domingo, abril 25, 2010

Olinda



Estive hoje cedo em Olinda... a cidade parecia adormecida na bela manhã de sol. Os casarios todos com as janelas fechadas, pareciam orquestrados em me abrir lembranças do tempo em que vivi em Olinda.

Ao entrar pelo Carmo, parecia que anunciava minha chegada pelos sinos que dobravam convocando os fiéis a missa dominical. E como passante, meus pensamentos me levam aos passos de frevo e da multidão que percorre Olinda no carnaval.

Existem marcas do carnaval nos muros da cidade, as visíveis podem ser vistas nos muros pintados, nas máscaras enfeitando as fachadas pelas janelas dos ateliês, locais onde os bonecos gigantes hibernam até o próximo ano.

Já as marcas invisíveis... estas merecem uma atenção maior. Elas se escondem em cada paralelepípedo, em cada muro, nos beco, nos postes nas ladeiras, foram deixadas através da energia solta nos passos leves das passistas de frevo, nas batidas sincopadas das alfaias dos maracatus, estão espalhadas em quatro cantos distintos - Ribeira - Amparo - Carmo e Varadouro. Está no suor misturado à terra de Olinda.

Caminhar por Olinda no domingo pela manhã é poder escutar os acordes de um poeta ao violão ou mesmo o coro das freiras do convento no alto da Misericórdia. Os cantos dos pássaros compõem a cena e o vento na Sé parece acariciar-nos.

Enfim, estive em Olinda e deixei meu suor e minhas pegadas na cidade. São marcas efêmeras de quem passou por lá, dentre tantos outros que alimentam a cidade que parece ter gana de se colorir, de se travestir se preparando para mais uma folia de sons e cores que só Olinda tem em seu carnaval.

Chorei em Olinda a saudade e este sonho realizado em poder dizer que....
"Olinda
Quero cantar a ti, esta canção.
Teus coqueirais,
O teu sol, o teu mar
Faz vibrar meu coração.
De amor a sonhar.
Minha Olinda sem igual.
Salve o teu carnaval...."

Salve teus tantos outros carnavais...

sexta-feira, abril 23, 2010

Viva São Jorge


Aqui não é Star War, mas agora é a hora de São Jorge contra-atacar e o Rio de Janeiro, bonito por natureza marca sua presença no feriado.

Sua origem é inglesa, mas além da igreja católica, o santo guerreiro foi adotado pelas religiões afro-brasileiras. E aí reside o papel deste Santo, a suas multiplas representatividades.

Infelizmente o atual Papa Bento está modificando a política da Igreja Católica e tende a condenar o sincretismo e isso pode se tornar mais radical.

Acho que o respeito as múltiplas manifestações religiosas está garantido na Constituição Federal, e para alguns radicais das religiões protestantes é inadimissível.

Mas reflitamos, qual é um dos poucos locais em que um rabino pode se encontrar com um islâmico e falar sobre a paz no oriente médio? A Rua do Saara.

Então vamos celebrar São Jorge, Viva São Jorge, Padroeiro da cidade de São Sebastião do Rio de Janeiro.

Mas pensemos! Não poderia ser Cidade de São Jorge do Rio de Janeiro?
Rio Babilôniaaaa.

quinta-feira, abril 22, 2010

21.04.10


Bons dias....

Hoje fiquei analisando as possibilidades de apropriação e significado desta data aí de cima neste ano.

O 21 de abril de 2010 tomou vultos e formas distintas.

Para o Brasil é a data em que celebramos o feriado de Tiradentes, mártir do movimento da Inconfidência Mineira que tinha na Revolução Francesa seus ideais e na ideia de independência de Portugal, foi enforcado em 21 de abril de 1792. Portanto é um feriado nacional.

Essa data é escolhida por Juscelino Kubichek para fundar às 9 da manhã do dia 21 de abril de 1960, a nova capital brasileira. Hoje Brasilia está em festa por ter completado 50 anos.

A morte de Tancredo Neves em 21 de abril de 1985 foi anunciada pelo Britto, então acessor do Palacio Tiradentes e causou grande comoção nacional. Pois Tancredo representava a abertura política depois de quase 20 anos de Ditadura Militar. Alguns dizem que sua morte já tinha ocorrido alguns dias antes, mas que só foi anunciada nesta data para que houvesse coincidências. Um dia saberemos melhor desta história.

Mas... a escolha da IURD (Universal) para fazer um mega culto nacional de nome DIA D e causar o caos em algumas cidades brasileiras mostrou um aspecto que as vezes passa desapercebido. A força que Edir Macedo têm no Brasil.

Enfim, estes diversos contextos foram determinantes. Passei o dia inteiro em casa. Lendo, estudando, na internet, me alimentando e dormindo. Não necessariamente nesta ordem.

Agora amigos, boas noites....

segunda-feira, abril 19, 2010

Envelheço na cidade


O insistente babilônico que ainda cisma em passar por este minifúndio virtual pode ter certeza que a Babilônia não morreu.

Tirando o fatídico jogo do meu Mengão, selando o compromisso do atual hexacampeão com a Taça Libertadores, meu dia foi de intensa comemoração.

Vejamos a que grau etílico cheguei. Foram 10 latinhas no sábado a noite divididas com Beto Barraca.

No domingo em Piedade foram 2 latinhas, 10 garrafas de cerveja. Em casa mais 10 latinhas, 1 litrão e ainda bebemos com uma Cidra que havia aqui em casa.

Como bom matemático que não sou vamos aos teoremas e pitacos.

se uma latinha tem 350 ml, uma garrafa de cerveja 600 ml e 1.000 ml.

Posso dizer que tomamos no sábado 3,5 litros de cerveja no sábado e no domingo 11,2.

Portanto o fim de semana foram 14,7 litros de cerveja.

Mas, como não estava sozinho, tenho que fazer uma estimativa aproximada dos litros de
cerveja que ingeri levando em conta o período em que estava sozinho e os momentos acompanhados com Beto Barraca(uma constância) e Ieda Cruz(inconstância variavel). More é café com leite nessa história.

Creio que meu consumo deve ter sido 2,7 Litros de cerveja no sábado. Já no domingo uns 7 litros de cerveja, totalizando a incrível marca de 9,27 litros de cerveja no fim de semana.

Ora bolas, perguntará o caro blogueiro. Para que tanto calculo?

O resultado hoje não poderia ser outro, acho que no trajeto do 020, me sentia tonto e tudo estava meio leeeeentooo. A dor de cabeça seria dos litros ou do jogo do Maracanã?

Enfim, tava que nem Quincas Berro D'agua. O resto? Babilônia Pouca é bobagem.

domingo, abril 18, 2010

Flamengo entrega documentos na CBF



O Flamengo deu o primeiro passo para o reconhecimento do título de campeão brasileiro de 1987.

Nesta sexta-feira (16.04), o vice jurídico do Flamengo, Rafael de Piro, protocolou, na Confederação Brasileira de Futebol (CBF), toda a documentação do Clube dos 13 referente à competição daquele ano.

A CBF havia dito durante a semana que nunca havia recebido documento algum, mas, agora, recebeu as provas de que o Clube dos 13 considera o Flamengo hexacampeão brasileiro.

Entre as documentações entregues pelo vice jurídico estão:
  • Ata da reunião de 88, que reconhece o Flamengo e Internacional como campeão e vice-campeão daquele ano, sem necessidade de cruzamento.

  • Ata da reunião extraordinária de 97, determinando que os dois clubes (Flamengo e Sport) não precisavam ter se enfrentado e que, portanto, são os campeões de 87;

  • Ofício de 2007, reforçando a decisão da reunião de 1997.

    Não é possível que a CBF reconheça um campeão brasileiro sem ter enfrentado os seguintes times: Atlético Mineiro, Grêmio, Palmeiras, Botafogo, Bahia, Flamengo, Santa Cruz, Corinthians, Internacional, Fluminense, Cruzeiro, Vasco da Gama, Goiás, São Paulo, Coritiba e Santos.

    Flamengo é Hexacampeão Brasileiro.
  • quarta-feira, abril 14, 2010

    Voltamos.... com o sonho


    Foi assim... uma paixão, assim que vi a tua foto fiquei impressionado com a beleza....

    Um sonho de consumo... que surgiu do nada, mas que foi amor a primeira vista.

    E tenho a honra de apresentar a vocês caros babilônicos o que enfim acertaram em termos de designer.



    A tercera camisa do Flamengo vazou na internet. Não sei se é boato, mas se esta camisa for lançada. Eu quero!!!!

    POLEMICA DA TAÇA DE BOLINHAS
    Ja coloquei minha opinião no twitter da SOCABA. Agora é verificar na quinta feira qual será a postura da Presidente do Clube de Regatas do Flamengo - Patricia Amorim.

    E a Babilôniaaaaa Segue viva!!!