sábado, fevereiro 28, 2004

Ainda o Carnaval


A folia de Momo, no Sambódromo (ou Passarela de Desfiles Darcy Ribeiro) começa na sexta-feira e vai até a terça-feira de carnaval. Muita gente só se liga nela no domingo e na segunda, quando desfilam a escolas de samba do Grupo Especial. Porém, muita gente se esquece, ou mesmo não sabe, que nos outros dias rolam também belos espetáculos. Na sexta, as crianças das escolas mirins, herdeiras do samba, tomam conta da passarela. No sábado é a vez das escolas de samba do Grupo de Acesso A, do qual a campeã é promovida ao Grupo Especial no ano seguinte. Já na terça-feira desfilam as escolas de samba do Grupo B, que brigam por uma única vaga no Grupo A. A cada ano que passa, a concorrência tem levado as agremiações a caprichar cada vez mais no trabalho que levam para a avenida e, obviamente, quem sai ganhando com isso é o público. Os preços exorbitantes de um ingresso para arquibancada em dia do Grupo Especial cedem lugar a preços populares nos outros dias. E eu afirmo que quem vai até a Sapucaí nesses outros dias não se arrepende. Para se ter uma idéia, este ano, durante o desfile do Grupo B, um grande público compareceu às arquibancadas, mesmo debaixo da forte chuva que caiu sobre o Rio de Janeiro.

Isso para não falar dos desfiles na Rio Branco, que também chamam a atenção de milhares de pessoas que comparecem para prestigiar o evento. Mas sobre isso, a melhor pessoa para falar é o Renato Motta, que há dois anos desfila na bateria da Unidos do Anil.

Como exemplo, publico aqui algumas fotos do belo desfile da Vizinha Faladeira, campeã do Grupo de Acesso B.





Correria


Por Joel Marcos - Poeta de Cabo de Santo Agostinho-PE

Os carros correm loucos.
Os loucos correm cegos.
Os cegos correm surdos.
Os surdos correm mudos.

Os amantes também são assim
Loucos, cegos, surdos e mudos
Tantos loucos
Que ficaram sãos. Tantos cegos
Que não se viram mais (...)

Scarandina Rhabatashy


Entendeu alguma coisa??? Não??? Essa era uma expressão que a minha avó sempre falava quando pedíamos (eu e meu irmão) para dizer uma palavra em Árabe:
- Scarandina Rhabatashy
Então pediamos para ela dizer uma palavra em Turco e lá vinha:
- Scarandina Rhabatashy
Ou em Francês:
- Scarandina Rhabatashy....

Pois hoje encontrei o verdadeiro - Scarandina Rhabatashy - na internet:
Vejam que viagem esse Blog Javadahmadi

Entendeu? Pois muito menos eu....

sexta-feira, fevereiro 27, 2004

Apuração do Grupo C


Ontem , pela primeira vez em minha vida, acompanhei a apuração das escolas de samba do grupo B e do grupo C, que a UNIDOS DO ANIL faz parte e Para quem assume uma escola, realmente é um momento tenso e emocionante. Infelizmente não fomos campeões nesse ano.

A regra é clara e simples no grupo C. Uma escola é julgada em 9 quisitos, e pode perder pontos em 4 penalidades. Em cada quisito são 2 jurados. As duas que obtiverem maiores pontos sobem para o grupo B (Desfile na Marquês da Sapucaí) e quatro escolas com menor pont vão para o grupo D (Desfile na Viscente de Carvalho).

Infelizmente, no quesito penalidades, a Unidos do Anil perdeu 2 pontos, junto com Cascadura, Santa Marta, Sossego. Vila Kenedy perdeu 4 pontos e a Em Cima da Hora 8 pontos.
No quesito Bateria, a Unidos do Anil tirou duas notas 10. Parabéns Mestre Paulão, nosso trabalho foi reconhecido.


Classificação e pontos:
1) Pça da Bandeira - 179,4
2) Vicente de Caravalho - 178,8

3) Engenho da Rainha - 175,9
4) Abolição - 175,2
5) Dificil é o nome - 172,8
6) Canários da Laranjeiras - 172,8
7) Cascadura - 171,7
8) Unidos do Anil - 171,6

9) Santa Marta - 170,2
10) Vila Kenedy - 168,7
11) Sossego - 166,7
12) Em cima da Hora - 165,1


NOTA ZERO para o papelão que um diretor da Acadêmicos da Barra da Tijuca, perdendo o espírito esportivo, foi tentar agredir alguém da Associação das Escolas de Samba. O Furduncio foi parar na delegacia do Centro, com a policia tendo que intervir e por desacato, foi intimado a depor Só porque a Escola caiu do B para o grupo C. Caíram também a Curicica, a Cabuçu e a Villa Rica. Pois bem, a gente se encontra no carnaval 2005, na Av. Rio Branco que será páreo duro.

quinta-feira, fevereiro 26, 2004

Sarro Rubro-Negro




Musiquinha pescada da internet:

Cante com a Gente!

(é pra cantar com a melodia de "Balão Mágico")

Galáticos

Supergalático amigo,
o que aconteceu contigo lá ná decisão ?
Time da moda, bonito, o grande favorito,
A constelação.

Com Edmundo, Romário, André Luis e Roger
Rodolfo e Ramon
Quem ousaria encarar
E até botar na roda um elenco tão bom ?

Quando eu vi, o Flu perdido ali
Descobri que estava fácil pro Mengaaaaaaão

Superpatético, o Flu caquético
Perdeu de novo para o mais querido
Superpatético, o Flu caquético
Fez o meu dia bem mais divertido


Versão do rubro negro Sérgio Barros

P.S.: Mengão e Vila Isabel campeões! Eta, carnaval danado de bom!!!

quarta-feira, fevereiro 25, 2004

Acabou nosso carnaval...


Mas antes disso, na nossa terça feira gorda, fomos dar nossos últimos suspiros caranvalescos no Centro da Cidade Maravilhosa.


Devidamente fantasiados para a nossa maratona carnavalesca, Everaldo de retirante, Madureira de Pai-de-Santo de bordel na porta do cemitério ao lado de um presídio e o nosso king Maputo III primo de Zulu e surfista de Zâmbia em plena Avenida Rio Branco, empunhando uma garrafa de Xiboquinha, para variar.


Em nosso trajeto, nos deparamos com coloridos grupos de Clóvis - a origem da palavra vem de Clows (palhaços).


E na frente dos blocos, Renato e Madureira aproveitavam a folia e o som do Baticum Afoxé em pleno Rio de Janeiro nos sentindo na Bahia.


Resolvemos então subir as íngrimes ladeiras de Santa Teresa, no meio da chuva e escorregando nos trilhos, para curtir o lotado bloco das Carmelitas. Mas antes, por coincidencia, encontramos Ruy Castro, autor do livro Carnaval no Fogo. E por incrivel que pareça, ele se lembrou de mim. Vejam a nossa pose diante de tantas carmelitas, marias, amelias, etc..


Nosso destino nos levou ao epicentro da boemia carioca, os Arcos da Lapa, para recarregarmos nossas energias com capeta, cerveja, whiski & red bull e claro um caldinho para esquentar nosso fôlego. Curtimos forró, roda de samba, hip hop e claro que São Pedro não poderia ficar de fora e mandou um pé d,agua. Era a famosa Nuvem do Madura.


Ja exaustos e voltando pra casa, fizemos a pose do beijo, na vazia e molhada Avenida Rio Branco. Renato, Everaldo e Rogério.


A nossa noite foi otima, e os malandros estilizados se despediram do carnaval da Cidade. Até o próximo carnaval, é claro....

segunda-feira, fevereiro 23, 2004

Unidos pela Anil



Ontem nosso dia foi emocionante, o desfile pela Unidos do Anil na histórica Avenida Rio Branco com destino ao grupo B, na Avenida Marques de Sapucaí. E a SOCABA foi unida pela Unidos do Anil.


Nosso trajeto se iniciou no ônibus, na Praça do Anil. A fantasia da bateria era Soldado da Paz e no trajeto até a avenida fiquei bem quieto porque o calor estava intenso.


Everaldo precisou de um último ajuste na sua fantasia que representava a cidade de Brasilía - reparem que ele está segurando um copinho cheio de Xiboquinha Filladéfia.


Rogério, Everaldo e Madureira se perpararam para o desfile, fantasias ajustadas, prontos para a folia.


Claro que antes paramos um pouquinho para fazer a nossa pose, e desfilar pela Unidos do Anil. Antes de iniciar o "ziriguidum" da caixa, senti um frio na espinha, fiquei tenso, suor descendo. Mas quando o repique deu o sinal, toquei sem parar, com vontade e com garra, sem errar nenhuma virada.. Numa emoção indescritivel, uma onda, que dispensa qualquer tipo artificio. Só lamento não ter imagens, porque todos nós estavamos devidamente ocupados. A Bateria deu show na avenida e já to me preparando para ir ao Sambodromo na quarta feira. Esse ano otitulo será nosso. E seja o que Tupã quiser....




Para concluir, essa é uma homenagem ao mais novo Flameguista-Corinthiano da área. Rogério torceu com garra pelo mais querido do Brasil, o Clube de Regatas do Flamengo. Veleu Tharobaaaa!!!!

domingo, fevereiro 22, 2004

Sou da Vila, não tem jeito!


A Joana escreveu, em um post aí embaixo, sobre sua expectativa de desfilar na Mangueira, um desejo antigo que está prestes a se concretizar. Pois nesta madrugada foi a minha vez de realizar um grande sonho...

Não poderia deixar de registrar aqui a emoção que vivi nesta madrugada. Munido de uma credencial, consegui entrar na pista do sambódromo e acompanhar o desfile da minha escola de coração, a VILA ISABEL. Emocionante ver a arquibancada levantando, aos gritos de "já ganhou". Vejam o comentário que saiu no Globo Online:

"RIO - Vila Isabel, Rocinha e Santa Cruz são as favoritas no Grupo de Acesso das escolas de samba do Rio de Janeiro. Estácio de Sá e União da Ilha também disputam o título. A vitoriosa, que será conhecida na Quarta-Feira de Cinzas, ganhará o direito de desfilar no Grupo Especial em 2005. Ainda que qualquer uma das cinco possa conquistar o campeonato, a Vila Isabel foi a que arrebatou a Marquês de Sapucaí na mais emocionante e quente exibição, embalada pela sobrenatural bateria de Mestre Mug e aberta com o clássico e iluminado azul-e-branco da escola. Ovacionada pelas arquibancadas populares ao ser anunciada, a Vila - com sua Paraty, cidade homenageada no enredo - chegou à Apoteose sob gritos de "já ganhou".

E tudo isso após a vitória na Taça Guanabara! Haja coração!

Agora, é só aguardar a quarta-feira...

Para vocês terem um gostinho do que foi o desfile da minha VILA, aqui estão algumas fotos!










Fotos by Fernando Peixoto

Fatos & Fotos do Carnaval da Liga



A Liga Extraordinariamente Pilantra (Everaldo, Renato, Rogério e Madureira) finalmente está reunida para o nosso carnaval, e esse é um pouco de nossos fatos e fotos, dessa liga de Super-Heróis. Nossa aventura se inicia pela manhã. Partimos pro mais tradicional carnaval de rua da Cidade do Rio de Janeiro, o Cordão do Bola Preta.


Assim que saltamos na Avenida Rio Branco, aproveitamos para conhecer o terreno, onde mais tarde, iremos desfilar pela UNIDOS DO ANIL nesse domigo.


Depois de alguns metros, vimos o quanto a Avenida estava lotada.


Aproveitando a folia, começamos a Xaropar com a Xiboquinha Philadefia e muitas latinhas de cerveja.


De tão bom, o Bola Preta parece que está pegando fogo. Mas na verdade era o incendio num prédio da Rio Branco.


Mas isso não impediu que continuássemos nossa folia em frente a Biblioteca Nacional, onde encontramos legitimos socabenses, Bárbara e Francisco, entre outros amigos.


"Sai do chão, sai do chão, é a torcida do Mengão".
Fomos para o estádio do Maracanã, os jogadores estão comemorando o segundo gol do Flamengo. O jogo teve uma caracteristica, muitos gringos em nossa volta. Ao lado japonesa, na frente americanos, do lado suecos, parecia que estava na sede da ONU


E Comandante Tabajara e Super Ronco comemorarm o gol, o sinistro foi ter que traduzir pros gringos a frase "- Vai tomar no cu" que a torcida do Flamengo fala, para o inglês. Resultado: FLAMENGO 3 X 2 FLUMINENSE.
É CAMPEÃO DA TAÇA GUANABARA....


Mas nosso dia não terminou alí, e a epopeia socabana se extendeu pela noite no aniversário de Renato Cebola, e do futuro imperador da SOCABA, Riddan I.


O resultado não poderia ser outro, reparem como ficou nosso querido Super-Ronco, usando todos os seus poderes de super herói. É o dia foi maravilhoso.
Uma verdadeira BABILÔNIA, na cidade de São Sebastião da cidade do Rio de Janeiro.

quinta-feira, fevereiro 19, 2004

Está chegando a hora! Poucas vezes na vida acreditei nos meus sonhos. Sempre tive a sensação de que eles eram impossíveis e, por isso mesmo, nunca corri atrás deles. Mas é uma surpresa maravilhosa ver que, sem tratá-los como sonhos, já realizei vários objetivos. Pode parecer brega, mas subir a Torre Eiffel é uma sensação indescritível. Assim como foi, aos 14 anos, assistir a um show de Paul McCartney (sim, joguem pedras, mas eu me agarro a qualquer coisa que me transporte, ainda que só um pouquinho, aos tempos dos Beatles) num Maracanã lotado e ao lado do meu pai. Pois agora estou prestes a realizar um dos maiores desejos que carrego desde os oito anos, quando vi o público invadir a pista do sambódromo para ovacionar a Mangueira e a escola, ao fim do desfile, voltou em direção à concentração com o povo em delírio atrás, cantarolando o samba "Yes, nós temos Braguinha". Foi a primeira vez e certamente a última que isso aconteceu. Tudo bem, joguem pedras de novo, mas não tem jeito, sou mangueirense de coração e nada vai me fazer mudar. Neste domingo, voltarei ao sambódromo, onde estreei ano passado pela simpática Porto da Pedra (esse ano estarei no Tigre de novo, na segunda-feira!), para desfilar pela Mangueira. Desde muito pequena, dizia e repetia para o meu pai todo carnaval: "Ano que vem, não tem jeito, vou sair na Mangueira". Ele sorria e fazia aquela cara de "essa garota..." que sempre fazia quando sentia que eu ia aprontar alguma (e eu aprontei muitas, para orgulho dele). Mas todo ano o desfile era adiado. Desta vez, realizo o sonho meu e dele, que torcia para que um dia eu conseguisse. Na Quarta-feira de Cinzas, seja qual for o resultado do carnaval, volto ao Babilônia para tentar descrever meu desfile, que certamente vai ser pura emoção!

Foi um nó só, uma Babilônia


"Ala lá oh oh oh oh
Mas que caloooooooor"


Não avisaram pra ninguém, em plena hora do rush no centro do Rio, o PMDB resolveu, sem mais e sem menos, botar o bloco na rua, melhor... na avenida, desfilando um bloco em plena Avenida Rio Branco. Esse passante que vos escreve estava pelas imediações do Museu da Imagem do Som na Praça XV e presenciou o centro ficar um nó só.

Acho muito interessante o carnaval e os momento de transgressão, tudo em nome da folia, da alegria, mas vejamos, a cidade que já respira Carnaval foi tomada de súbito por esse bloco passante do PMDB, garantindo a propaganda de Rosinha, Garotinho, Moreira e outras criaturas do PMDB carioca. Mas quem esperava o 268, ônibus que liga Jacarepaguá ao Centro, teve que encarar um ônibus que mais parecia uma lata de sardinha completamente entupida.

Nada contra o espetáculo da folia, mas vejamos, a irritação de quem já trabalhou o dia inteiro e teve que se espremer no veiculo gerou brigas intermináveis entre os passageiros e o motorista, com ameaças e brados de revolta. Tudo muito justo se o culpado fosse somente a Redentor (empresa de ônibus) ou se o culpado fosse os governantes passados que privilegiaram o modal Rodoviário e o abandono do modal Ferroviário. Bato sempre na tecla, contra os absurdos dessa política e desse sistema de transporte publico no Brasil.

Mas dessa vez a culpa era do PMDB e não me fiz de rogado, quando tive oportunidade, falei em alto e bom tom, para os passageiros, que a culpa tinha sido do PMDB, do 15. O resultado? Inflamei os ânimos de revolta com o governo do Estado, que são do PMDB agora. E o carioca detém a arte de não poupar ninguém, principalmente se for político.

Foi uma Babilônia, confesso que me diverti, mas ter encarado 2 horas do trajeto entre o Centro e o Anil não foi brincadeira. Se a prévia ta sendo assim, imagine quando iniciar de fato o carnaval no Rio de Janeiro?!!!!


PS: foi inaugurada uma exposição sobre carnaval com caricaturas do Lan, fotos de idos carnavais na cidade do Rio de Janeiro e um texto coeso sobre essa história. Além da exposição de algumas fantasias de diversas escolas de samba do Rio. E ao fundo marchinhas e sambas dão o toque na exposição. Caros bloggueiros que estão nos arredores do Rio, Recomendo....

O afilhado de Caetano no Haiti


Simplicidade e profundidade. Assim definiria a música "Haiti" de Caetano Veloso sobre as relações sociais no Brasil que excluem e incluem, em seus aspectos etnográficos; a herança de alguns séculos de escravidão, tanto pelos portugueses quanto pelos senhores e barões brasileiros. Um Brasil submerso em seu subdesenvolvimento provinciano.

Hoje foi identificado o algoz que protagonizou as cenas de constrangimento e discriminação a que Luciano F. da Silva fora submetido no Shopping Center Fashion Mall. Era um policial militar que fazia um "bico" como segurança de dois filhos de um famoso novelista, o Manoel Carlos e que ou por ironia ou por infeliz coincidência, discriminou o afilhado de um famoso músico, o Caetano Veloso. Isso não é Babilônia.

HAITI - CAETANO VELOSO
Quando você for convidado para subir no adro
da fundação Casa de Jorge Amado
pra ver do alto a fila de soldados quase todos pretos
dando porrada na nuca de malandros pretos
de ladrões mulatos e outros quase brancos
tratados como pretos
só pra mostrar aos outros quase pretos
(e são quase todos pretos)
e aos quase brancos pobres de tão pretos
como é que pretos, pobres e mulatos
e quase brancos quase pretos de tão pobres são tratados
e não importa se os olhos do mundo inteiro
possam estar por um momento voltados para o largo
onde os escravos eram castigados
e hoje um batuque
com a pureza de meninos uniformizados de escola secundária em dia de parada

e a grandeza épica de um povo em formação
nos atai, nos deslumbra e estimula
não importa nada: nem o traço do sobrado,
nem a lente do Fantástico, nem o disco de Paul Simon
ninguém, ninguém é cidadão
se você for ver a festa do Pelô, e se você não for
pense no Haiti, reze pelo Haiti
o Haiti é aqui, o Haiti não é aqui

e na TV se você vir um deputado em pânico mal dissimulado
diante de qualquer mesmo, qualquer qualquer
plano de educação que pareça fácil
que pareça fácil e rápido
e vá representar uma ameaça de democratização
do ensino de primeiro grau
e esse mesmo deputado defender a adoção da pena capital
e o venerável cardeal disser que vê tanto espírito no feto
e nenhum no marginal
e se, ao furar o sinal, o velho sinal vermelho habitual
notar um homem mijando na esquina da rua sobre um
saco brilhante de lixo do Leblon
a quando ouvir o silêncio sorridente de São Paulo diante da chacina
111 presos indefesos, mas pretos são quase todos pretos
ou quase pretos, ou quase brancos quase pretos de tão pobres
e pobres são como podres e todos sabem como se tratam os pretos
e quando você for dar uma volta no Caribe
e quando você for trepar sem camisinha
e apresentar sua participação inteligente no bloqueio a Cuba
pense no Haiti, reze pelo Haiti
o Haiti é aqui, o Haiti não é aqui

segunda-feira, fevereiro 16, 2004

Ensaio é Geral - SOCABA e Anil


Pois está chegando a hora da folia, com menos de 1 semana, a Unidos do Anil irá desfilar no 22 de fevereiro na Av. Rio Branco e estarei na Bateria.

Mas antes, no dia 20 haverá o Ensaio Geral na Praça do Anil a partir de 21:00 hs. E minha presença está confirmada.

Além de mim, a Liga Extraordinariamente Pilantra vai estar presente no desfile da Rio Branco e convido a todos a ver a nossa folia.

Quem quiser desfilar em nossa ala, basta entrar em contato comigo pela Babilonia, deixando um contato. O prazo é até a quarta.
Ahh sim, a fantasia ta saindo por 35,00.


Glória Pérez – Mensageira da Paz
Por Thomas Morkos e China da Segunda – Intérprete Billy Boy

Me leva pras nuvens, amor!
Que o branco da paz, sorriu
A alegria se faz na Unidos do Anil
Gloria Pérez pe luta por justiça no Brasil

Buscando a paz eu vou que vou
Na luta, com amor no coração
Canto a esperança dessa gente
O povo que mais sente o poder da ambição
O mal que estava na serpente
Foi logo enraizado e assim perdeu-se o paraíso inocente
E o mundo fez-se palco da ganância, impunidade e traição.
Entre caminhos tortuosos
Tento ser feliz sem ter na mesa ao menos pão

Vai sacudir até o chão
O mar, o céu, o Anil
Canta meu povo, muda Brasil

Neste amargo cenário, surge ela, Glória Pérez
Leva em cada trabalho
Questões sociais para a televisão
Quero clonar minha alegria
Ser feliz e esquecer das drogas do dia-a-dia
Salve, oh! Doce escritora
Tua vida é conquista, é superação
Hoje o samba é teu, a noite é esperança
E explode com teu coração!

Glórias a ti (ô ô ô) mãe de todas as mães
Da Candelária, Acari ou Chernobil
Cantam juntas com a Unidos do Anil

Eles & Elas



Fundado em meados de 1986 como Banda Urusamba, o bloco era bem familiar, reunindo um pequeno grupo numa festa pré-carnavalesca do bairro do Anil.

A idéia ganhou força na região e mudou de nome. Como Bloco das Piranhas já reunia, centenas de pessoas, tendo como grande brincadeira o fato dos homens se vestirem de mulher (bem diferente do clima gay da Banda de Ipanema) e tendo como maior patrono o trapalhão Mussum.

Com sua morte, os amigos de Antonio Carlos continuaram mantendo o bloco, agora com um novo nome: ELES & ELAS, porque aqui as mulheres se vestem de homem e os homens de mulher.

Ontem, o Eles & Elas saiu pelas ruas do Anil, reunindo cerca de 6.000 a 7.000 pessoas (nunca vi o bloco tão cheio), e o ritmo foi mantido pelo G.R.E.S. Unidos do Anil.

O samba enredo do bloco foi: “PREFIRO ORIGINAL, GENERICA NÃO”, tendo como característica o velho habito carioca de ser irreverente com a política e que se deu ao luxo de ser assinado pelos seguintes autores: Flavio de Oliveira e Noca da Portela.

O tempo, que estava nublado, abriu já no meio do bloco e os puxadores atribuíram ao trabalho e benção do padrinho mor MUSSA que lá do céu, convencendo São Pedro a dar uma trégua para os Piranhas do Anil. Dito e feito, solão de rachar a cuca.

O saldo positivo foi verificado com os resquícios da festa: Muitas garrafas, copos, e restos de fantasias espalhados pela Ituverava, sinal de que muitas bocas se beijaram, e um alto consumo de álcool. Meus dedos em carne viva de tocar Caixa por cerca de três horas seguidas e um semblante satisfeito. O carnaval começou pra mim desde o sábado. O resto é só folia!!!


PREFIRO ORIGINAL, GENERICA NÃO

Autores: Flavio Oliveira e Noca da Portela

Você não é mais aquela
“Piranha” que conheci... (xí..)
Que era quase uma donzela
Voando solta por aí
E hoje cheia de moral, etc.. e tal
Vem dando uma de granfina
Eu te conheço muito bem
O teu passado te incrimina
Deu no que deu desde menina

Genérica... me enganou
Não vai ter mais o meu amor

Eu gosto mais da original
E nesse carnaval
“Gavião” não vai na vaga dela
A minha “águia” vai voar mais alto
E pousar no asfalto
Nesse reduto do “ELES & ELAS”
E vai mostrar que nosso clima é quente
Bem mais que o Oriente
Só alegria que alimenta a gente.

Você prometeu... só ilusões
PT... saudações

sexta-feira, fevereiro 13, 2004

ABL



Pra não dizer que sou implicante, quero indicar um ótimo site, o da nossa Academia Brasileira de Letras.
Muito interessante,seja pelo aspecto histórico, quanto pelo aspecto informativo. Além do designerdo site, que é 10. Vale a pena dar uma conferida.

quinta-feira, fevereiro 12, 2004

O idioma pede socorro?



Ontem, folheando o Caderno B do Jornal do Brasil, deparei-me com o texto alarmante de Murilo Melo Filho, jornalista e membro da Academia Brasileira de Letras sob o titulo: O IDIOMA PEDE SOCORRO.

Eis que a coluna em tom gravíssimo nos coloca que a Língua Portuguesa corre sério risco e a Academia Brasileira de Letras "desfraldou recentemente uma nobre bandeira: A da defesa da língua portuguesa"...

Acho muito legal que os nossos velhos imortais da ABL tenham encontrado um objeto para se preocupar. Mas o que me preocupa é um certo ceticismo muito parecido com o "xenofobismo" francês.

Melo enumera os sintomas do perigo do fim da língua portuguesa. Vejamos: O fim do latim no currículo escolar - particularmente achei ótimo pelo pouco que vi dos cadernos de latim de minha mãe, vi que era uma matéria enjoada. Depois o fim do francês destes mesmos currículos. Na verdade acho que o estudante brasileiro deveria optar sobre o seu ensino, seja as matérias de latim, francês, inglês, alemão, espanhol, etc...

Nesse caso a luta da ABL passaria a ser mais profunda, na luta pela valorização do ensino público e de um sistema moderno educacional brasileiro, então a ABL estaria esbarrando não só num problema de ataque a Língua Brasileira, mas ao problema do sucateamento da educação promovida, principalmente, durante a Ditadura Militar.

Além disso, sobre a relação do currículo e a língua francesa, não podemos nos esquecer de um detalhe histórico, de que desde o fim da guerra a Europa perdeu o seu "glamour" para o "American way of life holiywoodiano".

O autor continua afirmando que: "até mesmo os professores já estão cortando a segunda pessoa do singular e do plural". Certamente Murilo não tem percorrido muito o Brasil, porque tanto os gaúchos, quanto paraenses e maranhenses usam e abusam do "Tu" e do "Vós" (aliás, um filme muito visto foi o Eu, Tu e Eles). Nesse caso o embate ficaria entre o regionalismo e o formalismo? Tenho duvida. O que tu achas, ó caro blogueiro???

A televisão brasileira aberta, por sinal, exibe raramente filmes legendados, ou seja, 98% da programação é em Língua Portuguesa e sobre a internet, já existem estatísticas que, de todos os BLOGUES (diários virtuais), os de Língua Portuguesa ocupam o segundo lugar, superado somente pelos de língua inglesa. (provavelmente Murilo tem tv a cabo e tem visto muita Fox, CNN ou a Sony).


Acredito que o brasileiro reconstruiu a língua portuguesa em língua brasileira, porque pelo menos aqui no Brasil, ela é viva e colorida - assim como o nosso povo. Sugiro então a leitura do livro CARNAVAL DE FOGO de Ruy Castro da editora Companhia das Letras para a compreensão de nossa relação com estrangeiros (europeus, americanos, árabes, orientais, etc...)

O nosso povo não vai deixar de falar a Língua Portuguesa, mas acreditar que falaremos como Camões, Gil Vicente, Vieira ou Bernardes é ter uma visão no mínimo academicista, no intuito de justificar a Academia (com letras maiúsculas) como o verdadeiro e único bastião do saber - e isso seria jogar toda a tese educacional de Paulo Freire no lixão.

Ou ela sai de seus muros e vai conhecer como o povo fala a nossa língua, ou os muros dessa academia ficarão tão altos, a ponto de quem estiver do lado de fora, nas ruas das cidades ou nos campos não verão a nobre bandeira da Academia Brasileira.

Ahhhhh sim e o povo? Bom o povo vai ouvir um "funk", comendo "beiju", "vatapá" ou mesmo um "x-burgue". Seja na porta do "bar" ou da "garagem"!!!

quarta-feira, fevereiro 11, 2004

Blog Cultural Brasileiro




Por ser uma ferramenta de uso relativamente fácil para quem quer lançar seus pensamentos na rede, o blog vem ganhando adeptos de todas as classes, estilos e gerações. Foi uma grata surpresa quando fui informado, através da Agenda do Samba e Choro, que o mestre Nei Lopes é um dos mais novos blogueiros do pedaço.

O mais interessante deste blog é que, além de você conferir matérias fresquinhas do Mestre Nei, o leitor tem a sua disposição um espaço para comentário, que pode até ser respondido pelo compositor e escritor. Para quem gosta de discutir cultura brasileira, é um prato de feijoada cheio!

segunda-feira, fevereiro 09, 2004

Fuá de Cabral


É uma pena que esse grupo se desfez produzido por Lenine, eles conseguiram sintetizar o forró pé-de-serra de alta qualidade, passando a ser um forró pé-de-asfalto, pra moçada de Recife. E pra nós também.

Hoje o grupo que mais se assemelha ao Mestre Ambrosio é o Chá de Zabumba, mas mesmo assim, Siba continua na estrada e fazendo shows de lançamento do seu mais recente CD. Vale a pena conferir e relembrar a música Fuá na casa de Cabral.


FUÁ NA CASA DE CABRAL
(Letra: Siba/ Música: Hélder Vasconcelos e Siba - Mestre Ambrósio)


Naquele Brasil antigo
Perdido no desengano
Seu Cabral chegou nadando
E não preocupou com nada
Deu ordem à rapazeada
Mandou barrer o terreiro:
"Me chame o pai do chiqueiro
que hoje eu quero forró,
Toré, samba, catimbó
Que eu já virei brasileiro"

Foi gente de todo tipo
Na festa de seu Cabral
Português de Portugal
Raceado no Oriente
Negão bebeu aguardente
Caboclo foi na Jurema
Seu Cabral pediu um tema
Danou-se a cantar poesia
Até amanhecer o dia
Numa viola pequena

No fim da festa e da farra
Cabral não sentiu preguiça
Mandou logo rezar missa
Pra ficar aliviado
Chamando o padre, apressado
Mandou começar ligeiro
Botando ordem no terreiro
Com seu maracá na mão
Jurando pelo alcorão
Que era crente verdadeiro

Mas na hora da verdade
Quando passou a cachaça
Seu Cabral sentou na praça
Caiu na reflexão
Disse: "Esta situação
sei que nunca mais resolvo!"
Então falou para o povo:
"Juro que me arrependi
o Brasil que eu descobri
queria cobrir de novo!"

Forró in Caxias



Sei que pode parecer loucura, sair do Anil (bem pertinho do mar) e se jogar no ônibus da Vera Cruz (linha 561 Freguesia-Caxias) para chegar na princesinha da baixada: a cidade de Duque de Caxias-RJ num domingo ensolarado, durante uma hora e meia. Vou explicar caros bloggueiros!!!

É que ali em Caxias, corre solto um dos melhores bailes de forró popular do Estado do Rio de Janeiro, NA FEIRA DE CAXIAS.

Bom, a Feira de Caxias, tem uma concentração de tudo, um pouco, e algo mais. Ali é possível comer um bom churrasquinho com aipim, farofa e molho. Ontem, encarei um delicioso e temperado Sarapatéu.

Além disso, tem a principal atividade cultural, a apresentação de uma autêntica banda pé-de-serra, com zabumba, triangulo e sanfona, além do baixo e uma vocalista arretada. O repertório vai de Jackson do Pandeiro e Luiz Gonzaga até as bandas de forró estilizadas do Nordeste como Mastruz com Leite e Mel com Limão. O programa, na praça é gratuito.

Temos prestígio na feira, porque quando o apresentador nos avista, já identifica de prontidão pelo microfone do palco principal, ecoando pelos quatro cantos da praça:
- E o pessoal da SOCABA já está aí!!! - nos deixando com um misto de orgulho e honra, fazemos parte daquele evento cultural fluminense.

O clima é tipicamente nordestino e com a companhia dos meus grandes amigos - Benito e Everaldo - me diverti como nunca, dancei muito forró e acabei ganhando o concurso de melhor dançarino. (e olha que muitos conterrâneos do Nordeste frequentam semanalmente a feira).

Resumindo, esse é um programa que não está no roteiro da cidade, mas que vale a pena, pela sua autenticidade e pelo clima tranquilo. E Duque de Caxias, antes conhecida pelo alto grau de violência, é um lugar tranquilo, para se dançar um bom forró, comer um prato típico e recordar dos cantos e encantos do Nordeste. Recomendo.
Inclusive, capaz de você me encontrar por lá, "visse"??!!!

quarta-feira, fevereiro 04, 2004

City of God




Não dá pra não falar....
Cidade de Deus, sub-bairro de Jacarepaguá, tem uma importância especial pra mim. Sendo um lugar que já caminhei, desde a década de 80 quando meu velho pai ministrava aulas de artes cênicas na principal escola do bairro. O CIMPA (Centro Interescolar Municipal Pedro Aleixo). Eu nunca entendia direito o que era Centro Interescolar, mas tudo bem, o que importava era que vezes ia com meu pai e numa dessas idas vi a montagem da Arca de Noé. Fiquei encantado, olhar de criança. Claro, era super bem tratado como o filho do Professor Décio. Tanto pelos educadores, quanto pelos alunos.

No início da década de 90 minhas idas à Cidade de Deus eram mais constante... Novo Centro Comunitário na região conseguimos o teatro, e montamos um curso naquela favela. Fui fazendo novos amigos, Janaína, Adriana, Renato, Flavio, etc...
Com o passar de um ano criamos um grupo o AD-APTA e adaptamos o AUTO DA BARCA DO INFERNO peça quinhentista do autor português Gil Vicente. Apesar de um problema real com traficantes, foi uma experiência no mínimo fascinante.

Minha terceira e ultima relação com o bairro foi no final da década de 90 quando trabalhei no CIEP João Batista dos Santos, num projeto da UNI-RIO chamado NESSA ESCOLA EU FICO, desenvolvendo com alunos de Jardim de Infância até a terceira série do primeiro grau, Oficina de Teatro. Tenho saudades daqueles meus alunos, dia desses soube que uma de minhas alunas tinha morrido porque a mãe tinha deixado ela trancada e houve um incêndio. Fatalidade mesmo!!!

Enquanto morava em Recife, dei uma pequena passada pelo Rio e aproveitei pra ver Cidade de Deus no cinema. Fiquei emocionado mesmo (quando falo isso é que provavelmente derramei algumas lágrimas no escuro do cinema), admirado por ter assistido um excelente filme e por lembrar de todos os momentos que percorri aqueles becos, vielas e apês. E não é que no final dessa semana o filme retorna pro circuito?!!

Nunca um filme brasileiro foi indicado em quatro categorias, entre as mais importantes (Diretor, Melhor Roteiro Adaptado, Melhor Edição e Melhor Fotografia). Nunca isso aconteceu em Holywood. Por isso volta em cartaz...

Acredito que por de trás de tudo isso, é a cara do Brasil... É o Rio de Janeiro... É Jacarepaguá... é Cidade de Deus.... É Paulo Lins e a riqueza de sua nova linguagem literária... é um pouco de minha vivência e lembranças. Esse post, nada mais é do que a minha torcida para que pelo menos uma estatueta dourada daquelas venha pra gente, e segundo uma gíria bem carioca: “– É nós, cumpadi”

terça-feira, fevereiro 03, 2004

UM LINK SOBRE O ATLÂNTICO


Pois foi ele, Gravatá, em uma coluna especial no ano passado, publicou alguns "posts" de blogues portuguêses. Achei a idéia genial e visitei quase todos, mas o que me chamou a atenção foi o Blog-de-Esquerda. O titulo já me instigou a visitar (coisas de quem, vez em quando, sai pelas ruas com a bandeira vermelha do PT). E não é que encontrei um espaço com textos densos, criticos, cultural; Abrangendo panorama internacional, europeu e português, e um detalhe que me espantou, foi o grande número de visitas.
A qualidade deste Blogue é exepcional e serve como uma boa atualização.

Não me fiz de rogado e já havia incluido um link na minha pequena lista de favoritos. E não é que eles cresceram, mudaram de endereço, E Zé Mario, assim como aqui na Babilônia colocou outros participantes. Mas ainda não estava satisfeito, porquê não torcar links. Pois então ficou combinado, a Babilônia na lista de favoritos de lá, Portugal. E eles por aqui no Brasil. Que nossa ponte virtual seja sempre brindada.

Vejam o que José Mário Silva escreveu sobre nós:
"Entre Rio de Janeiro Pernambuco, quatro brasileiros (capitaneados pelo incansável Renato Motta, nosso correspondente electrónico) fazem um blogue que vale a pena visitar com regularidade: o Babilônia. Quem disse que as amizades bloguísticas não podem ultrapassar as fronteiras portuguesas? O link transatlântico vai ficar também, em permanência, na nossa lista de favoritos.



PS: Por falar, em Gravatá, hoje o Blogue dele está espetacular com fotos da paradisíaca praia de Porto de Galinhas em Pernambuco, e com a presença de Ariano Suassuna, Millôr Fernandes, Luís Fernando Veríssimo e Gravatá. Todos degustando um belo prato de carangueijo. Muito bom, muito bom mesmo!!!
Fico imaginando... não melhor... sonhando... o que teria sido a conversa entre esses monstros de nossa literatura? Que eles falaram, riram ou comentaram? Esse sim é um grande encontro.

segunda-feira, fevereiro 02, 2004

Fla 4 X 3 Flu




"Para qualquer um, a camisa vale tanto quanto uma gravata. Não para o Flamengo. Para o Flamengo a camisa é tudo. Já tem acontecido várias vezes o seguinte:

- quando o time não dá nada, a camisa é içada, desfraldada, por
invisíveis mãos. Adversários, juízes, bandeirinhas, tremem, então, intimidados, acovardados, batidos. Há de chegar talvez o dia em que o Flamengo não precisará de jogadores, nem de técnicos, nem de nada.


Bastará a camisa, aberta no arco. E diante do furor impotente do adversário, a camisa
rubro-negra será uma bastilha inexpugnável."

Nelson Rodrigues

Precisa dizer mais alguma coisa sobre a virada do Flamengo em cima do Fluminense? Emocionante, espetacular, vibrante, o Flamengo foi Flamengo e superou o seu eterno rival. Ontem comemorei porque no segundo tempo o tricolor tinha a seu favor 3 X 1 em cima do Mengão.
Mas o time teve garra pra diminuir, empatar e virar... e no final pude cantar:
Quero cantar ao mundo inteiro, a alegria de ser rubro-negroooo
Cante comigo mengão... Acima de tudo Rubro Negrooo

Flash da Noite




Após algum tempo de espera, o site FLASH DA NOITE colocou no ar as fotos do Ano Novo em Pernambuco.

O tema da festa foi SOCABA DA PESTE, APITOCANDO O LAMBU NA XIBOCA - PERNAMBUCO 2004
As fotos estão no seguinte endereço:


http://www.flashdanoite.com.br

Ficaram ótimas, e sem exesso de vaidade, o fotografo fui eu!!!! Adorei.


Agradecimentos especiais a:
  • SOCABA - Everaldo Frade, Rogério Alvarenga e Madureira.
  • Xiboquinha Philad?fia - Clébia & Luis Henrique.
  • Flash da Noite - Valeu Tony, as fotos foram muito bem escolhidas.

    Mas principalmente a Ticiano Arraes (pelo espaço e pela força de Produção), Analice Oião (ajudou muito na decoração), Aline Miranda, (ajudou muito na decoração e na animação, sem falar das cebolas né Anline??) Dayse DB (coordenando a decoração e sendo Dj Fashon da festa - Chocolate com Pimenta né DB?!!).

    Valeu galera, sem vocês, não haveria todo esse espetáculo!!!!