quinta-feira, junho 29, 2006

Liberté, Egualité e Vancifudé


Os muros do Blog da Babilônia estão sensibilizados com o drama vivido pela jornalista brasileira Joana Calmon do Blog Pariscópio e apoia a campanha virtual.

QUEM DISSE QUE NÃO QUEREMOS VINGANÇA? Queremos sim, queremos que o Brasil ganhe de 3 X 0 da França. Queremos ver a cara de derrotado de Zidane, queremos que haja uma comoção nacional em Paris.

Queremos que a Joana Calmon zoe o taxista, o padeiro, do leiteiro e o mala do seu namorado.

Como aqui no Brasil a gente superou aquela copa com a vitoria do pentacampeonato no Japão e Coréia, o drama é muito maior pra esta jornalista que convive entre os gauleses.

De qualquer forma, confio muito mais no Brasil do que na França. E que venha o proximo prato! Em breve a receita na Babilônia.

Em tempo. Enquanto estávamos brincamos, um fato terrível envolvendo a Faixa de Gaza e Israel aconteceu. Com tanques e Jatos F-16 bombardeando e atingindo pontes e civis em praias e residencias palestinas.

Lá, a guerra toma vulto e atinge proporções que vão além da racionalidade humana. Raiva, ódio e intolerancia é o tom maior.

A Babilônia com os muros atingidos, e faz coro com o Governo Brasileiro repudiando o ataque israelense.

segunda-feira, junho 26, 2006

Copa Gastronômica. Que venha Gana!


Creio que foi na Copa do Mundo de 1994. Sim, claro foi lá que a família Rodrigues da Silva (na qual faço parte) encontrou um meio peculiar de ver os jogos da Copa.

Sob o pretexto de "Devorar os adversários" e dando alguma utilidade prática a coleção de receitas de meu pai, criamos um procedimento básico para assistir aos jogos da seleção brasileira.

A regra é clara. Seja qual for o adversário, nos empenharíamos em procurar uma receita culinária deste país.

Há de se pontuar que não temos um livro dedicado a culinária mundial e nossa maior base de operação e pesquisa é a Internet - por sorte nossa difundida no Brasil a partir de 94 e que ainda hoje é a nossa maior fonte de receitas e pratos.

Aliás as dificuldades não se resumem somente ao prato a ser encontrado, mas em certas ocasiões, temos que nos tornar verdadeiros interpretes e tradutores de outras línguas para o português. Em paises mais distantes o espanhol, inglês ou francês é a base lingüística das receitas e para isso, temos que desvendar os mistérios culinários e principalmente dos temperos e especiarias nativas que o prato exige.

Assim em 1994 iniciamos uma vitoriosa Copa gastronômica que envolveu pratos da Suécia, EUA, Holanda, Itália, etc... Naquele ano nos consagramos campeões.

Em 1998, depois de outra maratona, confesso que o prato francês nos causou certa indigestão pois nosso esquadrão canarinho perdeu feio na final. Mas de toda aquela campanha, surgiram pratos deliciosos.

Por uma questão geográfica, em 2002 quebramos a tradição por estar locado e morando em Olinda, e não ter nossa tradicional torcida para dividir os custos desta produção e por estarmos sob o domínio culinário nordestino que dispensa essa nossa Copa Gastronômica.

Neste ano de 2006 o retrospecto foi interessante. Vejam os famintos babilônicos que iniciamos no primeiro jogo com a Croácia com um prato chucrute croata à base de repolho, recheado com carne e um tempero bem consistente e forte. Delicioso!

Contra a Austrália provamos a deliciosa feijoada australiana a base de frutos do mar, de certo que não é um prato comum e barato pela quantidade de lula, polvo, camarão e outras iguarias marinhas, mas que esse prato é bom, ahhh isso é!!!

No jogo entre Brasil e Japão foi bem mais simples preparar o sukiaki e o sushi, e os condimentos, temperos e os talheres de madeira. Realmente estava muito bom e o prato foi devidamente apreciado por cerca de 9 pessoas esfomeadas por gol.

De certo que encontrar pratos típicos da África é uma tarefa mais árdua e o de Gana maior ainda pois o inglês é a língua básica. A priori encontramos um prato de Abacate com amendoim, mas isso não seria legal, em termos gatro-intestinais então, por sorte encontramos com muita paciência e perseverança finalmente encontramos o Kentumere ou Kentonmire de origem ganesa. De fato o prato parece ser delicioso e aguardo ansiosamente o duelo entre Brasil e Ghana.

Se nossa seleção vai conseguir ganhar? Eu não sei. Só sei que o prato parece delicioso

Kentonmire
Ingredietes
media taza de aceite de palma o aceite vegetal 750 grs. de carne de guisar, o pollo, cortada en trozos muy pequeños agua, caldo de carne o concentrado de de carne de dos a cuatro tazas de bitterleaf fresco o seco, o varias tazas de espinaca o verdura similar (col, hojas de nabo, ...) medio kgr. de pescado seco ahomado, o salado, o una combinación de pescado fresco y seco una o dos cebollas picada de dos a seis tomates maduros, pelados y cortados (o tomates en conserva) un pimiento picante africano o jamaicano cortado (optativo) sal, pimienta negra, o pimienta roja una taza de egusi una cuchara de jengibre fresco, (o una cucharilla de jenjibre en polvo) o media cucharilla de nuez moscada fresca (o 1 cucharilla de nuez moscada en polvo) (optativo) varios okra (optativo) una taza de gamba fresca o langostinos, o media taza gamba o langostinos secos (optativo) media taza de jamón cocido, cortado en pequeños trozos (optativo)

Preparación
Si usted emplea bitterleaf seco o fresco: lávelo en agua fría y póngalos a remojo durante unas horas. Luego, córtelo en pedazos.
Si emplea espinacas: Límpielas y córtelas .
Si emplea cualquier otra verduras, límpiela y cortela en pequenos trozos.
Si emplea pescado seco, ahumado o salado, póngalo a remojo durante una hora o dos, y luego, córtelo en pedazos muy pequenos, quitando las espinas y la piel.
Caliente el aceite en una olla. Fría la carne hasta que se haga parcialmente, y entonces agregue unas tazas de agua, o caldo. Reduzca el fuego y cueza a fuego lento.
Añada el bitterleaf (o verduras) a la olla. Remueva y cueza a fuego lento durante varios minutos.
Agregue el pescado y la sal a la olla, junto con la cebolla y los tomates, y otros optativos como pimiento picante, la pimienta roja o negra, etc. Cubra la olla y continúe cociendo a fuego lento.
Cuando la verduras esté tierna, agregue los ingredientes restantes. (Egusi o okra le ayudan para espesar.)
Cocine a fuego lento, revolviendo a menudo (no añada más agua) hasta que quede un poo espesa.
Sirva con arroz o Fufu.

domingo, junho 25, 2006

Ausências Juninas


Chegou a hora da fogueira!
É noite de São João...
O céu fica todo i1uminado
Fica o céu todo estrelado
Pintadinho de balão...
Pensando no caboclo a noite inteira
Também fica uma fogueira
Dentro do meu coração...

Quando eu era pequenino
De pé no chão
Eu cortava papel fino
Pra fazer balão...
E o balão ia subindo
Para o azul da imensidão...


- O que você esta fazendo em casa no São João? - Me pergunta indignado meu amigo de Pernambuco. Dei-me conta de que estavamos no final de semana em plena ebulição junina, lá pelo Nordeste.

Com certa tristeza tive que explicar que esta festa está cada vez mais restrita a região Nordeste e que nas capitais urbanas do Sudeste - em especifico o Rio de Janeiro - estão cada vez mais exacassas.

Uma pena, o São João era uma festa tipica aqui no Rio, lembro que neste período era o momento de irmos de uma festa para outra, colecionando beijos e paqueras. A programação era intensa. Tinha final de semana na Rua A, depois a festa da Itverava, depois no Gardenia, na Taquara, etc... Jacarepaguá era uma imensidão de festas juninas e julinas.

Esse quadro começa a mudar no início da década de 90 quando as tradicionais músicas juninas começaram a ser subsitituidos pelos pagodes, funks e melodies.

Simultaneamente os participantes começaram a se tornar mais agressivos, a paquera se tornou um verdadeiro ataque as meninas e moças com puxões de cabelos para chamar a atenção.

Soma-se aí a descaracterização dos vestimentos onde os caipiras foram gradativamente substituidos pelos urbanos comuns porque estar fantasiado de caipira começou a se tornar exótico.

Enfim, perdemos uma parte de nossa cultura, de nossa representação que agora acredito só haver no interior do estado ou comemorada de forma timida e pontual. Dentro de alguma universidade ou mesmo em locais isolados.

E a noite de São João ficou um pouco mais fria. Mas não estamos tão perdidos, nessa madrugada inteira ouvi fogos, provavelmente em homenagem ao santo casamenteiro.
Saudades destas festas.... como gostaria de estar em Arcoverde ou Caruaru ontem.

Mas Pernambuco hoje, é apenas um fragmento de minha memória daqui do Rio de Janeiro.

sexta-feira, junho 23, 2006

Melô do Da da da com Cafeína


A Pepsi resolveu resgatar um grupo alemão que cantava a melô do Dá dá dá e que fez muito sucesso no mundo, principalmente no inicio da decada de 80.

O fato é que eu adorava o Da Da Da. Creio ter escutado essa melodia cerca de umas 253 vezes (numero hipotético mas se aproxima pois eu tinha a minha vitrolinha.

Aliás creio que de pop rock este grupo foi o único que conseguiu romper a hwegemona dos rocks e songs dos States!!!!! USA for Africa, Asia, Europe and South America.

O ritmo eletronico era feito com um pilantroso cassio tone daqueles pequenos e brancos. A musica é que era um enigma completo, o que estariam os cantores falando.

Não é que quase 30 anos depois, a melodia foi retomada nos comerciais da Pepsi. Tive a curiosidade de fazer diversas buscas e acabei encontrando o Blog CAFEÍNA que mostrava diversos modelos do comercial analisando na Alemanha, no Brasil e no México.

A primeira teve uma sacada bacana, acontece num festival na Bavaria e tem a participação de jogadores de futebol. Roberto Carlos, Ronaldinho Gaucho, Figo, Raul, Bekinhan são os protagnistas.

E a música é cantada. Aos curiosos de plantão, vale a pena assistir e comparar.
O link é este aqui:

http://blog.lowebrasil.com.br/2006/05/31/da-da-da-ou-bla-bla-bla

DA DA DA
aha
aha
aha

What you will and what you wont
What you do and what you dont
What you can and what you cant
This is what you need to know:
Loved you though it didnt show

Ich liebe dich nicht, du liebst mich nicht, aha
Ich liebe dich nicht, du liebst mich nicht, aha
Ich liebe dich nicht, du liebst mich nicht, aha
Ich liebe dich nicht, du liebst mich nicht, da da da

da da da
da da da
da da da

Da da da I dont love you you dont love me
Da da da I dont love you you dont love me
Da da da I dont love you you dont love me
Da da da I dont love you you dont love me

(whispered)
Ich liebe dich nicht, du liebst mich nicht, aha
Ich liebe dich nicht, du liebst mich nicht, aha
Ich liebe dich nicht, du liebst mich nicht, aha
Ich liebe dich nicht, du liebst mich nicht.

I know why you ran away, aha
Understand you couldnt stay, aha
Wonder where you are today, aha
After all was said and done
It was right for you to run!

Ich liebe dich nicht, du liebst mich nicht, aha
Ich liebe dich nicht, du liebst mich nicht, aha
Ich liebe dich nicht, du liebst mich nicht, aha
Ich liebe dich nicht, du liebst mich nicht, da da da

da da da
da da da
da da da

Da da da I dont love you you dont love me
Da da da I dont love you you dont love me
Da da da I dont love you you dont love me
Da da da I dont love you you dont love me

quinta-feira, junho 22, 2006

Aspirina B

Essa singela noticia foi transmitida pelo blog lusitano Arpirina B, com link aí do lado. Vejam o que nossos patricios andam aprontando na Alemanha:

"Para onde quer que vá, o bravo português leva consigo as suas atiladas competências técnicas!

Na Alemanha, foram presos dois portugueses quando roubavam a carteira... de um polícia à paisana"


Ai ai ai ai ai... Santo erro Batman!!!!! Só rindo mesmo!!!

E hoje tem Brasil em campo contra os samurais niponicos, minha tarefa será ficar dividido entre o coração rubro negro do nosso eterno idolo Zico e as reluzentes camisas canarinho despontando no gramado.

Mas a genialidade de nosso futebol ainda não apareceu! De certo que a copa do mundo só começa mesmo a partir das oitavas. Aí é que a cobra vai beber agua e a porca vai entortar o rabo. Que veja o show de futebol.

Assim Copa do Mundo terá realmente a emoção esperada. Acho que dessa vez não passaremos das semi-finais.

segunda-feira, junho 19, 2006

O Feriadão

Seria possivel descrever o que foi o feriado? Onde fui anfitrião das mineiras Renata e Luciana e a programação foi intensa e Babilônica? Tentarei!

Nossas aventuras se iniciaram em passeios por Jacarepaguá, ida ao grande flash back de Duque de Caxias, passando pelo Pão de Açucar e Centro do Rio de Janeiro.

Some-se a isso uma ida a praia da Barra com um dia ensolardado, e o mar delicioso as viagens interplanetárias de ônibus, van e na caçamba de uma S-20!!!

Um chopp de vinho no Bartekim e uma vinholada com direito a violão e musicas de flashback, regados a vinho, cerveja pitú e tudo que tivesse teor alcólico, afinal de contas, nesta empreitada tive a companhia do príncipe da bandalha, o Queijo-Man Madu...

No dia do jogo do Brasil foi peculiar, a bateria show da Renascer de Jacarepaguá fez seu show na festa CPI do Irajá Atlético Clube. Com muita cerveja, gummy, refirgerante e uns salsichões extremamente disputados. Mas tudo liberado.

Depois do jogo a nossa bateria entrou em cena e arrebentou a boca do balão, depois fomos tocar na feijoada da Renascer, que apesar da divulgação ficou mais vazia que o comum. O duro foi ver a injustiça cometida na escolha da garota da copa na quadra.

Vejam algumas fotos:


Uma panorâmica do Flashback de Caxias no Clube dos 500


Luciana, Renato Motta e Renata dançam sem prar no flash back de Caxias


Renato Motta, Madureira e Renata nos embalos de sexta a noite


Amigos unidos, Luciana, Pepinho, Madu, Renata e Renato Motta


Peculiar foto feita por Madureira, dentro do onibus 268 lá pras 5 da matina!
Ficamos mortos!!!!


Chegamos, no dia seguinte, no Pão de Açucar. Madu, Renata e Luciana


Madu, o rei do Rio!!!


Ao fundo o Pão de Açucar!

Copa do Mundo

Estive na Festa dentro do Irajá Atletico Clube - CPI a Festa


Apreensão na Renascer durante o jogo do Brasil



Show do Ivo Meireles da Mangueira no GRES da Renascer



Tocando na quadra da Renascer de Jacarepaguá. Conseguriam me achar no meio da bateria?


As concorrentes do Concurso Garota da Copa


No meio da bateria a garota da Copa Michele Fernandes


De resto, esses dias ficarão na nossa memória com muita saudade.
babilônia irmãos!!!

quarta-feira, junho 14, 2006

Festa da Copa no Rio de Janeiro não acontece somente na Vila Isabel


A programação será show. Nossa seleção dando show no campo, A bateria da Renascer batendo um bolão e muita cerveja gelada antes, durante e depois do jogo.

É tanta gente bonita que mesmo se não for gol, você sai pro abraço.

É só comprar uma camisa da Feijoada da Renascer e fazer que nem o Ronaldinho: atacar o evento mais campeão da Copa, com direito ao telão da quadra da Renascer.

A Feijoada da Renascer começa a partir das 12h, na quadra. O evento de grande sucesso com a presença de artistas e personalidades. O ingresso é uma camiseta, que incluí o serviço de buffet e custa R$ 30,00 (preço para compra antecipada).

Pontos de Venda:
• Quadra da Escola - Av. Nelson Cardoso, 82 – Largo do Tanque – Jacarepaguá;
• Factum -no Rioshopping Jacarepaguá - Freguesia;
• Opção Jeans - Barra Shopping.

PROGRAMAÇÃO:

12h00 - Abertura
13h00 - BRASIL x AUSTRÁLIA – Telão na quadra
15h00 - Ivo Meireles e o grupo MPB Samba
17h00 - Concurso Garota da Copa
18h00 - Bateria da Renascer com Rogerinho Renascer
19h00 - DJ MP4 (Rebola FM O Dia)
20h00 - DJ Português - residente
21h00 - DJ Bruno Braga – Trance

Estarei nesta folia uniformizado com a Bateria nota 10 do Mestre Paulão

sábado, junho 10, 2006

Enfim... a Copa II



Estou diante da televisão, os times campeões do mundo entrando no estadio, 58 62, 70, 94 e 2002 quando de repente.... no meio dos jogadores campeões de 1994... Branco redondinho e parecendo jogador absoluto da SOCABA, Bebeto chorão, Leonardo e Rai elegantes e... Luizão!!! De terno claro, contrastando com todos os outros jogadores.

- Ei Luizão que você ta fazendo aí - gritando pra televisão - Volta pro Rio, volta pro Flamengo, você tem uma decisão de Copa aqui no brasil pelo Mengão! Saí daí!!!

É caros babilônicos, estou ficando louco mesmo, falando com a televisão!!!

Enfim... a Copa

Chegamos a mais uma copa do mundo, uma festa de abertura que alternava ser dos anfitriões e ser do Brasil. Uma abertura rapida, simples, com detalhes singelos e significativos.

A entrada dos campeões mundiais foi uma emoção a parte. França, Inglaterra, Uruguai, Alemanha, Italia, Argentina e finalmente o Brasil com seus 5 titulos. Emocionante mesmo!

As bandeiras, as cores e a emoção foram contagiantes. Coisa que se viu pelo bairro de Vila Isabel, enquanto caminhava fazendo tarefas do trabalho, Vila Isabel alternava momentos de movimentação dentro dos bairros com um certo esvaziamento das ruas. E a cada gol de Costa Rica, um grito de comemoração.

Fiquei pensando, que em milhares de partes do mundo, neste planeta terra, teremos mais torcedores pelo Brasil ou contra o Brasil.

Bom... fico com a primeira opção. E pra quem ta distante, a Unidos de VIla Isabel preparou um esquema para ver a Copa do Mundo dentro da quadra, com direito a bateria nota 10 da Vila, antes e depois dos jogos. É animação carnavalesca garantida!
Brasilllll

segunda-feira, junho 05, 2006

Patriotismo

Isto é um fenomeno super interessante. O Brasil adora ser Brasil quando temos uma copa do Mundo.

As ruas, as cidades, as casas vão ficando verde e amarelas, os concursos de rua para a mais enfeitada, essa euforia que vai contagiando de norte a sul de nosso Brasil as vezes fica dificil de compreender.

Mas é isso mesmo, se os americanos festejam seu 4 de julho, o Brasil praticamente para em verde e amarelo por causa da Copa do Mundo.

Ainda mais este ano em que nossa seleção é favorita para ganhar este mundial.

E como não poderia ser diferente, fica aqui então meu eco, meu grito Babilonico!!!

BRASILLLLLL RUMO AO HEXAAAAAAAA

PS: Que beleza ontem o Flamengo! 2 Belas vitórias consecutivas (Palmeiras e Corinthias)!!!!

quinta-feira, junho 01, 2006

A Babilônia


Parafraseando um famoso sambista
A Babilônia agoniza mas não morre

tenho um texto genial para publicar aqui! Aguardem, em breve quando me sobrar um tempinho!