segunda-feira, agosto 22, 2011

O MUNDO MUDO

Há um mundo mudo
Palavra mundo
Mudo da palavra
Articuladas em muralhas
Frases soltas
Escolhas

Há um mudo mundo
Palavras mudam
Círculo oculto
Fragmentados castelos
Frases cegas
Ditaduras

sexta-feira, agosto 12, 2011

O Achado Arqueologico Contemporâneo Brasileiro



Ontem, um funcionário que buscava fazer um reparo de infiltração no Congresso Nacional acabou encontrando, na parede interna, o legado a lápis dos operários que trabalharam na construção da cidade de Brasília em 1959.
O achado, noticiado pela imprensa brasileira, carrega simbolismos de um tempo e de um espaço que outrora refletia os sonhos, amores e esperança por aquele novo espaço político.

Mas se formos analisar, todas as construções são feitas por pessoas, que estão carregadas de sentimento.

Durante o seu processo de colocar tijolo por tijolo, pedras sobre pedras e cimento, sobre cimento. Mensagens diversas foram colocadas e apagadas em função da obra.
Mas o que difere, no muro interno do Congresso Nacional foram as mensagens, a forma de escrita e o local aonde estes escritos foram preservados.

Paralelamente, o processo de construção do Porto Maravilha desvendou e trouxe a tona o antigo Porto do Valongo aonde vestígios dos escravos foram encontrados.

Estes fragmentos, tanto em Brasília quanto no Rio de Janeiro, são os portais para a nossas Cidades Invisíveis que Italo Calvino escreveu e que existem em cada grande centro urbano do mundo..

São nossas figuras rupestres contemporâneas. É a nossa identidade, autêntica do povo brasileiro, que deixa seu registro, mesmo que sejam vestígios de uma realidade longínqua. Nossa história re encontrada, re achada.

segunda-feira, agosto 01, 2011

Dia Estadual do Maracatu



Salve Nagô, Salve Estrela Brilhante, Salve Nação, Salve Naná, Salve Mãe Biu, salve o dia Estadual do Maracatu em Pernambuco.

Berço desta nação África, trazidos a ferro e fogo fizeram da aparente fuzarca sua devoção mais intensa de resistência cultural nas síncopes e ataques no couro da Alfaia dialogando com agogôs, Agbês e as caixas.

Hoje a noite Olinda encontra-se em festa, recebendo e dando passagem aos passos dos Grupos de Maracatu Nação!

História de Pernambuco se refaz a cada minuto do estampido da Alfaia.

Parabéns Maracatu, é Maraca, Maracatu!