terça-feira, fevereiro 28, 2006

Samba, suor, carnaval e cerveja


É isso aí, tenho anunciando e vivido o carnaval carioca, mas ainda sem nenhum registro fotográfico. Pois a Babilônia, transvestida de Fotoblog, separa algumas imagens que ilustram nosso animado carnaval, principalmente para os contrrâneos e cumpadres de outras partes do planeta Terra (Earth).
Babilooooooooooonia irmãos.
Bloco Eles & Elas - Jacarepaguá - Rio de Janeiro - 19/02/2006

O bloco Eles & Elas e suas mazelas!


Uma rainha da bateria polêmica, homem vira mulher e mulher vira homem!


Pelo carro de som os foliões da Freguesia de divertem na Pça do Anil.


A desenvoltura de uma "piranha" na Estrada de Jacarepaguá.


A bateria aquece o pré carnaval durante o percurso! Babilonia.



Bloco do Boitatá - Centro - Rio de Janeiro - 27/02/2006

Tradicional foto com todos os habitantes do Castelo Pokemon!


Em detalhe, O Espermatozoide Vencedor, O Franciscano malandro, Capitão dureza e o Gênio dos Desejos


Super Tomatinho, Capitão Marvel, Super Roxa e O Biônico Peido Atômico


Bailarina dançarina, a Odalisca e A Chapeleira Mineira


A Chapeleira dentre a LEP - Liga Extraordinariamente Pilantra Ilimitada


Estamos na Pça XV, aguardando o Bloco chegar, com uma pausa pra foto.


O Bloco chega na Praça XV depois de percorrer pelo Centro, detalhe da Avenida 1 de Março.


A Praça fica pequena pra LEP quando o Boitatá invade seus cantos e recantos do centro hitorico do Rio de Janeiro.


Detalhe carinhoso de Capitão Dureza no Franciscano Malandro! Que Meeeeeigooooo!!!


Enquanto isso, lá na Avenida Presidente Vargas, ultimos preparativos das escolas pro desfile a noite na Passarela do Samba. (Singelo flagrante digital do 268)


Hora de voltar pra casa, afinal de contas, tinhamos o desfile do GRES Unidos do Anil pela frente! Reparem ao fundo o flagrante do nosso Genio, mijando na pilastra do viaduto! Caraca Rogério, que mijão!!!

sábado, fevereiro 25, 2006

É hoje. É Bola Preta. É Renascer de Jacarepaguá


Definitivamente.... Finalmente... "As aguas vão rolar, garrafa cheia eu não quero ver sobrar, eu passo a mão na saca-saca-saca rolha... e caio na folia.

Hoje se inicia a maior folia de todos os tempos no melhor carnaval do Brasil. O Rio de Janeiro, ja abarrotado de turistas, passantes, passistas e amantes.
De amores, de amigos, de vibração, de animação gritam em um só coro... Hoje é carnaval, hoje é dia de Bola Preta, bloco que reúne tantos foliões quando o Galo da Madrugada de Recife.

De certo que não quero comparar com a folia pernambucana, mas as marchinhas de carnaval vão abrir alas, que todos vão passar. Irreverente, cedo e alegre como todas as marchinhas que serão tocadas e cantadas pelos foliões.

Mais tarde, la pra meia noite, o coração vai tremer ao ritmo forte do surdo na Avenida Marques de Sapucaí. Foram quase 6 meses de ensaio, muitas preocupações, montagem de ala, noites e noites viradas. Mas tudo tem a compensação. Hoje o GRES Renascer de Jacarepaguá entra na Passarela do Samba como franca favirita para ser a Campeã do Grupo de Acesso A e no ano que vem brilhar entre as escolas do Grupo Especial.

Convido a todos para verem o desfile na Sapucaí, mas se não puderem, o negocio é sintonizar a televisão na CNT a partir das 19:30 e conferir o Carnaval 2006 - Desfile das Escolas de Samba - Grupo A do Rio de Janeiro.

quinta-feira, fevereiro 23, 2006

Num Museu Lunar


Dias destes, indo afoito e atrasado pro trabalho deparei-me com a serenidade de uma garça dentro do rio Maracanã, zona norte do Rio de Janeiro. Serenidade esta que me chamou a atenção; o que estaria se passando na cabeça daquela Garça, indiferente a toda a sujeira que a própria pisava?

Sim, porque o rio Maracanã, naquele estado já fica com a coloração de caldo de cana, graças ao misto de resíduos fecais, aos litros e litros de espuma, água de louça suja, enfim... uma infinidade de elementos nada agradáveis a uma garça.

De fato, a serenidade da Garça me fez dar asas a imaginação sobre o que pensaria aquela espécie frente ao alucinante ritmo frenético de uma cidade grande, urbana e cheia de nós sociais.

A solitária garça provavelmente pensava nos idos de tempos do Maracanã, sem aquela loucura toda, quando seus antepassados viviam aos milhares e ali, misto de floresta e mangue, era um local aprazível de se pescar peixinhos para a sobrevivência.

A mesma mostrava uma certa preocupação com este fenômeno global aviário, a febre, um misto de reincidência da peste negra humana, que agora atinge a ambos, ave e homem. E havendo uma suposição, um rumor, milhares de parentes terão como destino certo a eliminação, sob o risco de contagio.

Alias meu pensamento foi parecido com a desta garça, pois assim que vi a foto de um jornal, mostrando um homem todo protegido com uma roupa anti-contaminação, lembrei-me do filme Os 12 Macacos onde Bruce Wills busca desesperadamente voltar no tempo pra impedir a contaminação global por um cientista doido.

De fato que fiquei com o mesmo olhar da garça, tranqüilo, mas ao mesmo tempo preocupado. Será que estaremos caminhando para o enredo dos 12 macacos. Até lá, nosso desenvolvimento sustentável anda muito comprometido.

Sugiro então ao babilônico leitor, caminhar pelas ruas do Maracanã e de Vila Isabel, pra encontrar a graça da garça e suas primas as maritacas (um tipo de papagaio comum no bairro) ou mesmo reparar na pouca vegetação da região, que futuramente poderá estar registrada somente num Museu Lunar, ou em galerias subterrâneas.

São as fronteiras e os muros da Babilônia demarcando o espaço do tempo!

sexta-feira, fevereiro 17, 2006

Rolling Fuga

É amanhã, acho que pra muita gente daqui do Rio e pra de outros estados do Brasil, a espectativa é grande, show gratuito na praia de Copacabana com o Rolinng Stones, precedendo no palco o Afro Reaggae e tendo a tardinha o bloco Simpatia é Quase Amor, será um delírio capaz de captanear um público de 1.800.000 pessoas. Sei que exagerei quando disse 18 milhões.

Mas isso não importa, como sou ritmista da Renascer de Jacarepaguá, meu destino está traçado pelo Mestre Paulão. Irei me apresentar no sábado na Armação de Buzios, num grande casamento que ira acontecer na região dos lagos, com a presença da Bateria Show, passistas e tudo que tem direito.

Pode ser uma loucura pra alguns minha rolling fuga, mas o bom é que vou viajar, com alimentação e bebida garantida, vou tocar e no final ainda receber um cascalho. Isso é uma Babilonia!!!!!

quinta-feira, fevereiro 16, 2006

Que país é esse?


Foi com muita perpexidade que acordamos com a notícia do Tribunal de Justiça de São Paulo que anulou na quarta-feira (15/02) a sentença de 632 anos de prisão do coronel da reserva da Polícia Militar Ubiratan Guimarães por chefiar a invasão da Casa de Detenção do Carandiru que resultou em 111 mortes, em 1992.

"Vamos aguardar a publicação do acórdão e interpor um recurso especial no Supremo Tribunal de Justiça [STJ]", disse nesta quinta-feira o promotor Carlos Cardoso, assessor de direitos humanos da Procuradoria Geral de Justiça.

Foram vinte desembargadores anularam a pena, determinada pelo 2º Tribunal do Júri em 2001, e inocentaram o coronel por considerar que houve contradição entre as respostas dos jurados e a condenação dele.

Guimarães que havia sido condenado à prisão por co-autoria na morte de 102 dos presos e por cinco tentativas de homicídio. Porém, nunca esteve preso. Como ele é réu primário, recorreu da sentença em liberdade.

Em 2002, ao se eleger deputado estadual, passou a ter foro privilegiado. Nenhum outro policial envolvido na ação foi julgado ainda.

A Casa de Detenção Carandiru foi desativada em setembro de 2002. Em dezembro daquele ano, três pavilhões foram implodidos, inclusive o 9.

São nestes momentos que a Babilônia recorda, com revolta, a letra do genial Renato Russo do Legião Urbana que profetizou na musica Que país é este nossa indgnação frente a injustiça que acontece nesta nação chamada Brasil. Nada mais apropriado do que publicar esta música:

Que País é Este?
Legião Urbana
Composição: Renato Russo


"Nas favelas, no senado
Sujeira pra todo lado
Ninguém respeita a Constituição
Mas todos acreditam no futuro da nação
Que país é este
Que país é este
Que país é este
No Amazonas, no Araguaia iá, iá,
Na Baixada Fluminense
Mato Grosso, nas Gerais e no
Nordeste tudo em paz
Na morte eu descanso, mas o
sangue anda solto
Manchando papéis, documentos fiéis
Ao descanso do patrão
Que país é este
Que país é este
Que país é este
Que país é este
Terceiro mundo, se for
Piada no exterior
Mas o Brasil vai ficar rico
Vamos faturar um milhão
Quando vendemos todas as almas
Dos nossos índios em um leilão
Que país é este
Que país é este
Que país é este"

segunda-feira, fevereiro 13, 2006

Trocando em Miúdos por Sarapatéu no Carnaval


Não perdendo a tradição de re-editar o Trocando em Miúdos por Sarapatéu, resolvi comentar notas carnavalescas, reflexões brincantes, babilônias e serpentinas. Vamos aos curiosos fatos:

  • É tradição histórica brasileira curtir o carnaval invertendo os papéis. Homens se vestem de mulheres e/ou vice-versa. Nesse troca-troca refleti sobre algo curioso. Se pelas bandas do Rio de Janeiro, denominamos esses blocos de Bloco das Piranhas, lá pelo Nordeste, é chamado de Bloco das Virgens. Vejam que interessante como o mesmo tipo de bloco é tratado diferente. São questões culturais.

  • Aliás, o tradicional Bloco de Ipanema virou um verdadeiro Bloco de GLS, Drag Queen,s e outras faunas exóticas pelas ruas da Zona Sul.

  • Hoje no jornal O Globo, o colunista Joaquim Ferreira dos Santos publicou os curiosos nomes dos blocos de carnaval que vão animar os quatro dias de folia. Vejam como o povo carioca é criativo:
    "Cutucanoatrás, É mole mas é meu, Xupa mas não baba, Spanta neném, Simpatia é quase amor, Vem ni mim que sou facinha, Catuca que ele pula, Empurra que pega, Bangalafumenga, Suvaco de cristo, Pela-saco, Tudo nosso-tamu junto, Tá pirando-pirado-pirou, Bagunça meu coreto, Meu bem volto já, Que merda é essa, Vá de retro abacaxi, Barangal, Desculpa pra beber, Imaginou? Agora Amassa!, Nois encachaça mas não cai, Vem cá me dá e Quem num guenta bebe água"

  • Acho que faltou nessa lista a banda daqui da área, o familiar Incha Rola que sai no Anil em Jacarepaguá.

  • E por falar em Jacarepaguá, domingo as 10:30 tem o famoso bloco das Piranhas Eles & Elas, antigo bloco do Mussum dos Trapalhões. O tema é se tem a Daslu, depois a grife das prostitutas da Pça Tiradentes Daslu, aqui as piranhas de Jacarepaguá vão aderir ao "Dascu".
  • quinta-feira, fevereiro 09, 2006

    E tudo nasceu com os Descobrimentos???


    Ontem a Babilônia recebeu a honrosa visita do Guardião da Cidadela que elogiou este modesto canto virtual.

    Não mais que justo (e como diz a etiqueta) fiz uma breve visita ao espaço medievalista do guardião, quando me deparei com um interessante post indicando que havia surgido o melhor blog nacional (neste caso, Portugal) chamado Abatá Afefê e acabei caindo neste outro blog.

    Sim, a parte gráfica do Blog supreende, as cores, imagens e o layout é exelente, mas os textos.....

    Bom pra inicio de conversa, o blog assim denominado "...é de responsabilidade da Associação Portuguesa de Cultura Afro Brasileira". Achei muito legal existir essa associação, mas logo no segundo texto intitulado E tudo nasceu com os Descobrimentos me deparei com um texto tendencioso que justifica Os Descobrimentos (portugueses neste caso) à grande diversidade cultural brasileira.

    Ou seja, nas entrelinhas o blog justifica que se não houvesse a escravidão não teríamos a diversidade cultural de hoje.

    De certo que sim, não teríamos esta diversidade cultural, mas um pesquisador mais atento levaria em conta de que, no território que hoje se delimita o Brasil havia centenas, dezenas de culturas e povos indígenas que simplesmente desapareceram do mapa, em função do grande projeto mercantilista e absolutista de Portugal.

    Hoje, depois de 500 anos de colonização, exploração e projetos nacionais, temos somente em Pernambuco, 10 povos indígenas diferentes com representações comuns e distintas entre elas. (sei de carteirinha porque estive trabalhando dentro dessas terras de cada povo)

    Como na História não existe o se... exemplos típicos: "Se não houvesse os descobrimentos" ... ou ... "Se fossemos colonizados pelos ingleses seriamos uns Estados Unidos..." Outra balela histórica.

    Mas ainda acredito na boa intenção do blog Abatá Afefê, ficarei atento, espirito crítico mas torcendo para que a Associação seja um outro caminho, um outro canal entre a descirminada cultura Afro-Brasileira em todos os seus níveis... sejam políticos, sociais, raciais, religioso.

    Axé Abatá Afefê, Saravá Yodoyá (que a rainha do mar nos guie)!

    Começou... a programação


    É sinistro estar a algumas semanas antes do carnaval, é só chegar quarta feira e o meu fim de semana inicia, ou minha jornada tripla. Porque se estou no Hospital do Corpo de Bombeiros pela manhã (CBMERJ), capacitando a equipe de informatica do CEACA-Vila a tarde, a noite estou no samba. Amanhã terei uma folga porque foi cancelado o show de nossa bateria no Scala Rio,

    Maracatu e Samba
    Sexta tem duas grandes dicas. No centro terá gravação do CD do Rio Maracatu, pra quem curte musica pernambucana e o tradicional esnaio no GRES Renascer de Jacarepaguá

    Bloco das Piranhas de Jacarepaguá
    Essa é uma Convocação Geral do Flavio Oliveira - presidente do bloco! Faaaaaala Flávio:
    Alo Galera (cumadres) do Bloco mais animado do Rio de Janeiro (Elas e Elas).

    Ungido dos Poderes que me foram atribuidos (art. 24 da lei 6969) pelas Piranhas de JPA, na condição de Presidente do Bloco, estou convocando, através deste edital, todos os foliões para o ensaio Geral de 2006 do Bloco Elas e Elas (inédito), que irá ocorrer no dia 11.02.06 (sabado) na quadra da Escola de Samba Renascer de Jacarepaguá (Av. Nelson Cardoso, 82), a partir das 22 horas. Apresentação do Enredo (Grife Dascu), do samba, da camiseta e, a escolha e coroação da rainha " Elas e Elas - Dascu". Anotem na agenda, avise aos amigos. Contamos com vocês para colocar o bloco na rua. Venha para esse evento pré-carnavalesco


    E pra terminar com chave de ouro... Domiiiiingoooo, eu vou ao Maracanã, vou torcer pro time que sou fã....
    Ver o America ganhar do Foguinho.... Ao lado de toda SOCABA.... Imperdivel

    domingo, fevereiro 05, 2006

    Uma Rolling Multidão


    No inicio até achei bacana a idéia da vinda da banda de Rock Rolling Stones tocar no Rio de Janeiro, aqui na praia de Copacabana e melhor... de graça.

    O show é realmente muito bacana e pude conferir na primeira vinda do grupo ao Brasil, show este realizado dentro do Estádio Maracanã, com ingressos sendo cobrado, o Maraca simplesmente lotou.

    Mas estou começando a perceber que vai ser um programa extremamente perigoso. Parece que o Brasil irá se deslocar pro Rio, e a multidão que estará na praia vai lotar um pequeno pedaço. Vejam os caros blogueiros, só de conhecidos sei que virão pessoas do Paraná, Bahia, Minas e do Pará.

    O público deve rondar as 18 milhões de pessoas e pra piorar, não será espalhada pela orla como acontece todos os anos no reveillon, mas ficará concentrado num ponto único da praia. Será uma babilônia de sotaques, de origens, etc...

    Sei não... vou repensar se estarei nesse programa que se delimita como de irreflexão, absurdo, insensatez, doidice uma louquice.

    quarta-feira, fevereiro 01, 2006

    Saaaaaaaaaannngueeeeeee

    Foi um milagre? Uma baita sorte? Uma super revelação? Não sei... mas o América-RJ hoje derrotou o Botafogo por 2 a 0 e conseguiu chegar a semifinal do Campeonato Carioca em primeiro colocado do grupo.

    Esta taça Guanabara deverá ser a mais diferente de todas as suas edções, tendo nos semi-finalistas: Americano X Botafogo e Cabofriense X América.

    Evidente que os membros da Sagrada Ordem dos Cavalheiros do Bar terão o compromisso irrefutavel de comparecer ao Maracanã para dar força ao América, faznedo ecoar pelo maior estádio do mundo o nosso coro, o hino e as cores do América Futebol Clube.

    Gente, vamos ajudar o Mecão a ser campeão
    SAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAANGUEEEEEEEEEEEEEEEE!!!!


    Foto da SOCABA no Jogo do América