quarta-feira, novembro 30, 2005

Em cima da hora - Zé Dirceu cassado


José Dirceu, ícone da historia da esquerda e do movimento estudantil, definitivamente foi cassado por 293 votos sim a 192 por quebra de decoro parlamentar, pelos envolvimentos com as denucnias do esquema do mensalão iniciado pelo ex-deputado e tambem cassado Roberto Jeferson.

Fica uma sensação de justiça, mas tambem de uma tristeza profunda pela história que este cidadão construiu para a esquerda brasileira. Vendido pelo sistema ou não?

Prefiro cantar o refrão do samba enredo de 2006 do GRES Renascer de Jacarepaguá:


"Ta no poder, herói ou farsa
A esperança não venceu
Eu tenho medo desse mundo de trapaça
Vá pro inferno aquele que já se vendeu"


E por falar em Renascer, adquiri o CD das Escolas de Samba de 2006 dos grupos de Acesso A e B. O cd é bom, é duplo, traz um velo sucesso da Ilha do Governador pela escola de samba Boi da Ilha no CD 2. Pra finalizar, no CD 1, um dos ritmistas que tocou na gravação da Renascer foi o Sr. Renato Motta. Tem tudo pra ser sucesso.

terça-feira, novembro 29, 2005

Meus 15 Anos... Que Corpo Lindo


Qual não foi minha surpresa ao me deparar com um link em meu Orkut de minha amiga pernambucana Raquel Thaís frequentadora do Castelo Pokemon Pernambucano e representante da SOCABA DA PEste, apontando para o site da gravadora alternativa Trama que na maioria das vezes abre espaço para as novidades musicais do cenário brasileiro - principalmente nordestino.

Pois nesse site, o carissimo blogueiro babilônico vai poder conferir três singles do grupo "Meus 15 Anos... Que Corpo Lindo": Carambola, Flor de Algodão e Pé na Estrada. Vale a pena, porque o som nos remete as origens sonoras do Estado de Pernambuco.

Formado por garotas percussionistas; (Raquel Thaís, Natália Wander, Carol Lopes, Joaninha e Raquel Santana) que fazem ou fizeram parte de grupos de percussão já reconhecidos no estado: Nação do Maracatu Porto Rico, Belas Marias e Pandeiro do Mestre. Compartilham a temática de suas letras e a vibração de suas batidas, estejam estas no forró, no coco de roda, na embolada ou no samba.

Raquel Thaís avisa que a gravadora, mais uma vez, abre um espaço valioso, publicando uma entrevista do grupo "Meus 15 Anos... Que Corpo Lindo".
É ver pra conferir esse belo trabalho e uma nova promessa no cenário musical brasileiro.

domingo, novembro 27, 2005

Feijoada na Renascer 2

Dessa vez, não perdi tempo e fotografei a grande feijoada da Renascer ontem, que teve a presença de ilustres figuras como Neguinho da Beija-Flor, MC Bolete (funk) e claro, a bateria da Renascer de Jacarepaguá.
As unicas coisas tristes, foi terem barrado a bateria e terem terminado com a cortesia das caipirinhas! Salvadoras para os bebuns de plantão.
Confiram as fotos babilônicas, de nossa folia pré-carnavalesca:


A multidão lotou a quadra do GRES Renascer de Jacarepaguá


Foto com os diretores do GRES Renascer de Jacarepaguá


Nossa mesa estava animada, pessoal de Serviço Social na mesa do diretor Jorge!


Renato Motta, Tati, Vanessa e Jorge! Uma foto para posteridade!


Tati cai no samba, samba Tatiana, samba Tatiana, tem baiana no samba!


Cezar e Renato Motta unidos, e torcendo pelo Naútico! Não deu Cezar!


Renato Motta e Paulinha, comemoração pela Renascer e pelo Grêmio resperctivamente!


A bateria da Renascer começa a tocar as 20:00 horas! Com garra e fervor!


As passistas sambaram em frente a bateria, afinal de contas, era o Neguinho da Beija Flor se apresentando!


Paula resolve entrar para a bateria da Renascer tocando Ganzá!
Valeu Paula, fez bonito!


e fui o padrinho da Paula que estreiou na bateria com todas as horarias!
Na feijoada da Renascer!


Pra finalizar nossa noite, fomos para a festa do Mestre Faísca na Gardênia Azul.
Jorge, Paula, Renato, Tati, Gláucia. A noite foi muito boa!

sábado, novembro 26, 2005

Feijoada na Renascer

Hoje, ultimo dia do Mês tem a maravilhosa Feijoada do GRES Renascer de Jacarepaguá. Começa a partir das 13:00 horas e tem a apresentação de nossa bateria.

Vale a pena, o lugar fica lotado e a comida é bastante saborosa. Um bom programa para esse sabado meio cinza.

quinta-feira, novembro 24, 2005

Carreira de Marradona

Procurando informações sobre os acontecimentos de Recife no plantão do GLOBO ON LINE, acabei deparando-me com uma noticia no mínimo pilantra, digna da SOCABA!

"Diego Marradona leiloraria lembranças de sua carreira na internet, mas as carreiras ele já cheirou!!

Diego Marradona leiloraria lembranças de sua carreira na internet, mas as carreiras ele já cheirou!!"


Fala sério, pilantragem pouca é bobagem. Mas fiquem tranquilos, a GLOBO ON LINE já tirou do ar essa noticia Bizaaaaaaaarrrraaaa!!!
Babilônia Irmãos!

quarta-feira, novembro 23, 2005

Violência em Recife - Repressão Policial a uma jornalista

O relato é do dia 18 de outubro, vespera do dia da Consciencia Negra o que ocorreu em Recife reforça que ainda estamos muito longe do Brasil que queremos. Vejam um relato impressionante, escrito por uma pessoa que estava fazendo a cobertura da passeata e que foi presa, retirado do blog: www.aostraeovento.blogspot.com
Fotos de Ana Lira do site http://www.boivoador.com


RECIFE- No segundo dia da mobilização contra o aumento das passagens de ônibus, eu estava indo encontrar Hugo na faculdade e era aniversário dele. Quando vi, precisava descer uma parada antes. Olhei e vi o batalhão de choque subindo a ponte do Derby. Parecia cena de filme. Aquele mar de homens vestidos de cinza, com cacetete e escudo.

A gente nem acompanhou a passeata a partir do Derby. Quando a gente saiu pra fazer a cobertura, vimos quatro ônibus quebrados e pichados. Tiramos fotos e entrevistamos motoristas, cobradores e passageiros. Seguimos, tranquilamente, em direção ao centro da cidade, tomando uns desvios para não sermos alvo de nada.

Quando a gente chegou no centro, muita gente estava voltando pra casa, dizendo que tinha acabado a passeata. Então, nós encontramos com a manifestação na frente do palácio do governo. Os estudantes fizeram uma assembléia pública para decidir se continuariam ou parariam e qual o destino a tomar. Falaram o destino para o público, na frente da polícia.

Então, a manifestação seguiu pacificamente pelas pontes até parar na frente da assembléia legislativa. Então, vimos um ônibus andando e um grupo entre cinco e oito garotos - em uma manifestação de mais de 300 pessoas - correram em direção ao ônibus e atiraram um cavalete pelo vidro de trás do veículo. Enquanto eles corriam, os organizadores da passeata no carro de som pediam, pelo amor de Deus, que eles voltassem, não fizessem aquilo, que os garotos não atirassem pedras, mas era tarde demais.

Os demais manifestantes nem chegaram perto dos ônibus. A polícia partiu pra cima mas a organização conseguiu negociar. A passeata continuou. Quando chegamos na esquina entre a Avenida Cruz Cabugá e a Rua Visconde de Suassuna, estava tudo bloqueado do lado direito. O pessoal falou aos estudantes, que decidiram continuar a passeata pela Suassuna e foram em frente.

Quando a manifestação seguiu e a gente olhou para trás, vinha o batalhão de choque dividido em duas fileiras, uma do lado esquerdo e uma de trás, do lado direito a PM tinha fechado a rua. Ninguém podia voltar. Eles pegaram a passeata pelas costas e começaram a atirar bombas de gás lacrimogênio.

Eu estava tirando fotos. Hugo dispersou de mim e eu entrei no meio do batalhão de Choque para não ser atingida. Eles conseguiram dispersar a manifestação. O pessoal dos sindicatos da Suassuna gritando contra os policiais. Eu consegui achar Hugo e disse a ele que era melhor a gente ir embora. Então aconteceu um negócio terrível: dois policiais pegaram um garoto e encostaram na parede.

Um senhor vinha entrando em um escritório e viu a cena, se dirigiu ao policial e disse "mas não precisa disso". O policial tirou uma pedra da bolsa do garoto apontou para o homem e disse "o senhor sabe o que é isso? isso é vandalismo! Venha incitar agora, seu merda". Eu me revoltei e disse "que história é essa de chamar cidadão de seu merda?". Então, ele partiu pra cima de mim, foi grosso, me empurrou, e as pessoas em volta protestaram.

Então, uma amiga nossa disse: "Ana, eles estão tirando fotos das pessoas". E eu disse "Meu irmão, isso é coisa séria". Encontramos um professor de história que nos falou "Meus filhos, o DOPS não acabou. Eles estão fichando todo mundo". Eu fiquei bege com aquilo e pedi aos meninos que fóssemos embora.

Então, nós fomos para a Conde da Boa Vista encontrar o resto do pessoal da reportagem para ir pra casa. Quando chegamos lá, eles pegaram um de nossos amigos. Eu virei para o policial e disse "Moço, ele está fazendo cobertura. Não prenda ele, não". O cara virou para mim e disse "Está achando ruim? Quer ir, também?" e eu respondi: "não, quero não". Ele me retrucou "Você vai também", e partiu pra cima de mim.

Eu sai me desvencilhando dele, e outro tomou a frente. Eu subi a calçada e eles tentando me agarrar. Os fotógrafos em cima. Quando vi, eu cai no chão. Eles me arrastaram. Hugo veio tentar me defender. Eles pegaram Hugo pelo pescoço e atiraram nós dois dentro do camburão, junto com mais um fotógrafo que tentou ajudar a gente.

A gente conseguiu entregar as máquinas para colegas nossos, e as fotos estão salvas. Quando a gente estava dentro do camburão, o cara da PM ficava dizendo "senta, senta agora" e eu dizia a ele "moço, não cabe" e ele berrava "você quer que eu entre ai e mostre que cabe?". Eu engoli seco, porque a raiva que eu estava, não conseguia medir. De dentro do camburão, eu liguei pra amigos, que acionaram a coordenação da faculdade.

Então, eles arrastaram a gente e muitas outras pessoas - gente, inclusive, que nem estava na passeata e, sim, esperando ônibus - para a delegacia. Quando chegou no local, eles ficavam gritando com a gente. Impediram da gente falar no celular. Eu atendendo as ligações e eles ameaçando de tomar meu telefone, gritando comigo.

Uma jornalista amiga nossa, que estava fazendo cobertura pela Agência Carta Maior levou grito e foi empurrada na frente da delegacia. Havia um advogado de direitos humanos, que estava levando grito dos policiais na frente da delegacia, mesmo se identificando. Acho que foi por isso que representantes da OAB e a Comissão de Direitos Humanos da Câmara, em peso, foram para o local. Se brincar havia mais advogados que gente detida, na delegacia.

A nossa sorte é que o pai de Hugo acompanhou tudo e conseguiu falar com o chefe do batalhão para liberar a gente. Ele colocou todas as pessoas que haviam sido "pegas, por engano", segundo eles, e colocaram em uma sala. Inclusive, o filho de um jornalista do Jornal do Commercio. Enquanto isso, a minha coordenadora conseguiu falar com um professor de Direito Penal, e mandou ele para a delegacia.

Quando ele chegou lá, era meu vizinho. Depois dele, chegaram meu pai, que é advogado, Conrado, o pessoal do Centro Luiz Freire, com quem eu trabalhei junto com o pessoal do Departamento de Direitos Humanos do Grupo de Assessoria Jurídica para Organizações Populares (Gajop), que foi onde eu estagiei recentemente. Nunca vi tanto advogado me procurando.

Eles resolveram tudo e a gente foi liberado. No entanto, o pai de um dos garotos disse que eles colocaram no registro da delegacia que a gente havia sido detido porque estava fazendo "baderna" na passeata. Eu fiquei tão indignada quando eu soube disso hoje de manhã, que nem consigo falar direito.

O pior é que veicularam minha imagem sendo presa tanto no NE TV quanto no Jornal Nacional com um off dizendo "os estudantes, que entraram em conflito com a polícia foram detidos". Poxa vida, eu não entrei em conflito com ninguém. Eu tenho meu juízo em perfeito lugar. Não vou discutir com gente que diz "a ordem da gente é prender", independente de quem seja.

No entanto, o que me arrasou foi ter visto a foto de Hugo pego pela polícia sendo estampada na capa do Diário de Pernambuco e da Folha de Pernambuco, com a legenda "manifestante é imobilizado por policiais militares". Poxa, ele estava trabalhando. A foto mostra ele de máquina na mão. É um absurdo. Pelo menos, o Diário de Pernambuco coloca a fala do pai dele, na matéria, contando a verdade, mas na capa não diz isso.

Eu estou super arrasada. Dormi muito mal. Estou tremendo desde a hora que acordei. Estou com medo de andar na rua. A minha irmã colocou um cartaz no meu quarto dizendo "Bem vinda ao paraíso, depois de passar umas horas no inferno", e foi isso mesmo. Aquilo é um inferno. Quando a gente vê o pessoal relatando, nas comunidades, que não tem motivo nenhum para andar tranquilo nas ruas, sabendo que a polícia age assim, de maneira arbitrária, a gente acha que é brincadeira. Ontem, eu senti na pele que isso é a mais profunda verdade."


  • Os preços foram reajustados em quase 10%, mas hoje os estudantes de Recife irão fazer manifestações pela cidade. Movimento que está ficando muito parecido com Florianopolis e Salvador.

    A diferença é que o clima de Recife é de ditadura militar, com tropa de choque. Estudantes universitarios estão comparando com a vigencia do AI-5 que cassava todas as liberdades das pessoas.
  • segunda-feira, novembro 21, 2005

    Monologo ao Pé do Ouvido


    Creio que nesse feriado da Consciência Negra no Rio de Janeiro,não escrevi tantas coisas como fiz outrora aqui na Babiônia (basta o caro blogueiro verificar os arquivos).
    Por isso, neste ano, prefiro apelar para um dos maiores poetas modernos de Pernambuco e que se hoje não está conosco, deixou um legado musical para a música brasileira.

    Aliás, poema bem oportuno, pois meus companheiros de Portugal vão encerrar as atividades de um blog que durante anos é minha referência da Esquerda Européia.

    Desde que Luis Gravatá do Jornal O GLOBO, listou alguns blogues de alem mar. O Blogue de Esquerda foi o meu preferido a ponto de listar aqui na Babilônia e ele nos listar lá em Lisboa.

    Pois bem, daqui a 10 dias o BdE II encerra suas atividades.

    A ligação entre Babilônia e o Blogue de Esquerda é tão intenso, que hoje a Babilônia está listada em diversos outros blogues de Portugal e num site de referencia de blogues, entramos na categoria de um Blog Portugês.

    Sentirei saudades dos textos e do panorama que o BdE II nos elucidava, sob a perspectiva da esquerda. Vamos a poesia?

    "Modernizar o Passado
    É uma Evolução musical
    Cadê as notas que estavam aqui
    Não preciso delas!
    Basta deixar tudo soando bem aos ouvidos
    O medo dá origem ao mal
    O homem coletivo sente a necessidade de lutar
    O orgulho, a arrôgancia, a glória
    Enche a imaginação de domínio

    São demônios que detroem o poder
    Bravio da humanidade
    Viva Zapata!
    Viva Sandino!
    Viva Zumbi!
    Antônio Conselheiro!
    Todos os Panteras Negras
    Lampião Sua imagem e semelhança
    Eu tenho certeza eles também cantarm um dia.

    Por Chico Science
    Pernambuco - Brasil

    quinta-feira, novembro 17, 2005

    Lapa Ficará Redonda


    O dilema será grande, pois hoje começa o grande festival SKOL Rio 2005.

    Lembrando que toda a sexta feira é dia de bater ponto no GRES Renascer de Jacarepaguá e não sei o que escolher.

    Mas pra deixar o caro blogueiro informado, vamos a programação gratuita, que é isso que nos interessa e não doi no nosso bolso:
    18/11 - SEXTA (hoje)
    19:00 - Bloco Céu na Terra (sairá da Praça João Pessoa)

    20:00 - Rio Maracatu

    21:00 - Alceu Valença

    19/11 - SABADO (amanhã)
    19:00 - Arlindo Cruz

    20:00 - Dudu Nobre

    21:00 - Bateria Skol (Ritmistas da Mangueira e Imperatriz Leopoldinense).

    E ai meu caro Babilônico, já escolheu seu dia?

    quarta-feira, novembro 16, 2005

    A Sociologia de Batman


    Coisa boa a gente também copia. Essa encontrei no Blog PENSO, LOGO DESISTO. Achei tão legal esta análise que reproduzo dando os devidos créditos ao cartunista Zé da Silva:

    "Ando atrasado com os filmes em cartaz. Só ontem, por exemplo, assisti ao DVD deste “Batman Begins” que saiu no início do ano. E só então, depois de tantos anos acompanhando o morcegão, percebei algo nele que eu nunca havia visto.

    Vem cá... o cara é ricaço e mora num castelo. Leva uma vida de ostentação. É dono de uma puta corporação cheia de tentáculos, mesmo sem nunca ter trabalhado. Até aí, tudo bem. Quem tem dinheiro tem o direito de fazer com ele o que bem quiser.

    Mas Gotham City me lembrou aqueles países da África, onde dois ou três caras estão sentados nas minas de ouro e o resto do povão vive na merda pura.

    Bem, sabemos que uma das raízes da violência é a má distribuição de renda.

    Logo...

    (aqui entra minha falácia)

    Logo, a violência que Batman combate foi gerada por Bruce Wayne. Ele deixa os caras na pobreza e ainda espanca todo mundo. Me diz: dá pra torcer pra esse cara?

    Em vez de distribuir porrada, por que ele não vai distribuir umas cestas básicas? Vai fazer trabalho voluntário, ou manda as empresas Wayne criar ações de responsabilidade social, sei lá..."


    Genial não?!!! Acompanhe

    terça-feira, novembro 15, 2005

    Parem tudo! 110 Anos de Glórias


    Podem parar tudo neste 15 de novembro de 2005. Não só porque é um feriado, data da Proclamação da República pelo militar Deodoro da Fonseca, sim, evidente, nascia em 1889 a República dos Estados Unidos do Brasil (espelhar-se em quem né?).

    Mas vejam os caros leitores bloggueiros, que 6 anos mais tardes, na Zona Sul daquela Bélle Epoque, um grupo de jovens e destemidos remadores fundaria o CLUBE DE REGATAS DO FLAMENGO.

    Naquela época, os jovens comprariam a PHERUSA, e se aventurariam na enseada da Praia do Flamengo. O tempo virou e os bravos remadores tiveram que usar a garra para sobreviver a tormenta. Resgatados pela Capitania dos Portos, este episódio marcaria a principal característica do Flamengo. A GARRA!!!

    A modalidade não era o futebol, nem conhecíamos este esporte bretão, mas sim as disputas no mar! E o hino ecoa preconizando seus futuros brados heróicos:
    "(...)Flamengo, Flamengo
    Tua glória é lutar
    Flamengo, Flamengo
    Campeão de terra e mar(...)"


    Hoje o Flamengo é o clube brasileiro com a maior torcida, com uma popularidade gigantesca, com uma história heróica, mas com momentos de dificuldades. Hoje nosso time luta para não ser rebaixado, mas mesmo assim, seus torcedores fazem deste clube o maior patrimonio imaterial existente. A imensa torcida do Flamengo é a base desta Nação. A Nação Rubro Negra que de glórias e lágrimas justificam o hino popular criado pelo genial e "americano" Lamartine Barbo:
    "Eu teria
    Um desgosto profundo
    Se faltasse
    O Flamengo no mundo"


    PARABÉNS MENGÃO!!!!

    segunda-feira, novembro 14, 2005

    O Cravo da Terra de Santa Catarina


    A dica desta segunda feira, com cara de sábado, é dar um pulinho na FENAC do Barra Shopping pra conferir o som do Grupo Cravo da Terra que se apresenta a partir das 19:00.

    Seu trabalho é alimentado por diversas vertentes e tem uma identidade sonora muito particular, que cruza as fronteiras entre o “popular” e o “erudito”.

    O repertório é eclético: além das composições próprias, conta com obras de compositores consagrados da música popular brasileira; músicas inéditas de novos compositores do sul do Brasil; peças folclóricas e de domínio público e ainda obras escolhidas do repertório erudito.

    Lembra muito Sá Grama de Pernambuco, o Cravo da Terra tem, na minha na grande amiga Ive Luna, a essência vocal do grupo. Hoje irei conferir de camarote a apreentação do Cravo da Terra em terras cariocas.

    quinta-feira, novembro 10, 2005

    Voltei

    Depois de um tempo, achando que não seria mais possivel postar na Babilonia, vejo que posso....
    Aguardem...
    Ta de madruga e to morrendo de sono, mas amanha coloco informações sobre a semana.
    Tem novidades, inclusive a programação do SKOL RIO 2005.

    sábado, novembro 05, 2005

    Dia Nacional da Cultura


    De forma bem extrovertida, o carioca pode comemorar o Dia Nacional da Cultura com muita folia.

    Hoje - (sabado, 05/11) acontece a abertura do carnaval de rua do Centro do Rio Antigo.

    A tradição do Cordão do Bola Preta se mistura ao frescor de blocos como Cordão do Boitata, Rio Maracatu e Céu na Terra num divertido desfile pelas ruas da região numa grande festa de lançamento do Polo Cultural Histórico Gastronônico do Novo Rio Antigo.

    A Babilônia recomenda: Vista a sua fantasia e venha exercer seu espírito carioca!!!

    Horários da Programação da folia:

  • 11h20 Cortejo Homenagem a EMILINHA BORBA
    saindo da Igreja Lampadosa - Praça Tiradentes

  • 12h - Espetáculo "NAVELOUCA" da Cia Brasileira de Mysterios e Novidades
    Largo de São Francisco

  • 13h - show com "SALDANHA ROLIM e TAMBORES DE CANTARIA"
    Praça Tiradentes

  • 14h - Concentração "CORDÃO CÉU NA TERRA"
    Praça Tiradentes


  • 15h - Concentração "RIO MARACATU"
    Rua Lavradio (esquina de Rua Visc. do Rio Branco)

  • 16h - Concentração "CORDÃO DO BOITATÁ"
    Fundição Progresso

  • 17h - Concentração "CORDÃO DO BOLA PRETA"
    Rua 13 de Maio - Cinelândia


    ORGANIZAÇÃO: ACCRA - ASSOCIAÇÃO DOS COMERCIANTES DO CENTRO DO RIO ANTIGO.
  • sexta-feira, novembro 04, 2005

    Alôooooooooooo, Babilôniaaaaaaa!!!!



    "Telefone ao menos uma vez, para 34-4333"
    Noel Rosa

    Estou realmente apaixonado pela mais nova tecnologia que já algum tempo ronda a Internet, chamada SKYPE, ligação rápida, simples e direta sem usar a Telemar.

    Na minha adolescência era assim:
    - Manhê, posso ligar pra Vitória?
    - Hoje pode!!!! mas economiza, não fale tanto tempo!
    E pronto, uma ligação interurbana por mês, e as saudades enormes...

    Mas com a Skype a possibilidade destas ligações serem diretas e gratuitas é ainda melhor, pode-se teclar como o MSN, mas o legal é um forum telefônico, onde todo mundo fala simultaneamente.

    Evidente que usuário precisa ter Skype tambem. Então... meu amigo, se vc tiver aproveite e faça como o grupo pilantroso do Casseta e Planeta.

    Pagode do Sambabaca
    Liga pra mim
    meu coração
    Vai te pegar...
    Se tu não vem,
    eu vou choraaaaar...
    Liga pra mim!!!!"

    quinta-feira, novembro 03, 2005

    Novo Point do Moutela


    Foi inaugurado aqui no Moutela, mais exatamente no Anil, um novo bar que está agitando mais uma vez nossa localidade, como era na época do Funchal e do Cassarola.

    O bar é bem agradavel, apesar dos preços serem salgados, o atendimento é otimo e vem no sentido de atender uma clientela de poder aquisitvo maior.
    Não deixa de ser uma boa opção experimentar o Bartekim.


    Este é a lgomarca do bar


    Aqui a panorâmica do bar, no Moutela!


    Evidente que esperimentamos o chopp que é exelente. Da Brahma!


    Pra terminar, acabei sentando em cima dos barris de chopp. Porque SOCABA quando termina.