Brasil
Direção: Silvio Da-Rim
Elenco: Documentário
Duração: 94 min.
Estréia: 11/05/2007
Ano: 2007

terça-feira, maio 08, 2007

Alfabeto Passa a ter 26 Letras



Está para entrar em vigor a unificação da Língua Portuguesa que prevê, entre outras coisas, um alfabeto de 26 letras.

"A frequência com que eles leem no voo é heroica!".

Ao que tudo indica, a frase inicial desse texto possui pelo menos quatro erros de ortografia. Mas até o final do ano, quando deve entrar em vigor o "Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa", ela estará certíssima.

Os países-irmãos Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste terão, enfim, uma única forma de escrever.

Tão logo as regras sejam incorporadas ao idioma, inicia-se o período de transição no qual ministérios da educação, associações e academias de letras, editores e produtores de materiais didáticos recebam as novas regras ortográficas e possam, gradativamente, reimprimir livros, dicionários, etc.

O português é a terceira língua ocidental mais falada, após o inglês e o espanhol. A ocorrência de ter duas ortografias atrapalha a divulgação do idioma e a sua prática em eventos internacionais. Sua unificação, no entanto, facilitará a definição de critérios para exames e certificados para estrangeiros.

Com as modificações propostas no acordo, calcula-se que 1,6% do vocabulário de Portugal seja modificado. No Brasil, a mudança será bem menor: 0,45% das palavras terão a escrita alterada.

Mas apesar das mudanças ortográficas, serão conservadas as pronúncias típicas de cada país.

O quê muda

As novas normas ortográficas farão com que os portugueses, por exemplo, deixem de escrever "húmido" para escrever "úmido". Também desaparecem da língua escrita, em Portugal, o " c" e o "p " nas palavras onde ele não é pronunciado, como nas palavras "acção", "acto", "adopção", "baptismo", "óptimo" e "Egipto".

Mas também os brasileiros terão que se acostumar com algumas mudanças que, a priori, parecem estranhas. As paroxítonas terminadas em "o" duplo, por exemplo, não terão mais acento circunflexo. Ao invés de "abençôo", "enjôo" ou "vôo", os brasileiros terão que escrever "abençoo", "enjoo" e "voo".

Também não se usará mais o acento circunflexo nas terceiras pessoas do plural do presente do indicativo ou do subjuntivo dos verbos "crer", "dar", "ler", "ver" e seus decorrentes, ficando correta a grafia "creem", "deem", "leem" e "veem".

O trema desaparece completamente.
Estará correto escrever "linguiça", "sequência", "frequência" e "quinquênio" ao invés de lingüiça, seqüência, freqüência e qüinqüênio.

O alfabeto deixa de ter 23 letras para ter 26, com a incorporação do "k", do "w " e do "y" e o acento deixará de ser usado para diferenciar "pára" (verbo) de "para" (preposição).

Outras duas mudanças: criação de alguns casos de dupla grafia para fazer diferenciação, como o uso do acento agudo na primeira pessoa do plural do pretérito perfeito dos verbos da primeira conjugação, tais como "louvámos" em oposição a "louvamos" e "amámos" em oposição a "amamos", além da eliminação do acento agudo nos ditongos abertos "ei" e " oi" de palavras paroxítonas, como "assembléia", "idéia", "heróica" e "jibóia".

De fato amigos Babilônicos, se for analisar nas entrelinhas deste blog, as modificações já ocorrem e decorrem aqui nestas minhas tortas linhas virtuais.

Interessante, muito interessante.
Fonte: www.comunique-se.com.br

segunda-feira, maio 07, 2007

Frases de Bar


Ando a fazer uma pesquisa profunda e apropriada sobre frases de bar pro meu velho pai.

Eis que preciso socializar com os amigos da Babilônia e da SOCABA as pérolas que ando encontrando pelo território livre da Internet:

"A bebida é a pior inimiga do homem .
Mas o homem que foge do seu inimigo é um covarde."

"Adoro trabalho
Sou capaz de ficar horas olhando pra ele."

"Todo mundo vê as pingas que eu tomo, mas não vê os tombos que levo."

"Sagrada Ordem dos Cavalheiros do Bar
Porque SOCABA Quando Termina"

"APOSENTADO
A barriga cresce
O pinto amolece
O saco desce
A mulher oferece
A gente agradece
Ai se eu pudesse...
Saia correndo pro INPS."

"Comecei uma dieta cortei a bebida e comidas pesadas em quatorze dias
perdi duas semanas."

"A Antarctica pode brigar com a Brahma.
A Brahma pode brigar com a antarctica.
As duas só não podem brigar comigo."

"A bebida mata lentamente e daí, eu não tenho pressa."

Melhor ser um bêbado conhecido do que um Alcoolotra Anônimo"

Eu não vou ver o Sith




Socoooooooooorrroooo Luke!!!!

domingo, maio 06, 2007

Nervos a Flor da Pele no Rio de Janeiro


Agora é ver quem vai vencer!!!!